Brasília - O governo federal assinou, na semana passada, por meio da Procuradoria-Geral da Fazenda (PGFN), o seu primeiro contrato de prestação de serviços de Tecnologia da Informação (TI) baseado em sistemas públicos. As duas empresas vencedoras do certame vão desempenhar funções nas áreas de instalação, suporte, consultoria, garantia de funcionamento e desenvolvimento de três soluções do Portal do Software Público Brasileiro (SPB): Cacic, Oasis e Lightbase.
De acordo com o coordenador do SPB, Cesar Brod, a administração pública federal busca realizar uma contratação exclusiva de uma solução pública desde o lançamento do portal, realizado em 2007. Para Brod, a licitação feita pela PGFN tornou-se um marco por ser a primeira experiência de um órgão público federal. “Estados, municípios e empresas já haviam realizado contratações e faltava, ainda, uma aquisição do governo federal”, explica.
O contrato foi assinado com duas empresas: a Lightbase Serviços e Consultoria - primeira empresa a disponibilizar uma solução livre no SPB - e a Linuxlab Soluções e Sistemas, que é uma prestadora de serviços para aplicativos do ambiente virtual. “Trata-se de um fato que reforça muito o modelo, visto que mais de uma empresa ganhou um dos itens contratados”, relata Brod. O edital pode ser baixado diretamente do endereço http://www.softwarepublico.gov.br/spb/download/file/2012-Edital_PGFN-212011-1.odt
A ata de registro de preços foi publicada junto com o edital. Por isso, outras instituições públicas poderão contratar esses serviços de forma mais rápida.
Notícias do Portal:
Software Livre Como Política Pública
http://www.softwarepublico.gov.br/news-item247
Planejamento estende o prazo para envio de contribuições na consulta sobre softwares públicos
http://www.softwarepublico.gov.br/news-item245
Portal do Software Público auxilia Prefeituras a melhorar sua Gestão
http://www.softwarepublico.gov.br/4cmbr/xowiki/news-item263
Nenhum comentário:
Postar um comentário