Translate

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Profissional de TI precisa se preparar para a computação em nuvem

Profissional que ainda não prestou atenção ao conceito deve desenvolver estratégia para recuperar tempo perdido.

Muitos profissionais de TI estão mal preparados para o avanço contínua dos sistemas e infraestruturas baseadas no conceito de cloud computing. Apesar de ser compreensível durante o ano de 2010, em 2011 esse desconhecimento pode ser um fator limitador para a carreira.

Muitos desses profissionais ainda encaram cloud computing como um termo da moda e ainda não deram muita atenção. Por algum tempo o conceito realmente foi modismo, mas a computação em nuvem entrou em outro nível. As empresas já enxergam o modelo de infraestrutura como potencial alavancador de negócios e meio para redução de custos. Além disso, muitas já avançaram na virtualização, considerada etapa fundamental antes de se implementar a nuvem.

Para os profissionais recuperarem o tempo perdido, o chefe de tecnologia da Blue Mountains Labs, empresa de projetos de cloud computing, dá alguma sugestões de uso de computação em nuvem para alavancar a carreira.

1 – Foco na educação
Nesse caso, deve-se começar do básico, como entender as diferenças da nuvem em termos de infraestrutura, softwares e plataforma, além de saber como quando e onde usar. Há, no mercado, uma literatura muito boa a respeito, com substância teórica e conselhos práticos. Além disso, a cobertura que a imprensa faz do assunto, como o site da Computerworld, possui um conteúdo rico a respeito.

2 – Crie uma estratégia de cloud computing
Criar uma estratégia pessoal faz com que o profissional esteja à frente para obter atualizações e ser proativo com relação aos próximos passos tecnológicos de seu empregador. Como criar a estratégia? Incluindo estudos e planos sobre cloud computing em cada aspecto dos recursos de tecnologia, inclusive ao pensar em casos de negócios, road maps e orçamentos. É bom não se esquecer, no entanto, das questões políticas que envolvem os recursos: a estratégia deve incluir participação das outras áreas da empresa para reduzir riscos políticos.

3 – Estimule a experimentação
Uma das formas mais eficientes de estimular o uso de infraestrutura como serviço (IaaS) ou plataforma como serviço (PaaS) é criar protótipos para que todos entendam o valor que as tecnologias podem (ou não podem) trazer. Extraia o máximo de informação desses experimentos para rever o planejamento de cloud.

Fonte:http://idgnow.uol.com.br/carreira/2011/01/06/profissional-de-ti-precisa-se-preparar-para-a-computacao-em-nuvem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário