Translate

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Em São Paulo, intelectuais discutem futuro da universidade

Notícias Segunda-Feira, 09 de agosto de 2010
JC e-mail 4069, de 06 de Agosto de 2010.



Acadêmicos de diferentes instituições avaliam tendências e desafios do ensino superior, em ciclo de debates no próximo dia 11, na Unesp

Como serão os próximos dez anos para a universidade pública brasileira? A questão é o tema central do 1º Ciclo de Debates, que será realizado em 11 de agosto (quarta-feira), no campus da Barra Funda, pela Comissão Permanente de Gestão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).



Serão duas sessões de palestras, cada uma com três apresentações. A primeira sessão é mais focada em questões filosóficas, e a segunda, centrada em planejamento e gestão.



O encontro será transmitido ao vivo pela TV Unesp a partir das 9h. Serão três eventos ao todo: o segundo, no ano que vem, e o último, em 2012, com a participação de especialistas do exterior.



O ciclo é um desdobramento das atividades iniciadas em março pela comissão, presidida pelo vice-reitor da Unesp, Julio Cezar Durigan. Na ocasião, os primeiros programas do PDI foram apresentados aos gestores de todas as unidades da Unesp.



"Agora a discussão envolverá a comunidade externa, que pode indicar tendências que influenciem os próximos programas", afirma a professora Maria de Lourdes Paulino, do campus de Botucatu, integrante da comissão. Metas, perspectivas internacionais, integração com a sociedade e propostas inovadoras deverão permear toda a discussão.



Uma preocupação comum a todas as universidades brasileiras seria, por exemplo, como aumentar a projeção dentro e fora do país. É o que indica a historiadora Tânia Regina de Luca, professora do campus de Assis que também compõe a comissão. "Os palestrantes escolhidos são intelectuais que vem se destacando no exercício de pensar o ensino superior e de propor novas diretrizes, o que deve ajudar a alimentar o debate dentro da nossa instituição."



"Um ponto fundamental é fazer a universidade entrar em sintonia ativa com uma sociedade que está mudando muito depressa", afirma o professor Marco Aurélio Nogueira, do campus de Araraquara, em entrevista ao Caderno Fórum, na edição de agosto do Jornal Unesp. Para ele, que será um dos palestrantes do ciclo, não se trata apenas de mudança no plano tecnológico, mas de mentalidade, reformulando até mesmo a maneira de pensar os processos decisórios.

(Assessoria de Comunicação da Unesp)

Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=72677

Nenhum comentário:

Postar um comentário