Translate

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ibope medirá audiência de TV digital em celulares



Usuários do StarTV da Samsung, em São Paulo, terão dados coletados para definir os hábitos de quem assiste TV no celular
02 de Novembro de 2011 | 13:05h

O Ibope começou nesta terça-feira (1/11) a medir a audiência também na TV digital para celulares. Usuários do aparelho Samsung StarTV que são clientes da operadora Vivo poderão instalar um aplicativo que coletará informações sobre o uso da TV no aparelho, de acordo com o Tela Viva.

Inicialmente, o aplicativo será instalado em 2 mil aparelhos em São Paulo. Em breve, o Ibope quer expandir a pesquisa para o Rio de Janeiro, e depois planejará uma expansão nacional.

Os primeiros números devem ser divulgados em 2012. O Ibope garante que o aplicativo não coletará nenhuma informação que não seja relacionada ao uso de TV no celular.

fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/mobilidade/noticias/ibope_medira_audiencia_de_tv_digital_em_celulares

Agora, Google Street View permite que você passeie virtualmente por parques



Seis locais já estão disponíveis para "visita". Confira as imagens
02 de Novembro de 2011 | 19:00h

Na segunda-feira (31/10), noticiamos que o Google Street View quer mostrar não só a rua, mas também o interior das lojas. Agora, surge outra novidade: o serviço implementou visões em 360 graus de vários parques ao redor do mundo.

Ryan Falor, gerente de produtos para o Street View, conta no blog oficial do Google que "nos últimos anos, o time do Street View, equipado com a Street View Trike, viajou para 22 países e fotografou alguns dos parques mais bonitos do mundo. A partir de hoje (2/11), você pode explorar as novas imagens em nossa galeria".

Os parques já disponíveis são: Kensington Gardens em Londres, Koganei Park em Tóquio, Casa de Campo Parque em Madri, Knuthenbourg Safari Park na Dinamarca, Liberty Park em Jersey City e High Line Park em Nova Iorque.
Para os que gostam de apreciar a natureza, está aí um belo passatempo. Clique e divirta-se!

fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/agora_google_street_view_permite_que_voce_passeie_virtualmente_por_parques

Amazon cria biblioteca digital e libera "empréstimo" de livros para usuários



Assinantes da Amazon Prime poderão "pegar livros" por até um mês para ler gratuitamente nos dispositivos Kindle
03 de Novembro de 2011 | 11:39h

Associated Press
Usuários dos leitores de e-book Kindle e do tablet Kindle Fire poderão alugar uma seleção de livros gratuitamente em seus dispositivos e terão um mês para ler, de acordo com a Reuters.

A empresa vai liberar para assinantes da Amazon Prime o acesso a mais de 100 livros que entraram na lista dos mais vendidos do New York Times. Será possível pegar um livro "emprestado" por um mês sem nenhum custo para o usuário.

O Amazon Prime custa US$ 79 por ano e oferece aos usuários, além do aluguel de livros, mais de 13 mil programas de TV e filmes para serem acessados ilimitadamente.

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/mobilidade/noticias/amazon_cria_biblioteca_digital_e_libera_emprestimo_de_livros_para_usuarios

Direito Eleitoral Digital: O que esperar da guerra na Internet em 2012?

Já se encontra no TSE a minuta para as regras da propaganda na Internet 2012
Em breve, serão abertos os testes aos sistemas usados pelo TSE ou encomendados pelo órgão para as eleições 2012. É neste momento que partidos, autoridades e OAB podem auditar os sistemas em ambientes controlados, já neste momento agindo por meio de técnicos e peritos para garantir a maior integridade possível dos exames. Após esta fase, tem-se a cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas. Em todas as fases, partidos, autoridades e OAB necessitarão de profissionais técnicos, peritos para acompanhar a compilação dos sistemas e checar assinatura dos códigos fonte (geração dos hashes).

Sobre o pleito que se aproxima, já se encontra no TSE a minuta para as regras da propaganda na Internet 2012 (http://www.tse.gov.br/eleicoes/eleicoes-2012/arquivos/minuta-de-instrucao-de-propaganda-versao-audiencia-publica-eleicoes-2012), fruto de uma audiência pública. A aderência a tais normas é fundamental a qualquer candidato que pretenda abusar das redes sociais e da rede como um todo.

Embora mantenha a base de 2010, algumas modificações carecem de novas análises, para que os políticos possam realizar uma efetiva campanha na Internet, porém, evitando multas e punições por excessos ou denúncias de concorrentes. Buscar falhas no uso da rede por outro candidato certamente será uma estratégia de desestabilização de campanha. Peritos e profissionais de conformidade poderão auxiliar exatamente no compliance, evitando transgressões e denúncias às autoridades.

Pelas regras, um site hospedado em local inadequado pode gerar punições. Qualquer manifestação de propaganda antes de 5 julho também pode ser rastreada e denunciada ao TSE, que deverá aplicar punição. Igualmente, o anonimato na rede fica vedado pelas normas, e o pior, o candidato beneficiário das manifestações anônimas pode ser punido, se não tiver como provar que não concordou, consentiu ou permitiu as mesmas. Daí a importância da auditoria contínua em período eleitoral, envolvendo as opiniões e manifestações na rede a respeito de um candidato.

A venda de cadastro de e-mails e sua utilização continua vedada. Candidatos deverão responsabilizar contratualmente empresas de marketing político para casos de uso indevido de e-mails que possam prejudicar o trabalho eleitoral. Muitas vezes o candidato mal sabe que a empresa contratada para mail marketing usa uma base comprada. A revisão de contratos com empresas de marketing digital é pauta relevante e pode caracterizar ausência de má-fé do candidato em caso da constatação de um incidente.

O mesmo vale para e-mails não solicitados, em que candidatos pagarão multa por mensagem não solicitada denunciada ao TSE. Ocorre que agentes de má-fé poderão criar fakes e remeter e-mails a pessoas em nome de outros candidatos (como hoje temos com o phishing scam, só que aqui, com o objetivo de criar obrigação a determinado candidato ou coligação). Tais posturas poderão ser investigadas na rede e constatadas, relatadas em laudo técnico, apurando-se a real autoria das mensagens, onde caberá denúncia ao TSE que deverá punir os violadores, em multa de até 30 mil reais.

Como se percebe, cabe aos candidatos muito cuidado com as "ações" dos marketeiros digitais que já começaram sua prospecções, muitas vezes preocupados em impressionar e gerar buzz, pouco se importando com os excessos e com a conformidade com a legislação, que estabelece as regras para o uso da tecnologia da informação nas propagandas eleitorais.

Mais do que marcar presença na rede, monitorar manifestações e a atuação de concorrentes, pautando-as à luz da legislação, será a pedra de toque que fará a diferença nas eleições que se anunciam. Partidos, coligações, executivas e candidatos deverão estar assessorados por especialistas para que possam validar e homologar campanhas na Internet desenvolvidas por marketeiros, bem como para que tenham condições de comprovar tecnicamente transgressões à legislação ou mesmo falhas, erros ou posturas em sistemas de informações que possam lhes prejudicar na batalha eleitoral.

José Antonio Milagre é Advogado e Perito especializado em Segurança da Informação. E-mail: jose.milagre@legaltech.com.br - Twitter: http://www.twitter.com/periciadigital

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/colunistas/jose_milagre/post/direito_eleitoral_digital_o_que_esperar_da_guerra_na_internet_em_2012

Cyberbullying ou cyberfúria: como evitar?



Algumas dicas podem salvar você desse mal. Veja como se proteger no mundo online
03 de Novembro de 2011 | 14:18h

*Por Tony Ascombe

Então você acha que se livrou desse problema com a Internet, certo? Identificar tentativas de phishing na sua caixa de entrada se tornou quase obrigatório, você mantém seu software de segurança sempre atualizado e sua colega de trabalho, a seu pedido, retirou as fotos da festa de Natal que ela postou no Facebook. Você é um exemplo de internauta. Você está conectado.

Mas o que fazer quando alguém com um rancor pessoal e um pequeno conhecimento de computador age com o único propósito de te puxar para baixo? Você não pode pensar que isso é muito provável, mas vinganças pessoais na web são fáceis de realizar. É o canal perfeito para colocar toda a raiva para fora.

Esse tipo de ataque, chamado de "ciber raiva", pode ser considerado menos importante que os ataques de malwares maiores que afetam milhões de pessoas pois são dirigidos a apenas um ou dois indivíduos. Mas, mesmo assim, pode causar estragos incalculáveis ​​para as vítimas.

O maior caso de ciber fúria envolveu um homem nos Estados Unidos. Depois de resistir às críticas de um ex-funcionário, ele decidiu se vingar. Criou o perfil on-line de uma mulher e enganou o ex-funcionário, dizendo-se apaixonado por "ela". O plano funcionou, e a humilhação ao ex-funcionário foi noticiada em diversos sites. Em uma reviravolta incomum, esse ex-funcionário reagiu contra agências de notícias lançando ataques do tipo denial-of-service (DDoS), tirando-os temporariamente do ar.

Em um outro caso extremo, um homem invadiu, em Minnesota, a rede Wi-Fi de um casal vizinho, acusando o marido de praticar pornografia infantil, ao enviar mensagens indecentes para seus colegas de trabalho, além de várias ameaças aos políticos dos Estados Unidos, incluindo o vice-presidente Joe Biden. Durante alguns meses, o ataque quase destruiu a reputação do casal, seu casamento e sanidade.

É fácil usar a web para constranger, assediar, acusar e até mesmo interromper uma vida. Não é preciso divulgar a identidade e não custa nada. Não sabe por onde começar? Basta fazer uma pesquisa na web e você encontrará diversos sites com dicas para praticar crimes na internet. Os toolkits de hacking colocam uma magia high-tech nas mãos de qualquer um que queira agira de má fé.

Ok, mas se qualquer um pode atacá-lo, quem faria isto?

Os últimos acontecimentos provam que qualquer pessoa pode fazer isso. Talvez até um vizinho que não queira que você ouça música alta às 8 da manhã. Ou um ex-funcionário que você teve que demitir. Talvez seja um concorrente de negócios. Ou algum colega de trabalho que está com ciúmes de sua promoção. Acredito que, ao longo da sua vida, as chances de cruzar com alguém de má índole é grande, mesmo que você não faça nada com má intenção.

Então, como evitar ser uma vítima de raiva cibernética? Da mesma forma que você evita problemas no mundo real: não faça inimigos. É impossível não desenvolver rancor em algumas pessoas. Ou se engajar em debates políticos on-line sem contrariar a opinião de alguém. Ou simplesmente encontrar com a pessoa errada, que está disposta a levá-lo para baixo e te prejudicar apenas por diversão.

Então, vou dar algumas dicas de como não sofrer "ciber raiva":

• Evite agitar a raiva on-line e off;

• Preste atenção a qualquer coisa diferente que possa estar ocorrendo em sua vida ou seja, se alguém começou a tratá-lo de forma diferente;

• Proteja sua rede Wi-Fi com criptografia e uma senha bastante segura;

• Mantenha o software de segurança online do seu PC sempre atualizado e certifique-se que inclui um firewall;

• Se suspeitar que você é uma vítima de ciber raiva, pode ser necessário chamar um advogado e especialista em computador para controlar os danos e achar o culpado;

• Se você acredita que está correndo perigo, contate imediatamente alguma autoridade.

*Tony Ascombe é embaixador mundial de produtos free da AVG Technologies

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/seguranca/noticias/cyberbullying_ou_cyberfuria_como_evitar

Lasers são capazes de mudar a cor dos olhos sem danificá-los



Procedimento, que leva menos de um minuto, transforma olhos castanhos em azuis
03 de Novembro de 2011 | 16:03h

Um médico em Laguna Beach (Califórnia, Estados Unidos) desenvolveu um método para alterar permanentemente a cor dos olhos das pessoas sem comprometê-los.

A mudança foi feita de olhos castanhos para azuis, e aconteceu com a ajuda de um laser que destruiu os pigmentos castanhos na íris.

O procedimento, que, de acordo com o médico, leva menos de um minuto, consiste em destruir a melanina para revelar a cor azul que estava escondida sob ela. Assim, os olhos mudam gradativamente de cor ao longo de duas a três semanas. Na imagem ao lado é possível ver o resultado do tratamento que, nesse caso, foi feito apenas na parte inferior de um dos olhos.

Gregg Homer, o primeiro médico a registrar uma patente sobre tal método em 2001, afirmou ao site de notícias KTLA Los Angeles que espera disponibilizar a tecnologia nos Estados Unidos em até três anos. O procedimento deve custar aproximadamente US$ 5 mil (cerca de R$ 9 mil).

fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/lasers_sao_capazes_de_mudar_a_cor_dos_olhos_sem_danifica_los

Medalhas em astronomia

Com duas de ouro e três de prata, delegação brasileira conquista primeiro lugar na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (divulgação)

04/11/2011

Agência FAPESP – A delegação brasileira conquistou o primeiro lugar na terceira edição da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), realizada entre os dias 23 e 30 de outubro nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de Passa Quatro (MG), ao ganhar cinco medalhas: duas de ouro e três de prata.

A OLAA é uma competição anual voltada a estudantes do ensino médio e tem como objetivo divulgar a astronomia aos jovens. Sua primeira edição ocorreu no Ano Internacional da Astronomia (2009), no Rio de Janeiro.

Neste ano, os estudantes Rafael Bordoni, do Amazonas, e Tábata Amaral, de São Paulo, ganharam medalha de ouro. Os paulistas Felipe Marino Moreno, Lucas Henrique Moraes e Victor Moraes de Oliveira ficaram com a medalha de prata.

A olimpíada foi dividida em parte teórica, prática e de reconhecimento do céu. No primeiro dia, os jovens participaram de uma palestra, no Planetário do Rio de Janeiro, sobre a infraestrutura dos planetários no Brasil e a evolução do ensino de astronomia no país.

Após a palestra, os estudantes realizaram uma prova de reconhecimento do céu, através de uma projeção na cúpula do Planetário. A prova continha três perguntas, sorteadas pelos próprios alunos em três recipientes.

Nos dias seguintes, a maratona científica foi realizada na cidade de Passa Quatro. Os participantes fizeram um exame teórico em trios compostos por integrantes de diferentes nacionalidades.

Depois, esses mesmos grupos participaram de um desafio de lançamento de foguetes feitos de garrafas pet. As últimas avaliações foram individuais e exigiram o reconhecimento do céu real e uma prova teórica.

A OLAA reuniu cerca de 40 alunos do ensino médio de oito países da América Latina – Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai –, classificados por meio de olimpíadas nacionais de astronomia e astronáutica de seus respectivos países.

No Brasil, a responsável pela seleção é a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada pela Sociedade Brasileira de Astronomia.

Mais informações: www.oba.org.br
Fonte:http://agencia.fapesp.br/14736

Música como ciência


Livro aborda contribuição do pai de Galileu Galilei para a história da música e da ciência e sua divergência musical em relação ao filho (reprodução)
04/11/2011

Por Elton Alisson

Agência FAPESP – Além de astrônomo, físico, matemático e filósofo, Galileu Galilei (1564-1642) também tinha formação em música, sobre a qual chegou a escrever em um de seus tratados teóricos. Porém, a concepção musical do cientista italiano era muito diferente da de seu pai, o músico prático e teórico Vincenzo Galilei (1533-1591).

Ao contrário do que Galileu e alguns teóricos musicais defendiam no século 16, Vincenzo demonstrou que a música não poderia ser embasada nas ideias pitagóricas abstratas vigentes na época de razões de números inteiros, mas sim no fenômeno físico sonoro.

Essa contribuição do pai de Galileu para a história da música e da ciência é relatada no livro Vincenzo Galilei contra o número sonoro, publicado em setembro com apoio da FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Publicações.

Resultado do projeto de doutorado em história da ciência da pesquisadora Carla Bromberg, realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo com Bolsa da FAPESP, o livro aborda um período anterior à Revolução Científica sobre o qual, segundo a autora, há poucos estudos na história da ciência.

“O século 16 costuma ser anexado ao 17 na historiografia da ciência e suas características acabam sendo negligenciadas”, disse Bromberg à Agência FAPESP. “Esse período tem uma importância muito grande para a história da ciência porque nele foram escritos tratados teóricos sobre áreas chamadas de subalternas, como a música e a ótica, em que os autores demonstram um descontentamento com relação à natureza de suas ciências e propuseram discussões que levaram à reclassificação delas.”

Em alguns desses tratados teóricos, Vincenzo Galilei questiona os fundamentos matemáticos da música. Na época, a área não era classificada sobre uma base sonora, medida por meio de unidades de frequência, por exemplo, mas sobre uma base matemática, sendo entendida como um “número sonoro”.

“Embora existisse na época tanto a música teórica como a prática, a teórica seguia uma tradição platônico-pitagórica, que era defendida por Galileu e alguns teóricos musicais, cujo fundamento era aritmético”, explicou Bromberg.

Segundo ela, por meio de uma série de demonstrações, cálculos matemáticos e argumentos filosóficos, Vincenzo provou a ineficácia da base matemática para a música.

Para isso, o músico, que tocava alaúde, realizou diversos estudos sobre o comportamento dos materiais e os instrumentos musicais da época. E, utilizando a filosofia de Aristóteles (384-322 a.C.) conseguiu estabelecer uma nova fundamentação para a música que, na época, era considerada como ciência.

“Esse fato é bastante interessante porque a história da ciência do século 17 diz que foi quando se rejeitou o método aristotélico é que se conseguiu desenvolver uma nova concepção moderna de ciência”, disse Bromberg.

“No caso de Vincenzo Galileu, no século 16, foi justamente se valendo da filosofia de Aristóteles que ele conseguiu descobrir conceitos e desenvolver uma teoria para tirar a música do pedestal da matemática e conduzi-la para o campo da acústica”, disse.

Contribuições musicais

De acordo com Bromberg, uma das principais características musicais do repertório do século 16 era a polifonia – composições musicais escritas para várias vozes independentes uma das outras, porém com o mesmo grau de importância.

Por meio de diversos tratados, Vincenzo Galileu começou a unificar esse sistema musical de múltiplas vozes independentes e a transformá-lo em um sistema mais parecido com o existente hoje, composto por escalas musicais diatônicas (que possuem um determinado tom em relação a uma nota musical principal).

Em função disso, pode-se dizer que o músico se antecipou à publicação em 1722 de “O cravo bem temperado”, por Johann Sebastian Bach (1685-1750). Na obra, o compositor alemão desenvolveu um conjunto de composições para o instrumento de teclado utilizando a escala diatônica como “tempero” para calcular intervalos entre notas musicais.

“Por causa dessa prática das escalas diatônicas, ele conseguiu calcular intervalos musicais, com razões matemáticas, que não eram adotados pelos teóricos da época dele. Ele mostra que a música tem na matemática apenas sua instrumentalização, mas que não pode ter sua definição e seus conceitos baseados nela”, disse Bromberg.

Não se sabe se Galileu, que provavelmente também tocava alaúde, aceitou a teoria musical do pai, cujo trabalho não foi bem recebido em sua época, sendo pela primeira vez reconhecido pelo filósofo natural Marin Mersenne (1588-1648) no século 17 e citado na “Primeira história da música italiana do século 18”, de Giovanni Battista Martini (1706-1784).

“Alguns historiadores da ciência começaram a tentar relacionar o trabalho musical entre pai e filho nas décadas de 1960 e 1970. Mas, provavelmente, Galileu não aproveitou os novos conceitos musicais que Vincenzo elaborou”, disse Bromberg.

Vincenzo Galilei contra o número sonoro
Autora: Carla Bromberg
Lançamento: 2011
Mais informações: livrariadafisica.com.br/detalhe_produto.aspx?id=102157.
Fonte:http://agencia.fapesp.br/14734

Microsoft divulga vídeo sobre o futuro da tecnologia

Que tal dar uma espiada em possíveis mudanças do seu cotidiano em 5 ou 10 anos à frente? Não imagine que temos uma bola de cristal à disposição, ou que se trata de um daqueles filmes futuristas que extinguem a humanidade. É que a Microsoft recém divulgou um vídeo com sua visão sobre o futuro tecnológico, ilustrando quase todos os objetos funcionando através de telas inteligentes sensíveis ao toque.

O vídeo futurista “Productivity Future Vision” foi baseado em tecnologias possíveis de inovação e considera tais funcionalidades apresentadas – especialmente os óculos que poderão traduzir mensagens – artifícios reais, segundo o presidente da divisão Microsoft Office, Kurt DelBene.

A Microsoft confia que as atuais tecnologias touchscreen evoluirão para telas flexíveis e gadgets ficarão do tamanho de um cartão de crédito e serão mais uma ferramenta de gestão cotidiana. Nessa visão, a criadora do Windows inclui mesas e geladeiras ‘inteligentes’ e uma transformação nas formas de trabalha, onde a tecnologia permitirá métodos mais dinâmicos de cooperação entre os empregados.

Esqueça o “Planeta dos Macacos” (1968) e abra caminho ao universo touch. Chega logo, vai!

fonte:http://www.3minovacao.com.br/2011/11/01/microsoft-divulga-video-sobre-o-futuro-da-tecnologia/

Quer fazer a diferença? Participe do 4º Prêmio Instituto 3M!



Grandes transformações sociais podem começar com pequenas atitudes. Quem sabe não chegou a sua vez de criar algo novo e fazer a diferença? Estão abertas as inscrições para o 4º Prêmio Instituto 3M para estudantes universitários de todo o país.

O Instituto vai premiar o melhor projeto de tecnologias sociais voltadas para a promoção da saúde, da educação ou do meio ambiente. E não vai pensando que será uma tarefa impossível criar algo inédito. Dentre muitas inovações já criadas, o imprevisto e até alguns erros foram decisivos para o processo criativo?

O Frisbee, por exemplo, é um esporte que que nasceu ao acaso, em 1871, quando pratos de torta deixaram de ser apenas…pratos.

Para participar, visite o hotsite, leia o regulamento e faça sua inscrição (até 5 de dezembro). O prêmio foi criado em 2007 com o objetivo de incentivar e reconhecer trabalhos acadêmicos, com propostas inovadoras, voltadas à promoção do desenvolvimento social. Nesta edição serão até R$ 30 mil em apoio financeiro durante 1 ano para a implementação do projeto vencedor.

Está esperando o quê? Quem sabe sua inovação não entra para a história e ainda vem parar aqui, onde reunimos os assuntos mais inovadores de todos os tempos. Boa sorte!

Fonte:http://www.3minovacao.com.br/2011/11/03/premio-instituto-3m-faca-a-diferenca/

Brasil exporta sistema de monitoramento de florestas



Monitoramento ajudou Brasil a reduzir desmatamento
Sistema desenvolvido pelo Inpe e aplicado nos últimos 23 anos para identificar desmatamento na Amazônia é exportado para outros países. Além dos sul-americanos, africanos e asiáticos querem aprender com o Brasil.

Depois de mais de 20 anos de monitoramento da floresta amazônica, o Brasil começa a levar a experiência acumulada a outras partes do mundo. Em tempo: a pressão para que países em desenvolvimento aumentem a vigilância sobre sua área verde cresce à medida que as negociações climáticas avançam.

Foi nos laboratórios do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que nasceu o primeiro sistema de monitoramento de floresta tropical do mundo, o Terra Amazon, em 1988. "Temos um método já consolidado, maduro o suficiente para ser exportado. Nosso objetivo é capacitar países que tenham cobertura florestal e que precisem de um sistema robusto", explicou à DW Brasil Alessandra Gomes, do projeto Inpe Amazônia.

Outros parceiros de peso abraçaram a iniciativa: a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e a Agência de Cooperação Japonesa (Jaica) formularam, junto com o Brasil, programas de capacitação. O resultado: México, Gabão, Guiana, Congo, Papua Nova Guiné e Vietnã já começaram a aplicar o sistema de monitoramento aprendido com os brasileiros.

"Terra Amazon é operacional, cientificamente sólido e aceito internacionalmente. Muitos países veem aí um exemplo e querem adotá-lo em seu contexto. Damos o suporte para que o sistema se adeque às necessidades nacionais dos países interessados", contou Inge Jonckheere, da FAO.

Da Amazônia para o mundo

Seis turmas internacionais já foram habilitadas. E, até o final desta semana, venezuelanos, bolivianos, colombianos, peruanos e equatorianos estão em treinamento em Belém, no Pará. "Depois, eles voltam para o país de origem e montam uma sala de observação para fazer o monitoramento lá", acrescentou Gomes.

Também nações africanas com cobertura florestal estão envolvidas. Além do Congo, que possui a segunda maior floresta tropical do mundo e sofre com a extração ilegal de madeira, Moçambique e Angola enviaram pessoal para ser treinado no Brasil.

A transferência de tecnologia é gratuita: os participantes aprendem como baixar as imagens de satélites, a transformar estas informações em dados que indiquem onde há desmatamento e a montar o banco de dados. "O objetivo é que, por meio desse sistema que o Brasil desenvolveu, outros países trabalhem na detecção do desmatamento, degradação florestal, e estoques de carbono em seus territórios", completou Jonckheere.

A FAO incentiva os participantes a irem além de um simples monitoramento de florestas. "Olhamos para esse projeto no contexto das negociações climáticas e do programa de REDD", argumentou Jonckheere. A Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) é um dos mecanismos criados pelas Nações Unidas que inclui na conta das emissões de gases de efeito estufa aquelas que são evitadas pela redução do desmatamento e pela degradação florestal.

A ferramenta começou a ser elaborada mais efetivamente na última Conferência do Clima, em Cancún, e pode beneficiar principalmente os países em desenvolvimento. "Existem duas maneiras de essas nações vigiarem suas florestas para aderir ao REDD: elas podem começar do zero e inventar seu próprio sistema ou utilizar o know how já existente. E nisso o Brasil pode ajudar", pontuou a representante da FAO.

Os efeitos práticos

O monitoramento por satélite da floresta amazônica brasileira ganhou impulso com a criação do programa de computador Terra Amazon. O sistema coleta as imagens do satélite norte-americano Ladsat e as transforma em informações: mapas, área e local onde acontece a degradação florestal.

O projeto nasceu na era do papel, avançou pela idade digital e ganhou diferentes versões: o Prodes mede taxas anuais de desmatamento e o Deter trabalha com um levantamento mais rápido, que emite alertas para a fiscalização. "Esses dados são disponibilizados para o Ibama em 15 dias, que vai no local fiscalizar para ver se está acontecendo alguma coisa", diz Alessandra Gomes.

Para André Muggiati, da Campanha Amazônia, do Greenpeace, o trabalho do Inpe é fundamental. "É a base para medir o progresso ou retrocesso nas políticas públicas na região amazônica. Sem o monitoramento, não daria para avaliar o que acontece na região." O especialista, que coordena os estudos do efeito da pecuária sobre a floresta, classifica a iniciativa como "pioneira e eficaz".

Muggiati complementa que, desde que começou a observação via satélite e picos de derrubadas de árvores foram identificados, o governo brasileiro agiu para conter a degradação florestal. "Por isso vemos que a curva do desmatamento diminui. E o interessante é que esses dados são acessíveis para todos, a sociedade é alertada e pode fazer pressão para que o governo reaja", comentou.

A expectativa é que o Inpe divulgue em breve as taxas de desmatamento de 2010/2011 – o instituto costuma publicar os dados em meados de setembro ou outubro. Ativistas preveem que a degradação na Amazônia tenha aumentado nesse período, e que esse "atraso" possa ser motivado pela discussão acalorada em Brasília, que debate a flexibilização do Código Florestal.

Autora: Nádia Pontes
Revisão: Roselaine Wandscheer

Fonte:http://www.dw-world.de/dw/article/0,,15509587,00.html?maca=bra-newsletter_br_Destaques-2362-html-newsletter

34 aplicativos essenciais em seu smartphone

Megan Geuss e Armando Rodriguez, PCWorld EUA, e Rafael Rigues, PCWorld Brasil
02-11-2011
Clima, segurança, dicas de viagem, redes sociais e mais. Seja você um usuário de Android, BlackBerry, iPhone ou Windows Phone 7, não pode ficar sem estes apps!

Não importa se você está à procura de um novo smartphone, ou se acha que ainda não tirou todo proveito de seu aparelho atual: achar bons aplicativos é a peça final do quebra-cabeças. Sabemos que o imenso número de “apps” disponíveis nas lojas online pode ser assustador, mas não se preocupe: elaboramos uma longa lista de itens essenciais que deve servir como um bom ponto de partida.

Nossa lista é seletiva: você não irá encontrar aplicativos para a Amazon, Facebook ou o Google Maps nela, já que se seu aparelho não veio com elas, você muito provavelmente já as instalou. Escolhemos apps que irão aumentar os recursos de seu aparelho e tornar seu uso mais fácil, seguro e até mais divertido. Talvez você até encontre algum sem o qual não conseguirá mais viver.

São ao todo 34 aplicativos, divididos em categorias que vão da previsão do tempo à segurança de suas informações, passando por fotografia, redes sociais e muito mais. Basta clicar em uma das categorias abaixo para ver a lista correspondente. E se você conhece um bom aplicativo que ficou de fora de nossa lista, ou se tem sugestões para equivalentes em outras plataformas, como Symbian, deixe sua sugestão nos comentários.

Leia também
» Cadê meu Android? Aprenda a localizar um smartphone perdido ou roubado

Previsão do tempo: com estes cinco aplicativos você nunca mais vai se molhar porque esqueceu o guarda-chuva. E elas vão muito além do “frio ou calor”, com informações detalhadas sobre a movimentação de massas de ar, notícias e até mapas de radar.

Viagens: estes quatro apps vão ajudá-lo em todos os passos, desde a partida com informações sobre seu vôo até sugestões de onde comer, o que visitar e o mais importante: como voltar para o hotel depois!

Social: mais do que manter você em contato com os amigos, estes cinco apps ajudam a evitar gastos com mensagens SMS e usam a “sabedoria da multidão” para recomendar lojas, restaurantes e até mesmo ajudar a encontrar aquela promoção imperdível perto de você.

Produtividade: um smartphone também pode ser uma ferramenta de trabalho. Use estes cinco apps para manter arquivos em sincronia entre o PC e o smartphone, tomar notas, criar listas de tarefas e até controlar remotamente o PC!

Video e foto: a melhor câmera é a que está sempre com você, e geralmente esta é seu smartphone. Deixe-o ainda melhor com estes seis apps que permitem tirar fotos, aplicar filtros e efeitos e compartilhar suas criações com todo o mundo.

Notícias: soube da última? Se não, é hora de instalar um novo aplicativo de notícias em seu smartphone. Temos seis sugestões que irão lhe manter a par de tudo o que acontece, seja em seus sites favoritos ou no mundo.

Segurança: smartphones são alvo de bandidos não só pelo valor do hardware, mas também pelo verdadeiro “tesouro” de informações pessoais armazenadas neles. Experimente uma de nossas quatro sugestões e mantenha seus dados a salvo!

Fonte:http://pcworld.uol.com.br/noticias/2011/11/02/34-aplicativos-essenciais-em-seu-smartphone/

Os melhores utilitários gratuitos para seu PC

Megan Geuss, PCWorld EUA
03-11-2011
Separamos 5 programas para recuperar um PC que não “dá boot”, livra-se do lixo acumulado, desfragmentar o HD, lidar com arquivos compactados e fazer um inventário do hardware



Tudo fica melhor com um upgrade. Mas programas que deixem seu computador mais versátil podem custar dezenas ou centenas de reais. Felizmente, os programas que listamos aqui não custam nada: são “freeware” (software grátis) no mais puro sentido da palavra. Alguns deles podem ter recursos limitados em relação a uma versão “completa” (e paga), mas incluímos apenas programas com recursos suficientes para serem úteis.

Não há dois PCs iguais, então você precisa se certificar de que o software que baixar é compatível com sua máquina. Todos os programas que listamos funcionam no Windows 7, e a maioria deles também funciona com versões mais antigas do Windows como o Vista ou XP, mas verifique os requisitos de sistema de cada um deles no site do fabricante antes de instalar.

Também é recomendado criar um ponto de restauração do sistema antes de instalar qualquer programa que tenha acesso aos seus arquivos ou configurações do sistema operacional, como anti-vírus, aplicativos de desktop remoto, utilitários para remoção segura de arquivos, etc. A regra é simples: é melhor prevenir do que remediar. Se algum programa causar problemas, basta “voltar” o sistema para o ponto de restauração feito antes de sua instalação e pronto!

Com tudo pronto, é hora de “incrementar” seu PC. Preparado? Começamos com 5 utilitários que vão ajudá-lo a recuperar um PC afetado por malware, livrar-se do “lixo” acumulado na máquina, obter informações detalhadas sobre seu hardware, desfragmentar o HD e lidar com arquivos compactados.

BootMed: baseado no Ubuntu, este disco de boot foi projetado para recuperar PCs com Windows com erros na inicialização (boot) ou infectados por malware. O BootMed é simples, mas não é exatamente fácil de usar. Entre o pequeno, porém variado, conjunto de ferramentas inclusas estão um gerenciador de partições, um utilitário que permite a execução de programas Windows para remoção de malware, o utilitário PhotoRec para recuperação de arquivos e o TestDisk para recuperação de partições e diagnóstico de problemas de boot. Tudo isso apresentado em uma interface desktop. Usuários familiarizados com o Linux também tem acesso à linha de comando usando um terminal. É um download grande, quase 700 MB, mas vale a pena.

CCleaner: uma das mais populares ferramentas para remoção do “lixo” que se acumula ao longo do tempo em seu PC, o CCleaner pode remover arquivos temporários, esvaziar o cache do navegador, limpar o registro do Windows e muito mais. E a ferramenta é inteligente o suficente para, ao apagar os cookies do navegador, deixar aqueles úteis, como os pertencentes a serviços do Google ou Yahoo!. A principal novidade na versão 3.0 é que ela funciona em versões de 64-Bits do Windows.

PC Wizard: se você quer informações extremamente detalhadas sobre o hardware e software de seu PC, o PC Wizard é a ferramenta certa. Capaz de criar uma lista com todos os componentes de sua máquina, ou de indicar o nível de atividade em cada um dos núcleos do seu processador, ele também mostra informações sobre pontos de restauração, inicialização e desligamento da máquina e inclui benchmarks capazes de testar várias partes do sistema.

7-Zip: disponível em versões para sistemas de 32 ou 64 Bits, o 7-Zip é capaz de criar e expandir arquivos .ZIP usando criptografia AES. Isso é importante porque o método padrão de proteção de arquivos .ZIP, com uma senha simples, é facilmente quebrado e insuficiente se você quer enviar documentos importantes por e-mail, por exemplo.

Além disso o 7-Zip tem seu algoritmo próprio de compressão, produzindo arquivos com a extensão .7z que ocupam menos espaço que arquivos .ZIP equivalentes, e é capaz de lidar com arquivos em outros formatos, como .RAR, .ARJ, .LHA, .TAR, .GZ, .BZ2 e muitos outros. Resumindo: se você precisa abrir, ou criar, um arquivo compactado, não há ferramenta melhor que o 7-Zip.

Smart Defrag: uma das formas mais fáceis de ter certeza de que você conseguirá recuperar seus arquivos em caso de um acidente com o HD é desfragmentar o disco, e o Smart Defrag é uma ótima ferramenta para isso. Testes recentes mostraram que desfragmentar um disco não traz um ganho de desempenho tão grande quanto as pessoas esperam, mas “agrupar” todos os pedaços de um arquivo em um só local torna mais fácil recuperá-los se o arquivo for excluído por engano, por exemplo.

Assim como o utilitário de desfragmentação embutido no Windows, este programa analisa seu disco, mostra os resultados e permite a você decidir se quer continuar com o processo. Também há recursos como diferentes níveis de desfragmentação: de “completa” a um simples reposicionamento dos arquivos para quem fiquem nos locais mais adequados. O utilitário só não é recomendado para quem tem uma unidade SSD, já que a reescrita constante pode desgastar os bancos de memória.

Fonte:http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/11/03/os-melhores-utilitarios-gratuitos-para-seu-pc/

Supercomputador japonês supera os 10 petaflops



O K Computer acaba de chegar às 10,51 mil biliões de operações de vírgula flutuante por segundo. O que o torna no melhor candidato a liderar o ranking da supercomputação.

Com estes números, o computador japonês estabelece um novo recorde na história da informática, ao tornar-se a primeira máquina do mundo que consegue superar os 10 Petaflops.
Com os valores agora anunciados tudo leva a crer que o K Computer deverá figurar no primeiro lugar do Top 500, a lista dos supercomputadores mais rápidos do mundo que deverá ser anunciada durante a próxima semana, noticia a Wired.
O K Computer é um projeto do governo japonês que está orçado em 1,2 mil milhões de dólares.
O desenvolvimento deste supercomputador teve por ponto de partida uma parceria entre a NEC, a Hitachi e a Fujitsu.
A crise financeira de 2009 acabaria por levar à desistência da Hitachi e da NEC. Pelo que hoje, no K Computer, dominam os processadores SPARC64 VIIIfx da Fujitsu.
O supercomputador, que está sedeado na cidade de Kobe, é composto por 864 racks de servidores e 88 mil processadores interconectados. A instalação das últimas máquinas teve lugar em Agosto - mas só agora a Fujitsu anunciou o novo recorde da computação.


Ler mais: http://aeiou.exameinformatica.pt/supercomputador-japones-supera-os-10-petaflops=f1011022?amp=#ixzz1cjM43eZl

Fonte:http://aeiou.exameinformatica.pt/supercomputador-japones-supera-os-10-petaflops=f1011022?amp=

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dirigir bêbado é crime, confirma STF



Por Redação Yahoo! Brasil | Yahoo! Notícias – 1 hora 51 minutos atrás


No fim de setembro, ministros do Supremo rejeitaram um habeas corpus (HC 109269) impetrado pela Defensoria Pública da União em favor de um motorista de Araxá (MG) que havia sido denunciado por dirigir embriagado.

Para os ministros do STF, é irrelevante questionar se o comportamento do motorista atingiu ou não algum bem. “É como o porte de armas. Não é preciso que alguém pratique efetivamente um ilícito com emprego da arma. O simples porte constitui crime de perigo abstrato porque outros bens estão em jogo”, disse o ministro Ricardo Lewandowski, relator do STF.

Antes da lei seca, só era considerado crime caso o motorista bêbado causasse algum dano ou agisse de forma imprudente. Mas, mesmo depois da reforma do artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, alguns juízes continuaram com o mesmo entendimento.

Fonte:http://br.noticias.yahoo.com/dirigir-bebado-e-crime-confirma-stf.html

iPhone 4S pode ser produzido no Brasil



Homologação da ANATEL dá indícios de fabricação do smartphone no país
01 de Novembro de 2011 | 13:45h

A homologação do iPhone 4S pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), na data de 31 de outubro, parece ter revelado mais do que a simples permissão de comércio. Além das faixas de rádio-frequência, o documento que oficializa tal homologação cita as possíveis fábricas que montarão o smartphone.

E, ao lado da sede da Foxconn em Shenzen, China, também está o suposto endereço da fábrica da empresa em Jundiaí, São Paulo. É a primeira vez que um endereço brasileiro aparece na documentação oficial da ANATEL, em relação ao iPhone.

Ainda não há previsão de quando o aparelho será lançado no Brasil. Procuradas pelo Olhar Digital, as operadoras nacionais e a Apple não se manifestaram.

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/mobilidade/noticias/iphone_4s_pode_ser_produzido_no_brasil

Designer cria caneta que identifica e "rouba" as cores dos objetos



Dispositivo é a versão real da ferramenta "conta-gotas" do Photoshop. É só apontar, esperar as tintas se misturarem e soltar a criatividade
01 de Novembro de 2011 | 09:36h

O designer coreano Jinsu Park desenvolveu um dispositivo que traz a ferramenta "conta-gotas" do Photoshop para a vida real. Trata-se de uma caneta que identifica e capta a cor de qualquer objeto.

O usuário só precisa aproximar a caneta ao objeto desejado, apontar o sensor RGB (vermelho, verde e azul, em português) e apertar o botão. Assim, o dispositivo identifica a cor do objeto em seu visor lateral e faz a mistura de cores, com tintas que ficam armazenadas em pequenos reservatórios. Assim, o usuário pode escrever e desenhar na cor do objeto que desejar.

Confira algumas imagens da caneta:




Não há previsão de venda da caneta e nem preço sugerido.

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/designer_cria_caneta_que_identifica_e_rouba_as_cores_dos_objetos

Sangue sintético pode ser criado antes de 2015



Uma equipa de investigadores da Universidade de Edimburgo, Escócia, está a trabalhar num material similar aos glóbulos vermelhos. O sangue sintético pode começar a correr em algumas veias antes de 2015.

Os investigadores escoceses têm feito experiências com células estaminais retiradas da medula óssea de dadores saudáveis, com o objetivo de criar uma alternativa artificial aos glóbulos vermelhos.
A investigação contempla ainda o desenvolvimento de uma versão artificial da proteína que transporta o oxigénio no sangue (a hemoglobina).
De acordo com a versão britânica da Wired, os investigadores estão a concentrar esforços na produção de sangue sintético do tipo O-negativo, por ser compatível com 98% da humanidade.
Os mentores do projeto acreditam que os primeiros ensaios com humanos poderão ser feitos ainda antes de 2015, mas lembram que o sangue sintético apenas deverá ser usado em situações em que há escassez de "sangue natural".
Os mesmos investigadores acreditam que, na próxima década, o sangue artificial possa vulgarizar-se nos hospitais e clínicas.
Apesar de não poder substituir na totalidade o "sangue natural", o sangue sintético tem a vantagem de não servir de veículo transmissor de doenças como o HIV ou a hepatite.


Ler mais: http://aeiou.exameinformatica.pt/sangue-sintetico-pode-ser-criado-antes-de-2015=f1011012?amp=#ixzz1cdH7g8sE
Fonte:http://aeiou.exameinformatica.pt/sangue-sintetico-pode-ser-criado-antes-de-2015=f1011012?amp=

Robôs podem substituir profissionais e afetar economia



Segundo especialistas, mudanças já podem ser sentidas e, em dez anos, muitos postos antes dominados por humanos vão dar lugar aos robôs.
Por SHARON GAUDIN, DA COMPUTERWORLD/US

As máquinas substituirão humanos em profissões das mais diversas, de modo que a economia global será afetada dramaticamente, afirmaram especialistas da indústria e economistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) durante um simpósio sobre robótica, realizado nesta segunda-feira (31/10). Mais do que isso, destacaram, a transição já começou.

“O que finalmente estamos vendo é que nossos ajudantes digitais não só nos alcançaram, como estão nos ultrapassando”, aponta Andrew McAfee, pesquisador do MIT e coautor do livro Race Against the Machine (Corrida Contas a Máquina). “Em alguns quesitos, elas já são superiores.”

McAfee destaca, entre outros pontos, que o supercomputador Watson, da IBM, recentemente venceu desafiantes humanos no Jeopardy – concurso televisivo de perguntas e respostas – que o carro desenvolvido pela Google já anda pelas ruas da Califórnia sem precisar de motorista, e que as forças armadas têm utilizado robôs tanto para batalhas no solo quanto no ar.

“Nós pensávamos que os humanos tinham atingido um alto nível nesses setores”, diz. “Mas, de repente, olhamos em volta e percebemos que os computadores estavam se dando bem em áreas em que, supostamente, não deveriam. Veremos muitas máquinas exercendo atividades em profissões hoje dominadas pelas pessoas.”

Ainda assim, ele acredita que não há motivo para desesperar-se. Os robôs não serão chefes ou diretores. Não comandarão reuniões ou departamentos. Certamente, porém, substituirão funcionários em centrais de atendimento, elaborarão análises financeiras e ocuparão vagas em que a criatividade ou o improviso não são virtudes tão necessárias.

“Há uma mudança na forma como as atividades estão sendo realizadas”, afirma Erik Brynjolfsson, diretor do departamento de negócios digitais do MIT. “Em breve, o número de pessoas contratadas na H&R Block – companhia americana que calcula os impostos devidos de seus clientes – será menor, já que softwares farão seu papel.”

Substituições
Não só as profissões que exigem muita criatividade estarão a salvo, dizem os especialistas. Garçons e pessoas que passeiam com cães dificilmente serão substituídos, assim como médicos e profissionais que trabalham com alta tecnologia.

“Pensem em áreas ligadas a administração”, diz Brynjolfsson. “Atividades em que se exige a cópia de dados e alguns cálculos serão cada vez mais exercidas por computadores. Não só nos Estados Unidos – por conta do tamanho de seu mercado – mas em todos os países as posições intermediárias estão em risco.”

A McAfee ressalta, porém, que não se deve acreditar que as máquinas tomarão os espaços dos humanos, deixando-os sem nada para fazer. “A tecnologia não elimina trabalhos de uma vez. Ela pode ajudar em áreas como a da saúde, mas a distribuição dificilmente será equitativa”, alerta. “Não devemos nos preocupar com o fim das profissões, mas talvez as consequencias não nos agradarão. Precisamos observar com atenção todo esse contexto.”

“Há dez anos, quando telefonava para minha companhia de TV a cabo, dificilmente seria atendido por um computador e, daqui uma década, os vejo pilotando carrinhos de golfe. Penso os veículos em aeroportos, como aqueles pequenos caminhões, serão autônomos.”

O especialista, porém, não vislumbra um local de trabalho sem a presença de pessoas. “Isso, por enquanto, é pura ficção científica. A tecnologia não é ruim para a economia, pois nos torna mais produtivos. O problema é que não há como prever que ela afetará todos da mesma forma. O trabalhador médio será passado para trás por ela.”

Quanto a isso, os economistas concordam: trata-se de um desafio que demandará muitas discussões e planejamento.

Fonte:http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/11/01/robos-podem-substituir-profissionais-e-afetar-economia/