Rede de blogs criada pelo InterNey, a BlogContent, contrata os melhores blogueiros da web.
Stephanie Kohn
São poucos os conectados na web que não conhecem o famoso InterNey. Ele, que na verdade se chama Edney Souza, e mais três amigos - Mário Soma, Marcelo Vitorino e Gustavo Chap Chap - resolveram criar algo que já acontece lá fora mais ainda é pouco visto aqui no Brasil: uma rede de blogs.
Edney contou que quando ele montou a agência Pólvora, percebeu que os blogs precisavam se profissionalizar. O anunciante precisa se sentir seguro para associar sua marca a um blog, e a forma como os blogueiros estão trabalhando hoje não atraía muitas empresas. "O blogueiro escreve o que ele quer, quando ele quer e o anunciante fica inseguro. Eles acham que o cara pode deixar o blog abandonado ou vai escrever alguma loucura", explica. Por isso que, segundo Edney, algumas características do jornalismo tradicional se tornam importantes nesse momento de transição que a internet está vivendo.
A ideia da rede de blogs, a BlogContent, é profissionalizar um pouco os blogs e também os blogueiros. Para isso, eles estão contratando tanto pessoas com formação em jornalismo como pessoas com experiência em blog há mais de um ano. "Dependendo de onde o cara vem a agente ajuda ele na outra parte. Se ele for blogueiro damos assistência para um lado mais jornalístico, ter um projeto editorial e um calendário de pautas. E se ele for jornalista, ajudamos a se inteirar do mundo da web", conta.
A seleção dos futuros blogueiros do BlogContent foi feita de diversas formas. Na primeira vez, Edney colocou as características da pessoa ideal no Twitter e ele recebeu mais de 400 pessoas interessadas. Mas somente seis delas foram contratadas para produzir conteúdo para a rede. Eles também fizeram um painel dentro do evento do YouPix, no qual seis pessoas tinham dois minutos, cada uma, para convencer o Edney de que ela deveria ser contratada para o BlogContent. Com esse concurso eles selecionaram mais dois blogueiros: um deles é um blog de moda e outro de turismo.
Aqui na Campus Party também vai rolar um concurso, no qual o melhor projeto de blog vai ganhar um iPad e pode, ou não, ser selecionado para participar da rede. Para ajudar os participantes e blogueiros em geral, os criadores do BlogContent criaram uma cartilha com dez passos para profissionalizar um blog. Se você teve interesse em fazer parte dessa rede, acesse o site:(http://blogcontent.tumblr.com/post/2860288924/vire-blogueiro-profissional-e-ganhe-um-ipad-temos-um) e siga à risca essas dicas. Elas podem ser a chave para que você tire uma graninha escrevendo sobre o que você gosta e ganhe a vida sendo blogueiro.
Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/quer_ganhar_a_vida_como_blogueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário