Melanie Pinola, PCWorld EUA
Está na hora de trocar seu portátil? Então veja quais os recursos indispensáveis em um novo modelo.
Se você pretende trocar seu velho notebook por um modelo novinho em folha, provavelmente irá se surpreender. Nos últimos anos houve um grande avanço em termos de recursos e capacidade destas máquinas. Esta é nossa lista de coisas essenciais que todo novo modelo deve ter, seja uma máquina de uso geral ou um modelo com uso mais específico, como para games, entretenimento ou trabalho remoto.
Recursos gerais
Processadores modernos
Os mais novos processadores no mercado trazem um ganho significativo de desempenho, melhores gráficos e uma maior autonomia de bateria, características que confirmamos em nossos testes com máquinas equipadas com processadores da família “Sandy Bridge”, da Intel. E a AMD também tem novos chips (a família Fusion) capazes de lidar facilmente com tarefas que exigem alto-desempenho. Ao comprar um notebook, procure um modelo com estes processadores.
Uma forma fácil de identificar processadores Intel Sandy Bridge é pelo número do modelo. Os chips da geração anterior tem modelos com três dígitos (como “Intel Core i3-350M”), enquanto os Sandy Bridge usam quatro dígitos (como “Intel Core i3-2310M”). Já nos novos chips AMD Fusion são chamados de AMD C-Series APU, AMD E-Series APU ou AMD A-Series APU.
Fique atento, pois há processadores de gerações antigas ainda no mercado, com desempenho muito aquém dos modelos mais recentes e que não se sairão tão bem em tarefas como jogos ou multimídia, além de consumir mais energia. Evite máquinas com processadores Pentium, Celeron ou Core 2 Duo, por exemplo, muito comuns em modelos de baixo custo.
HD, discos híbridos ou discos SSD
A capacidade de armazenamento nos HDs para notebooks aumentou drasticamente nos últimos anos. Um portátil doméstico logo ficará cheio de fotos, música e vídeo, portanto procure um modelo com HD de no mínimo 320 GB. Quanto mais melhor.
Mas se você não faz questão de muito espaço, considere um modelo com um disco de estado sólido, ou SSD. Em nossos testes de laboratório estes novos “discos” (que na verdade são como grandes pendrives ultra-rápidos com capacidade de 128 GB ou mais) tem desempenho notavelmente superior aos HDs tradicionais, além de maior durabilidade e menor consumo de energia. Eles também produzem menos calor e são mais silenciosos.
Um SSD custa mais caro que um HD mas a recompensa, um micro que “dá boot” quase que instantâneamente, pode compensar a diferença.
Outra opção são os discos híbridos, que combinam um HD tradicional com um pequeno SSD e prometem o melhor dos dois mundos, unindo desempenho e espaço em disco com preço menor que um SSD puro. Eles ainda não são comuns no mercado nacional, mas estão chegando.
Telas de alta-definição
A maioria dos notebooks atuais tem uma resolução de tela de 1366 x 768 pixels, boa o suficiente para as tarefas do dia-a-dia. Mas se você pretende assistir muitos filmes, procure um modelo com tela de 1600 x 900 pixels ou 1920 x 1080 pixels.
O tamanho da tela é uma questão de gosto pessoal. Você prefere uma tela menor (e com isso um notebook mais leve) como a de 11.6 polegadas do MacBook Air, ou uma tela gigantesca como a de 18.4 polegadas do Alienware M18x? Para a maioria dos usuários o ponto de equilíbrio parece ser uma tela de 13.3 polegadas.
Autonomia de bateria
A não ser que você pretenda usar seu novo notebook como um substituto do desktop, permanentemente plugado à tomada, certifique-se de que a autonomia da bateria atende às suas necessidades. Não compre nenhum modelo com autonomia menor do que 3 horas. Se procurar um pouco você poderá encontrar tanto ultraportáteis como notebooks mais tradicionais com autonomia de seis horas ou mais com uma única carga.
Quantidade de memória
Os notebooks atuais tem pelo menos 2 GB de RAM, mas procure modelos com 4 GB. Quanto mais memória, melhor.
Teclado e trackpad confortáveis
Um teclado confortável é criticamente importante, especialmente se você pretende passar horas a fio digitando. Procure por teclados “full size” (ou seja, com o mesmo espaçamento do teclado de um desktop) e digite algumas palavras para ver se as teclas não parecem “rasas” ou duras demais. Um bom espaço para descanso de punho também é útil.
Ao longo dos últimos anos os trackpads evoluíram para suportar gestos multitoque. Se pretende usá-los, procure trackpads largos e com uma superfície texturizada, que facilite o deslizar dos dedos. Evite a todo custo trackpads completamente “lisos”, feitos com exatamente o mesmo plástico do restante do gabinete (CCE T25L e Positivo Premium Essential 9000, estamos olhando pra vocês). Os botões do trackpad não devem ser nem pequenos nem duros demais.
Precisa de mobilidade?
Além dos itens acima, também há algumas características extras que se aplicam apenas a máquinas que precisam estar em constante movimento. Se você não para em casa ou no esritório e leva o notebook junto com você, procure também:
Design durável
Entre as características que aumentam a durabilidade de um notebook estão um chassi feito com metal (alumínio ou magnésio são comuns) ou fibra de carbono em lugar do plástico ABS tradicionalmente usado. Também procure modelos com recursos para proteção do HD contra choques, como o sistema G-Sensor dos notebooks da série VAIO ou o “Active Protection” dos IdeaPad e ThinkPad da Lenovo.
Recursos de segurança
Módulos de criptografia integrados ao hardware, sistemas biométricos (como leitores de impressão digital) e outros componentes de segurança, como a tecnologia antifurto integrada aos processadores vPro, lhe darão a tranquilidade necessária para trabalhar sem medo de que estranhos tenham acesso às duas informações.
Porta USB ativa
Quem está sempre na estrada tende a carregar um monte de gadgets e carregadores. Uma porta USB ativa (também chamada de “charge through” ou “pass through”) funciona exatamente como uma porta USB comum, mas pode fornecer energia para seus gadgets mesmo que o notebook esteja desligado. Não é um recurso essencial, mas pode vir a calhar quando você está na estrada.
Banda larga móvel integrada
Nas suas andanças você provavelmente passará mais tempo ao alcance do sinal de uma operadora de telefonia celular do que de uma rede Wi-Fi, portanto um modem 3G é uma opção de conexão prática e conveniente. Claro que você sempre pode comprar um modem 3G USB separamente, mas um modem integrado ao notebook é uma coisa menos para carregar. Só não se esqueça de contratar também um bom plano de dados com sua operadora favorita.
Entretenimento
A maioria dos notebooks modernos tem uma saída HDMI que permite sua conexão a TVs de alta-definição usando um cabo HDMI. Com isso, o micro vira uma verdadeira central multimídia, especialmente se combinado a softwares como o Windows Media Center ou XBMC.
Alguns modelos, como VAIO S SB15 recém-lançado no Brasil, tem suporte à tecnologia WiDi, que permite o envio de uma imagem de alta-definição a TVs compatíveis através de uma conexão sem fios.
Leitores de Blu-ray
Leitores de Blu-ray estão se tornando mais comuns, especialmente entre as máquinas voltadas ao entretenimento, embora encareçam a máquina, se comparada a um modelo similar com um leitor de DVD. Pagando um pouco mais, você pode conseguir um modelo com um gravador de Blu-ray, capaz de gravar discos de 25 GB. Entretanto, o custo dos discos não justifica o investimento extra no momento para um usuário doméstico.
Se você quer o máximo em entretenimento, procure um notebook com leitor de Blu-ray e tela FullHD (1920 x 1080 pixels) capaz de exibir imagens em 3D. Só prepare-se para abrir a carteira, já que uma máquina como essa pode facilmente custar quase R$ 10 mil. É o caso de máquinas como o VAIO F F215 ou o HP Envy 3D, ambos recém-lançados no Brasil.
Alto-falantes surround
Muitos notebooks tem alto-falantes estéreo minúsculos que soam como radinhos de pilha, mas dá pra conseguir som “de cinema” em modelos melhor equipados com o aclamado HP Envy 17. Claro que você sempre pode plugar caixas de som externas, mas alto-falantes integrados de qualidade são um bom sinal de que a máquina foi feita pensando em entretenimento.
Quer jogar?
Bom som e uma tela impressionante são caracterísitcas essenciais também para os gamers. Mas para rodar bem os jogos mais quentes do mercado a máquina tem que ter uma GPU (placa de vídeo) dedicada, com muita memória: ao menos 512 MB só para ela. Combine isso a um processador poderoso, como um modelo quad-core, e você terá um “videogame portátil” imbatível.
Procure modelos com GPUs Nvidia GeForce ou AMD Radeon HD. Máquinas como o Asus Lamborghini VX7 e sua GeForce GTX460M com 3 GB de memória de vídeo e até 16 GB de RAM, são o supra-sumo da categoria. Mas não espere gastar pouco.
ASUS Lamborghini VX7
Outra tendência nas máquinas equipadas com GPU são os “switchable graphics”, ou “gráficos híbridos”. Na prática, significa que a máquina tem dois processadores de vídeo: um integrado ao chipset da placa-mãe, menos poderoso mas que consome menos energia, e uma GPU dedicada para jogos. O sistema é capaz de detectar para que está sendo usado (jogos ou navegação web, por exemplo) e alternar entre os chips automaticamente conforme a necessidade, o que ajuda a reduzir o consumo de energia.
fonte:http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/04/29/veja-o-que-nao-pode-faltar-em-um-novo-notebook/
Nenhum comentário:
Postar um comentário