Translate

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Google participa de projeto que promete acelerar a navegação na web

Por Katherine Noyes

A iniciativa Global Internet Speedup quer aumentar a velocidade dos usuários ao ajudar os provedores a tomar melhores decisões de roteamento.

Se você notou que a web está mais veloz hoje, considere-se com sorte. Na verdade, você pode ser um dos beneficiados pelo Global Internet Speedup, um novo esforço do Google para deixar a Internet mais veloz ao redor do mundo.

O plano foi anunciado esta terça-feira (30/8) pela OpenDNS – provedora de sistema de nomes de domínio (DNS, em inglês) e serviços de segurança na internet, juntamente com a Google e outras redes provedoras de conteúdo. Basicamente, o objetivo é tornar a web mais rápida para diversas pessoas ao rotear as solicitações de página para os servidores locais de maneira mais inteligente.

"Estamos muito animados ao trabalhar junto com a Google e com as maiores prestadores de serviço do mundo em um avanço tão significativo na velocidade de internet” disse David Ulevitch, CEO da OpenDNS. “A iniciativa da parceria é baseada em padrões abertos que qualquer outra rede pode adotar, tornando essa tecnologia disponível para qualquer um. Estamos ansiosos para promover melhorias na velocidade para mais de 30 milhões de usuários e milhares de empresas”.

Decisões melhores
Normalmente, os serviços de internet guiam as solicitações dos usuários para servidores baseados na localização do servidor de DNS do mesmo, em vez da localização da própria pessoa. Isso significa que, caso você não more perto de um servidor de DNS, provavelmente terá de esperar até que suas solicitações sejam enviadas para um local próximo a você, mesmo se seja cruzando oceanos ou que hajam outros servidores locais por perto.

O resultado é que a velocidade com que a página é carregada pode diminuir, diminuindo a performance da internet – algo particularmente chato se você estiver assistindo um vídeo, por exemplo. Por meio desse novo projeto, as decisões de roteamento são feitas de maneira mais inteligente, baseadas na localização do usuário em vez de a do servidor DNS.

Até agora, o Google, a Bitgratity, CDNetworks, DNS.com e a Edgecast já fizeram as mudanças necessárias em servidores, e que devem aumentar ao decorrer do ano. Esse pode ser um bom momento para sugerir que seu provedor se junte à iniciativa - ou para envolver seu negócio. Existe até um mailing para que os interessados possam se inscrever no projeto.

PC World/EUA

Fonte:http://www.santander.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário