Translate

segunda-feira, 14 de março de 2011

EUA afasta navios de costa japonesa após detectar radioatividade em militares (usina nuclear)



Washington, 14 mar (EFE).- O Pentágono informou nesta segunda-feira que 17 militares que participaram dos trabalhos de assistência no Japão após o terremoto que devastou parte do país deram positivo para "baixos níveis" de radioatividade, e reposicionou temporariamente seus navios com base na cidade de Yokosuka.
Um oficial da Marinha americana informou à Agência Efe que os militares se encontram em bom estado de saúde e, por se tratar de um nível mínimo de contaminação, a radiação pode ser eliminada com água e sabão.
A Marinha dos EUA também informou em nota oficial que decidiu movimentar seus navios e porta-aviões para longe da região da usina nuclear de Fukushima após detectar contaminação de "baixo nível" perto de onde eles operavam.
O porta-aviões USS Ronald Reagan se encontrava a 160 quilômetros a nordeste da usina no momento do tsunami que se seguiu ao terremoto de magnitude 8,9 que sacudiu o Japão.
Os militares afetados integravam as tripulações dos três helicópteros que realizavam tarefas de socorro próximo à região de Sendai.
A Marinha explicou que a dose máxima de radiação à qual a tripulação a bordo do porta-aviões foi exposta foi "menor do que a recebida em um mês de exposição à radiação de fontes naturais como as rochas, a terra e o sol".
"Seguimos comprometidos com nossa missão de proporcionar assistência ao povo do Japão", ressaltou a Marinha em seu comunicado. EFE

fonte:http://beta.br.noticias.yahoo.com/eua-afasta-navios-costa-japonesa-detectar-radioatividade-militares-20110314-092156-392.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário