Translate

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Redes sociais: chave para o sucesso dos negócios B2B em 2011

Segundo o site Social Media B2B, empresas capazes de pôr em prática autênticos programas de mídia social terão posição de liderança.
Por COMPUTERWORLD/PT

A maioria das previsões do Social Media B2B para 2011 está relacionada com o passo seguinte das redes sociais nas empresas. Segundo os especialistas, aquelas que consigam incorporar todas essas ideias terão mais sucesso nos próximos anos.

1 – Mobilidade

Com 4.600 milhões de celulares em todo o mundo, esta previsão não é muito difícil de fazer, de acordo com o site. Com o crescimento dos smartphones, a experiência móvel será cada vez mais importante e, na medida em que as pessoas continuem a usar as redes sociais a partir deles, as empresas vão necessitar de versões móveis dos seus sites Web para fácil acesso e gestão. Assim, as páginas web das empresas devem adaptar-se aos múltiplos dispositivos e oferecer conteúdos móveis relevantes.

2 – A importância das API abertas

Informação será cada vez mais portátil e a importância das API abertas será cada vez maior para as empresas B2B. Da mesma forma que o êxito inicial de Twitter se baseou em abrir o seu fluxo de dados aos programadores para seu próprio uso, as aplicações internas oferecerão a capacidade de extrair informação conjunta para uma imagem mais clara da organização.

3 – Recolher, analisar e visualizar os dados

Uma vez que as API estejam disponíveis, as empresas vão começar a ter um maior trabalho na recolha e análise dos dados das suas plataformas sociais. A partir desse momento, já não servirá de nada apresentar uma grande quantidade de folhas de dados ou grandes apresentações.

A partir de agora, a busca dos dados pode ser apresentada em diferentes formas visuais, incluindo muito mais do que tabelas ou gráficos – pode ser em nuvens de palavras, visualizações e infográficos. Estas informações mais complexas são mais fáceis de gerir, de entender e de serem absorvidas por todos os níveis da empresa.

4 – Partilhar histórias convincentes

Na medida em que mais empresas adotem a mídia social como meio de estar conectada aos seus clientes, começarão a desenvolver histórias convincentes para partilhar a sua mensagem. Isto marcará uma mudança na comunicação profissional em relação à distribuição tradicional das mensagens de marketing ou comunicados de imprensa. Cada mensagem partilhada numa plataforma de rede social é uma outra peça dessa grande história.

5 – Crescimento contínuo das ferramentas de busca sociais

A importância das ferramentas de busca, principalmente Google e Bing, crescerá para os responsáveis na tomada de decisões nas empresas B2B e, ainda que seja difícil imaginar a expansão neste domínio, em 2011, os buscadores e as redes sociais estarão lado-a-lado.

6 – Ampliar os fóruns das redes sociais

Apesar das três plataformas principais (Twitter, Facebook e LinkedIn), continuem a reinar na maioria das empresas B2B, os sites de nicho e os fóruns serão mais importantes este ano. As empresas estão aprendendo a se comunicar com os utilizadores de forma mais autêntica e transparente, o que acabará por dar frutos.

7 – O ano da transformação

Se 2010 foi o ano em que se gerou um interesse pela área de “social mídia”, cujas soluções foram adotadas por múltiplas empresas B2B, 2011 será o ano em que as empresas redefinirão a aproximação que têm aos meios sociais, utilizando-os para dirigir as suas compras e vendas e como método para medir o seu êxito no mercado. Não em vão, os sistemas de gestão de clientes (CRM) sociais terão um importante papel nesse movimento.

8 – O serviço ao cliente é mais social do que marketing

Os responsáveis das áreas de atendimento ao cliente são agora mais importantes do que nunca nesta nova era das redes sociais, e eles sabem disso. Cada resposta que dão a um cliente pode ser rapidamente difundida nestes meios. As empresas devem estar preparadas para responder a possíveis queixas de clientes através das redes sociais. Neste sentido, o CRM social também tem um importante papel.

9 – Acordos diários e mudanças nos modelos de preços

Enquanto que em 2010 vimos que começaram a haver acordos diários e benefícios derivados das vendas em grupo no âmbito do B2B, em 2011 haverá mudanças muito mais profundas a esse respeito. Estas tendências, fruto desta nova era de transparência, transformarão os modelos de definição de preços no mercado, fazendo que estes sejam mais abertos.

10 – As redes sociais serão mais aceitas nas grandes empresas

As grandes empresas representam a maior dicotomia neste campo. Muitas empresas tecnológicas estão definindo o caminho com iniciativas de redes sociais incorporadas em muitos aspectos do negócio. Mas, ao mesmo tempo, outras empresas de tamanho similar continuam a bloquear o acesso dos seus funcionários por questões de produtividade e segurança. Segundo o Social Media B2B, o êxito continuado de outras empresas ajudará muitas oureas abram o acesso e comecem a explorar as opções das redes sociais.

11 – Abandono prematuro da "mídia social”

Finalmente, como nem tudo pode ser positivo, também haverá empresas de B2B que abandonarão de forma prematura os seus esforços no campo das redes sociais porque não se dão conta de todo o valor que têm para elas. O sucesso pode requerer tempo mas, se não se conta com os recursos adequados para trabalhar nos novos meios sociais e se vê estes como mais um canal de marketing, não há tempo que seja suficiente.

Fonte:http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/12/28/redes-sociais-chave-para-o-sucesso-dos-negocios-b2b-em-2011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário