Por PC Advisor/Reino Unido
Publicada em 01 de julho de 2010 às 15h55
Nação é a primeira a considerar o acesso à rede mundial como um direito fundamental do cidadão; velocidade mínima é de 1 Mbps.
O governo da Finlândia decidiu que, a partir desta quinta-feira (1/6), todo cidadão do país tem assegurado o direito ao acesso à Internet com velocidade mínima de 1 Mbps (megabits por segundo).
A lei aprovada obriga as companhias de telecomunicações do país a oferecer o serviço aos residentes – a Finlândia conta com pouco mais de 5 milhões de habitantes. É o primeiro Estado a considerar o acesso à internet um direito fundamental do cidadão.
Em entrevista à BBC, a ministra de telecomunicações do país, Suvi Linden, afirmou que o governo tem trabalhado arduamente para desenvolver uma sociedade informatizada. “A Internet cumpre um papel essencial na vida do finlandês. Não é só entretenimento.”
Por mais pioneira que seja a lei, o efeito que ela causará é mais ético do que prático. Segundo estimativas do Estado finlandês, 96% dos cidadãos já acessam a Internet de casa de alguma maneira, seja por banda larga fixa, seja conexão sem fio 3G.
Para efeito de comparação, no Reino Unido esse índice cai para 73%. No Brasil, segundo a última pesquisa da comScore, apenas 21% tem acesso de casa ou do trabalho.
Quanto aos problemas de compartilhamento ilegal de arquivos pelos internautas, algo que pode se agravar com a recente decisão, Linden é definitiva. “Teremos uma política em que as operadoras enviarão notificações aos que cometerem tal crime, mas, de forma alguma, planejamos cortar o acesso desses usuários.”
O país escandinavo espera que, até 2015, todos tenham uma conexão com velocidade mínima de 100 Mbps.
Fonte:http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/07/01/finlandia-aprova-lei-que-garante-o-acesso-a-internet-a-todos-no-pais/
Nenhum comentário:
Postar um comentário