Translate

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A computação em nuvem ameaça seu emprego em TI?

Adoção da computação em nuvem é inevitável e exige ações imediatas dos profissionais.
Por KEIR THOMAS/PC WORLD (EUA).

Pesquisa recente da Cisco mostra que somente 18% dos clientes corporativos de tecnologia da informação (TI) estão usando cloud computing de alguma forma, mas identifica que 88% planeja usar algum recurso de nuvem durante os próximos três anos.

Estudos do tipo tendem para o otimismo, principalmente aqueles pagos por fornecedores de TI. Essa é a razão pela qual há poucos levantamentos a respeito do medo que as equipes de TI têm de perder seus empregos em um mundo baseado em cloud.

Para as perspectivas pessoais dos profissionais, a nuvem surgiu no momento errado: o conceito não gera um mercado de emprego grande e tem o potencial de reduzir o número de vagas. Sem contar que, com a crise, as pessoas se mostraram menos inclinadas a correr riscos, redefinindo seus papéis e suas carreiras.

O mercado de suporte técnico, por exemplo, tende a se dividir em duas áreas, pelo menos para as organizações pequenas: o trabalho de ajudar usuários finais com questões bastante elementares e o trabalho de mais alto nível de manter a infraestrutura rodando. Há também novas tarefas como compra de novos recursos, treinamentos e atividades que acontecem só ocasionalmente nas empresas médias e pequenas.

Se uma organização mudar para uma oferta completa de cloud como o Google Apps for Business, uma parte significante da infraestrutura e das atividades relacionadas são erradicadas. E isso poderia significar demissões. Não há a necessidade de manter um servidor de e-mails ou de arquivos, porque todos os dados são hospedados no Google.

Na perspectiva do desktop, os funcionários não precisam mais supervisionar licenciamento de softwares ou garantir a atualizaçãop regular com patches. No ambiente cloud, o usuário só precisa de um sistema operacional e um browser. Até os PCs de casa podem ser usados para o trabalho, já que não há restrições, não há a necessidade de garantir a atualização e as versões de software do desktop. Menos vagas à vista.

Alguém precisa supervisionar a transição para Google Apps, claro, mas essa é o tipo de atividade realizada apenas uma vez, por consultores externos, que checam desde análise de custo até os treinamentos.

A necessidade dos usuários de usar diversos dispositivos, como laptops, smartphone e tablets, é um ponto capaz de gerar oportunidades. Felizmente, para muitos profissionais de TI, os usuários tendem a necessitar de mais horas de suporte com todos esses hardwares novos na mão. A área de mobilidade, então, revela-se repleta de oportunidades.

Em infraestrutura, a computação em nuvem exige que as configurações de internet estejam sempre em ordem. As redes são essenciais. Pode ser que os profissionais não sejam mais necessários para configurar servidores e editar especificações de e-mail, mas os roteadores e os gateways vão exigir muito trabalho, sem contar que existe a necessidade cada vez maior de configurar conexões redundantes.

A incompetência do usuário também é algo que não é magicamente consertado pela nuvem. Ainda há pessoas que não conseguem logar após rodar aquele arquivo .exe muito suspeito que estava em seu e-mail. Permanece a loucura de ajudar profissionais desesperados porque não conseguem trabalhar.

A nuvem pode até criar novas oportunidades: gestão de backup, por exemplo. Enquanto no modelo antigo as empresas mantinham as informações em casa e o backup online, hoje a situação é oposta. O backup será mantido localmente e precisa ser gerenciado. Até agora, os provedores de serviço mantiveram-se em silêncio quanto a essa necessidade das empresas, mas qualquer líder de TI vai entender quão importante é um plano de contingência. Além do risco de ver a nuvem cair ou enfrentar perda inexplicável de dados.

No curto prazo, o profissional tem de ser esperto e não ignorar a nuvem. Ao contrário, deve se tornar entusiasta da tecnologia e abraçá-la para ter o controle dela. O ideal é ter propostas prontas de soluções para os chefes antes que eles apareçam com suas próprias. Mostrar os desafios que devem ser enfrentados e se apresentar pronto para encarar tudo isso.

Fonte:http://computerworld.uol.com.br/carreira/2011/01/14/a-computacao-em-nuvem-ameaca-seu-emprego-em-ti/

Nenhum comentário:

Postar um comentário