Bactéria descoberta pela agência espacial americana possui DNA completamente diferente do que qualquer outra criatura do planeta.
Em uma conferência hoje em Washington, a NASA revelou detalhes sobre sua mais recente descoberta: uma bactéria cujo DNA é diferente qualquer outro ser vivo da Terra. Chamada de GFAJ-1, nova forma de vida foi descoberta no lago Mono, na Califórnia, um local com elevada concentração de arsênio, uma substância tóxica para qualquer outra criatura viva.
Diferente do nosso DNA, que é formado por carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre, o código genético da novo micróbio possui arsênio na sua composição. Na bactéria, o elemento substitui o fósforo, e funciona como o componente responsável pelo carregamento de energia nas células.
Em laboratório, os cientistas mantiveram as bactérias com uma alimentação rica em arsênio, e elas continuaram a crescer e se reproduzir com facilidade.
Com a descoberta, um novo leque para a pesquisa de vida fora do planeta se abre, já os planetas não necessariamente precisam ter o mesmo ambiente que Terra, como demonstra a bactéria.
Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/nasa-encontra-nova-forma-de-vida-na-terra/15167
Nenhum comentário:
Postar um comentário