Informação, conhecimento e poder
mudança tecnológica e inovação social
Maria Lucia Maciel e Sarita Albagli (org)
Editora Garamond
As transformações vividas pela sociedade contemporânea, em seus múltiplos aspectos, são o tema do livro. Como é de se esperar, a informação adquire um papel central nessas revoluções abordadas. Quais as novas relações entre informação, conhecimento e poder? Quais as novas institucionalidades, novas práticas e dinâmicas sociais e que inovações trazem nesse cenário? Que arcabouços teórico-conceituais estão sendo gestados para melhor compreender esse novo quadro? Essas são algumas questões que norteiam a elaboração dessa publicação que compila 12 artigos de diversos autores nacionais e estrangeiros.
Atores em rede olhares luso-brasileiros
Brasilina Passarelli e José Azevedo (organizadores)
Editora Senac São Paulo
“São artigos que buscam mapear, de forma teórica e prática, o conceito de comunicação na sociedade contemporânea. Eles discutem metodologias para a análise de comunidades virtuais, o conceito de arte perante o cibernético, a digitalização do fluxo digital e a reestruturação hierárquica dos produtos do saber”. Assim os autores definem sua obra que estabelece elementos comparativos de países que possuem semelhanças históricas e diferenças consideráveis refletidas nos textos de especialistas portugueses e brasileiros.
A Força sem Força do Melhor Argumento: ensaio sobre “novas epistemologias virtuais"
Pedro Demo
Instituto Brasileiro de Informaçao em Ciência e Tecnologia
O autor pretende, a partir da análise do fenômeno Wikipedia – inclusive elucidando seus problemas e carências – sedimentar o desafio de usar a internet como referência de pesquisa e elaboração própria, reduzindo a atração pelo plágio. Na apresentação da obra, o diretor do IBICT, Emir Suaiden, ressalta: “Um texto só consegue se manter, caso permaneça sempre editável, ou seja, submetido à discussão aberta entre pares, que promovem como critério mais decisivo a autoridade do argumento”. Nesse contexto, o uso dos textos da ferramenta Wikipedia compõem um universo rico para a análise das novas epistemologias digitais.
Fonte:http://www.ibict.br/noticia.php?id=767
Nenhum comentário:
Postar um comentário