Translate

sábado, 19 de março de 2011

LHC pode se tornar a primeira máquina do tempo do mundo

O Grande Colisor de Hádrons (LHC) é o maior experimento científico da história.[Imagem: CERN]


LHC do tempo

O LHC (Large Hadron Collider), além de ser o maior experimento científico do mundo, pode se tornar também a primeira máquina capaz de fazer a matéria viajar de volta no tempo.

Isto se Tom Weiler e Chui Man Ho estiverem corretos.

Os dois físicos da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, acabam de propor a ideia em um artigo ainda não aceito para publicação, enviado para o repositório arXiv.

"Nossa teoria é um tiro de longa distância," admite Weiler. "Mas ela não viola nenhuma lei da física e nem qualquer restrição experimental.

Partículas de Higgs

Um dos maiores objetivos do LHC é encontrar o bóson de Higgs, uma partícula hipotética da qual os físicos lançam mão para explicar porque partículas como os prótons, nêutrons e elétrons possuem massa.

Se o Grande Colisor de Hádrons realmente conseguir produzir essa que é chamada a "partícula de Deus", alguns físicos acreditam que ele irá criar também uma segunda partícula, o singleto de Higgs.

Segundo a proposta de Weiler e Ho, esses singletos teriam a capacidade de saltar para uma quinta dimensão, onde eles poderiam se mover para frente e para trás no tempo, retornando depois para nossa dimensão, mas reaparecendo no futuro ou no passado.

Comunicação com o passado e com o futuro

"Uma das coisas mais atrativas dessa abordagem da viagem no tempo é que ela evita todos os grandes paradoxos," diz Weiler.

Na verdade, a abordagem evita os passageiros mais problemáticos na viagem. Como somente partículas com características tão especiais poderiam viajar no tempo, ninguém poderia retornar ao passado e matar algum antecessor, eliminando a possibilidade da própria existência.

"Entretanto, se os cientistas puderem controlar a produção dos singletos de Higgs, eles poderão enviar mensagens para o passado ou para o futuro," propõe Weiler.



Ilustração da teoria dos singletos viajantes no tempo. Quando dois prótons colidem no LHC, a explosão pode criar um tipo especial de partícula, chamado singleto de Higgs, que seria capaz de viajar no tempo pegando atalhos em outras dimensões. [Imagem: Jenni Ohnstad / Vanderbilt]
Testar a teoria, segundo os físicos, será fácil: bastará observar se o LHC produz os singletos de Higgs e se os produtos do seu decaimento começam a surgir espontaneamente.

Neste caso, garantem eles, isso indicará que esses produtos estão sendo gerados por partículas que viajaram de volta no tempo para reaparecer antes da ocorrência das colisões que as originaram.

Máquinas do tempo do futuro podem ser detectadas hoje
Teoria-M

A proposta é baseada na Teoria-M, que tem a pretensão de ser uma "teoria de tudo".

A Teoria-M requer a existência de 10 ou 11 dimensões, em vez das quatro que nos são familiares (as três espaciais mais o tempo). Isso levou à sugestão de que nosso Universo pode ser uma membrana - ou "brana" - quadridimensional flutuando em um espaço-tempo multidimensional, chamado de "O Todo" (Bulk).

Segundo essa "visão de mundo", os blocos fundamentais do nosso Universo estão permanentemente presos à sua brana, o que os impede de viajar para outras dimensões.

Mas pode haver exceções - a gravidade, por exemplo, seria uma força tão fraca porque ela se difunde por outras dimensões. Outra possível exceção seria o singleto de Higgs, que responde à gravidade, mas a nenhuma das outras forças básicas.

Chui Man Ho e Thomas Weiler, os proponentes de uma forma de viagem no tempo que poderia ser detectada pelo LHC. [Imagem: John Russell / Vanderbilt]
Neutrinos estéreis

Uma terceira possibilidade seria um ainda mais elusivo neutrino estéril, um parente mais raro dos quase indetectáveis "neutrinos normais".

Um neutrino normal interage tão pouco com a matéria que pode atravessar um cubo de um ano-luz de lado feito de chumbo sem se chocar com nenhum átomo.

Os neutrinos estéreis não se chocariam nunca com nada - eles também reagiriam apenas com a gravidade, o que os torna passageiros viáveis para a máquina do tempo de Weiler e Ho.

Um experimento realizado no ano passado dá suporte à existência dos neutrinos estéreis.

Viajar mais rápido do que a luz

E a ideia vai além: se os neutrinos estéreis pegarem atalhos por outras dimensões, do ponto de vista da nossa dimensão eles poderiam viajar em velocidades mais altas do que a velocidade da luz.

Neutrino camaleão abre caminho para uma nova física
De acordo com a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, há certas condições nas quais viajar mais rápido do que a velocidade da luz é equivalente a viajar de volta no tempo - foi aí, segundo os dois físicos, que eles entraram no especulativo campo das viagens no tempo.

Especulações que, por enquanto, estão rendendo bem no mundo da ficção científica. Os recentes Teoria Final, de Mark Alpert, e A Máquina do Tempo Acidental, de Joe Haldeman, amparam-se na ideia dos neutrinos viajantes no tempo.

LHC poderá testar propulsão hiperdrive para naves espaciais
Bibliografia:

Causality-Violating Higgs Singlets at the LHC
Chiu Man Ho, Thomas J. Weiler
7 Mar 2011
http://arxiv.org/abs/1103.1373

Fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=lhc-maquina-do-tempo&id=010130110316&ebol=sim

Caneta quântica escreve com átomos em cristal de luz



Com a ajuda de um feixe de laser, átomos individuais presos em um cristal óptico podem ser manipulados de forma precisa.[Imagem: I. Bloch/MPQ]


Físicos criaram o que eles estão chamando de "caneta quântica", um instrumento capaz de não apenas de escrever com átomos, mas também de "escrever nos átomos", usando-os para guardar dados.

O instrumento, criado por cientistas do Instituto Max Planck na Alemanha, permite a manipulação de átomos individuais presos em uma rede de luz, organizando-os no padrão desejado.

Este um feito importante na área da computação quântica e dos simuladores quânticos, que poderão ser usados para estudar o comportamento de sistemas complexos demais para os simuladores computacionais tradicionais.

Cristal de luz

O tabuleiro onde os átomos são movidos é um cristal de luz, um arranjo óptico artificial onde uma série de lasers cria uma rede óptica que é um análogo da rede atômica de um cristal real.

O cristal de luz pode ser melhor entendido quando comparado com uma cartela de ovos - os lasers superpostos criam as separações, ou as paredes da cartela. Cada "buraco" dessa cartela óptica é capaz de acomodar um único átomo, que fica preso pelos feixes de luz ao seu redor.

Usando um microscópio eletrônico para guiá-los, os cientistas dispararam um laser altamente focalizado, de forma que ele atingisse os átomos individualmente, com altíssima precisão.

O laser deforma ligeiramente a camada de elétrons do átomo, alterando seu spin. Átomos com spin - com um momento angular intrínseco - comportam-se como se fossem pequenas agulhas magnéticas, que podem se alinhar em dois sentidos opostos.

Se os átomos forem irradiados com micro-ondas que estejam em ressonância com o spin alterado, somente os átomos que foram atingidos pelo laser absorvem o fóton de micro-ondas, o que faz seu spin se inverter. Todos os outros átomos do cristal de luz permanecem inalterados.

Ou seja, o experimento é capaz de usar o spin dos elétrons para armazenar dados digitais, que eventualmente poderão ser processados em um computador quântico.



Os padrões escritos com a caneta atômica têm entre 10 e 30 átomos, presos no interior de um cristal de luz. [Imagem: I. Bloch/C. Weitenberg/P. Schaub/MPQ]
Caneta de átomos

A seguir, os cientistas alteraram o spin de todos os átomos em uma linha, mostrando a precisão alcançada com seu dispositivo - o índice de eficiência nessa alteração foi de 95%.

A operação foi repetida em diversos graus de complexidade. Depois que os átomos com o spin invertido são retirados da armadilha óptica, é possível ver claramente o padrão "escrito" nos átomos - o que levou os cientistas a chamarem o mecanismo de caneta quântica.

A rede óptica que cria o cristal artificial forma uma estrutura conhecida como isolante de Mott. "Um isolador Mott com exatamente um átomo em cada ponto da rede funciona como um registrador quântico natural com algumas centenas de bits, o ponto de partida ideal para o processamento de informações quânticas," afirma Stefan Kuhr, coautor do trabalho.

O próximo passo é realizar operações lógicas entre quaisquer dois átomos selecionados na rede. Esta seria uma demonstração do funcionamento da estrutura como um processador quântico.

Bibliografia:

Single-Spin Addressing in an Atomic Mott Insulator
Christof Weitenberg, Manuel Endres, Jacob F. Sherson, Marc Cheneau, Peter Schaub, Takeshi Fukuhara, Immanuel Bloch, Stefan Kuhr
Nature
16 March 2011
Vol.: 471, 319 (2011)
DOI: 10.1038/nature09827

Fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=caneta-quantica-atomos-cristal-luz&id=010110110318&ebol=sim

Agulha mais fina do mundo vai para o Guinness Book



Da esquerda para a direita, (1) a ponta inicial, com múltiplos átomos visíveis, (2) uma primeira remoção e, finalmente, (3) a ponta perfeita, com um único átomo de tungstênio.[Imagem: NINT]


Objeto mais fino do mundo

Em um recorde absolutamente insuperável, pesquisadores canadenses construíram o objeto mais afiado possível, uma agulha que possui um único átomo em sua extremidade.

Essa "agulha", que é na verdade uma ponta de microscópio eletrônico, acaba de ser aceita pelo Guinness Book como o objeto mais afiado já construído pelo homem.

Várias técnicas de microscopia eletrônica geram imagens computadorizadas das amostras utilizando uma ponta finíssima que vai passando sobre a superfície da amostra. A interação entre a ponta e o material que está sendo observado é usada para gerar uma imagem da estrutura desse material.

Desta forma, quanto mais fina for a ponta, maior será a resolução do microscópio.

Diversão e dinheiro

A equipe do professor Robert Wolkow, da Universidade de Alberta, desenvolveu uma técnica de lixiviação que permite a retirada controlada de átomos de uma superfície.

A precisão alcançada é tão grande que os cientistas conseguiram deixar um único átomo na extremidade da ponta do microscópio, que é feita de tungstênio.

"Nós não fizemos isso com a intenção de quebrar um recorde mundial, nós estávamos tentando fabricar uma ferramenta melhor para a nossa pesquisa," afirmou Wolkow. "Ter um recorde mundial é uma conquista divertida, mas estamos realmente interessados em comercializar este produto".

Fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=agulha-mais-fina-mundo-ponta-microscopio&id=010165110317&ebol=sim

Nanorrobô molecular de DNA pode ser programado



A pequena fita de DNA segue as instruções programadas em um conjunto de moléculas que funcionam como combustível e como instruções de programação que determinam seu destino. [Imagem: NanoLetters]


Físicos da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, desenvolveram um robô molecular programável.

Ao contrário do "aspecto metálico" mais comum dos robôs, a máquina molecular sub-microscópica é feita de DNA sintético, construída como uma técnica conhecida como origami de DNA.

Nanomáquinas e nanofábricas

A pequena fita de DNA segue as instruções programadas em um conjunto de moléculas que funcionam como combustível e como instruções de programação que determinam seu destino.

A posição das moléculas entre as trilhas - separadas uma das outras por apenas 6 nanômetros - determina se a fita de DNA deve virar para a esquerda ou para a direita ou seguir em frente.

Andrew Turberfield e seus colegas afirmam que o robô molecular programável representa um passo importante em direção às nanomáquinas e nanofábricas, conceitos futurísticos que preveem a construção de objetos molécula por molécula.

Robô molecular programável

Vários experimentos anteriores já demonstraram a possibilidade de criar nanorrobôs de DNA.

Nanorrobô feito de DNA dá os primeiros passos
A maioria deles move-se em um estilo bípede, ligando-se e desligando-se alternadamente de pontos de ancoragem ao longo de um trilho de DNA, conforme os cientistas adicionam as moléculas que funcionam como combustível.

Mas os cientistas querem construir nanorrobôs que possam ser programados antecipadamente e se movam de forma autônoma, para diferentes direções - isto é essencial para aproveitar o seu potencial como sistema de transporte de carga em máquinas moleculares e nanofábricas.

O avanço agora descrito é um passo importante em direção a esse objetivo: o nanorrobô de DNA pode ser programado antecipadamente para escolher entre as diferentes rotas de uma trilha molecular, em vez de mover-se apenas em linha reta ou de ter de esperar que cientista adicione a molécula para dar-lhe uma direção.

Programação química

A chave para este movimento especializado é o chamado "gancho de combustível", uma molécula que serve tanto como fonte de energia química para a propulsão do robô ao longo da via, quanto como uma instrução de direcionamento.

Ao encontrar cada molécula, o robô recebe seu combustível e a instrução sobre qual deve ser seu próximo movimento - virar à esquerda ou à direta, por exemplo.

Segundo os cientistas, esse controle preciso do percurso do robô pode potencialmente permitir o transporte de fármacos no interior do corpo humano ou outros materiais em nanofábricas.

Recentemente, pesquisadores da IBM demonstraram que, no futuro, moléculas de DNA poderão ser usadas na fabricação de chips eletrônicos.

Bibliografia:

A Programmable Molecular Robot
Richard A. Muscat, Jonathan Bath, Andrew J. Turberfield
Nano Letters
Vol.: 11 (3), pp 982-987

Fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nanorrobo-molecular-dna-programavel&id=010180110316&ebol=sim
Brasileiros criam sensor portátil de monitoramento ambiental
Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/03/2011



O Caipora é a maleta na parte de baixo da bancada de testes. [Imagem: INT]


Sensores ambientais

O nome técnico do aparelho é Registrador Multipropósito Modular para Monitoramento Remoto - mas ele atende também por Caipora.

Pertencente a uma categoria emergente de equipamentos de monitoramento ambiental, o Caipora pode ser conectado a vários sensores, que podem monitorar parâmetros sobre o ar, a água e o solo.

A criação é dos pesquisadores Alexandre Benevento, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), e Geraldo Cernicchiaro, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), que estão aperfeiçoando o equipamento desde 2006.

Monitoramento da água

Segundo Benevento, o uso atual do Caipora está mais focado no monitoramento da água.

"Hoje o que fazemos melhor é monitorar parâmetros físico-químicos de água. Mas, com os sensores adequados, podemos também monitorar os parâmetros de ar, como os de poluição e gases de efeito estufa", conta o pesquisador.

O Caipora trabalha com processamento distribuído. Em vez de um processador de alta capacidade que gerencie tudo, no registrador multipropósito cada placa eletrônica tem um processador. De acordo com Benevento, isso dá versatilidade ao equipamento.

Outra vantagem do processamento distribuído é a drástica redução de custos. "Os microcontroladores são baratos e, como são distribuídos, não precisam ter uma capacidade de processamento muito grande, o que otimiza ainda mais o custo," explica.

Bateria e energia solar

Ainda na sua primeira fase, o Caipora passou a ter um modelo com placas alimentadas por baterias, o que permite fazer o monitoramento em campo.

"Nós queríamos algo que se encaixasse bem no ambiente industrial," conta Benevento. Então, surgiu o formato de uma caixa industrial com o cabo do transdutor na lateral do aparelho.

Atualmente, o Caipora está na fase dois. O registrador multipropósito tornou-se uma maleta, ou seja, é inteiramente portátil. Além disso, o cabo que liga o sensor, o próprio transdutor que monitora os parâmetros da água, as baterias, e toda a eletrônica, ficam dentro da maleta.

O aparelho fica ligado a um modem que transmite as leituras à distância para um computador. "O transdutor vai para o Caipora, faz as medidas, registra em cartão de memória e, se programado, manda os dados por rede 3G ou internet", explica o o pesquisador.

O equipamento também já é dotado de um painel solar, permitindo que o monitoramento seja feito em qualquer lugar, mesmo em áreas onde não há disponibilidade de rede de energia elétrica.

Fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=brasileiros-criam-sensor-portatil-monitoramento-ambiental&id=010125110316

Como ter sucesso na busca de um emprego na área de TI



O aquecimento da economia brasileira, somado a um aumento da demanda por tecnologia, contribuíram para a abertura de novas vagas de trabalho na área de TI. O que representa uma excelente oportunidade para quem busca o primeiro emprego no setor ou para quem já atua nesse mercado, mas procura novos desafios.

Antes de sair em busca do emprego ideal, no entanto, os profissionais do mercado de tecnologia precisam aprender algo que não é muito comum a quem atua no setor: fazer seu marketing pessoal. Pelo menos, é o que indica a consultoria especializada em recrutamento Harris Allied.

A seguir, acompanhe cinco dicas que a consultoria dá para quem está interessado em buscar um emprego na área de TI:

1. Crie uma marca pessoal
Os profissionais devem construir sua imagem e descrevê-la com base em três questões: conhecimentos (habilidades individuais, educação e experiências específicas em determinados negócios ou setores), reputação (como você é conhecido, quem você conhece e o que as pessoas pensam a seu respeito) e apresentação (que inclui o currículo, capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal e estilo durante uma entrevista de emprego).

2. Potencialize seu currículo
Um currículo escrito em tópicos é a forma mais fácil de apresentar conhecimentos e experiências de forma objetiva. Para isso, os candidatos precisam listar todos os projetos e realizações no documento. É importante destacar também resultados importantes obtidos ao longo da carreira.

O candidato deve preocupar-se em usar palavras-chaves no currículo que sejam relevantes para a posição a que ele está se candidatando. Se um trabalho exige conhecimentos específicos, o candidato deve ressaltar isso na parte de resumo inicial. Isso porque, se o documento for colocado em um banco de currículos virtuais, ficará mais fácil achá-lo.

O tamanho do currículo deve ser proporcional ao temo de experiência. No caso de profissionais mais experientes, pode ter até três páginas, mas para um estagiário ou alguém recém-formado que quer entrar pela primeira vez no setor, uma página é suficiente.

3. Prepare-se para a entrevista
Antes de fazer a entrevista de emprego, o candidato precisa buscar o máximo de informações sobre a empresa e, em especial, as principais iniciativas dela na área de TI. Isso poderá ajudar a demonstrar interesse durante a entrevista e, principalmente, ajudar a se mostrar como alguém ideal para preencher a vaga.

A apresentação do candidato também é fundamental para passar uma imagem adequada. Assim, o profissional deve buscar entender com antecedência a cultura da empresa e, se possível, se vestir da forma mais adequada para a entrevista. Em caso de dúvida, use roupas com tons neutros e que estejam limpas e passadas.

4. Demonstre seu conhecimento
Durante a entrevista de emprego, o candidato deve aproveitar todas as oportunidades para demonstrar seus conhecimentos. Assim, ao longo da conversa, precisa trazer exemplos reais de seu envolvimento em projetos e de como sua contribuição afetou os resultados finais.

Vale destacar, no entanto, que o profissional de TI deve evitar jargões muito técnicos se ele estiver conversando com uma pessoa de outra área, como recursos humanos, para não ser mal compreendido.

5. Cuide de sua imagem nas redes sociais
Assegure-se de ter um perfil atualizado e completo na rede social LinkedIn. Ao mesmo tempo, visite sua página no Facebook ou no Twitter para apagar fotos ou comentários que possam afetar sua imagem profissional.

Além disso, faça uma busca do seu nome no Google para visualizar que tipo de texto, imagem, vídeo, entre outros, aparece. Isso porque, de forma geral, as empresas fazem esse tipo de busca na hora em que vão realizar uma contratação.

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/como_ter_sucesso_na_busca_de_um_emprego_na_area_de_ti

Ciência e Ensino: Faces da mesma Moeda



Artigo do pesquisador Eloi Garcia* enviado para a redação do Jornal da Ciência.

A ciência, como o ensino, faz parte da vida e deve chegar a toda a população. É o ponto encontro entre a aprendizagem, o conhecimento, o pensamento e a imaginação, para buscar ou tentar compreender o mundo que nos cerca e ter uma vida melhor. Ambas são essenciais porque contêm a objetividade, a visão diversificada fundamental das pessoas, a racionalidade e a luta contra o dogmatismo. Elas perdem o sentido quando se fecha em seus limites menores.

Não dá para ter uma vocação de cientista sem a de professor. Transferir e gerar conhecimentos são os pontos comuns. Ciência e ensino não são patrimônios de ninguém. São bens públicos e, por isto, dar-lhes uma dimensão social integrada é nossa obrigação, é nosso dever, é nosso compromisso. São atividades que não pertencem ao cientista ou professor isoladamente, mas sim a toda a população.

A emancipação das pessoas através da ciência e do saber crítico constitui o núcleo central que dá mais sentido a educação. A igualdade, a sustentabilidade, a cooperação e a inovação social devem estar presentes em todas as formas de aprendizagem de países que querem o desenvolvimento. Não podemos ter jovens do século 21, com professores/cientistas do século 20 em escolas do século 19. No mundo de hoje vive-se com idéias que nascem cotidianamente em um mundo que se modifica diariamente. Discerni-las é o papel da população bem educada.

Não se deve existir hierarquia entre os professores, cientistas e a população. Para aprender há necessidade de convivências tranqüilas, positivas, que envolva confiança, respeito e afeto entre as pessoas e o educador. O encanto da ciência e do ensino funciona como um todo, muito mais que a soma das partes, dos resultados, pois a aprendizagem se constrói e desconstrói diariamente. Deve-se sempre evitar a frase de Einstein: "a educação é o que sobra depois que esqueci o que aprendi na escola" ou a de Churchill: "sempre gostei de aprender, o que não gosto é o que me ensinam na escola".

A ciência e o ensino não devem ter pátria - a não serem os limites éticos e morais - nem fronteiras, é universal e deve chegar a todos os cidadãos. O governo sabe que o futuro do país depende de um trabalho árduo do presente na ciência e no ensino.

* Eloi S Garcia é pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), assessor da presidência do Inmetro, ex-presidente da Fiocruz, e membro da Academia Brasileira de Ciências.
Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=76779

10 programas gratuitos essenciais para o seu PC

Os melhores aplicativos de produtividade, para limpeza e manutenção de sistema e de ferramentas de mídia


E-mailImprimaComenteErros?aaaentre na conversa
Alguns programas são tão bons que você simplesmente precisa fazer o download. Normalmente, você precisa pagar por eles após o período de testes. Felizmente, uma vez ou outra, surge um software essencial totalmente gratuito. Programas indispensáveis e sem custo algum são os mais difíceis de serem encontrados.

Para facilitar sua vida, selecionamos 10 ótimos programas que podem manter seu computador rápido, divertido de usar e seguro. Alguns dos criadores pedem por uma pequena doação se você gostar de seus aplicativos, e outros oferecem versões “lite” mais antigas de programas mais completos – mas elas são todas grátis para baixar e usar.

Limpeza e manutenção de sistema
Programas de manutenção e limpeza de sistema são sempre úteis, e conhecemos algumas ferramentas que todos deveriam ter. A começar pelo CCleaner, o melhor programa gratuito que você pode encontrar para limpar um sistema e mantê-lo em ordem. Ele apaga arquivos temporários e desnecessários, remove seus registros de navegação, acaba com cookies não desejados e “liquida” arquivos desnecessários associados com vários programas, incluindo todos os navegadores mais conhecidos. Ele fornece até mesmo um limpador de registro.

Quer deixar o CCleaner ainda melhor? Baixe o CCEnhancer (também gratuito), que deixa o Cleaner mais poderoso ao aumentar a longa lista de programas que podem ser limpados. Ele limpa os rastros de mais aplicativos do que o CCleaner consegue fazer sozinho, adicionando favoritos como o Ashampoo Burning Studio, LogMeIn, Microsoft Works e muitos outros. E possui integração direta com o CCleaner, por isso não precisa aprender nada de novo.

Parte do trabalho de manter seu sistema em condições ideais é saber o que há dentro dele, e é aí que o LookInMyPC pode te ajudar. Ele analisa seu computador e produz um relatório excepcionalmente detalhado, incluindo fabricante do computador, seu número serial, quantidade de memória RAM, espaço do disco rígido, e outras informações parecidas sobre o hardware.

De modo geral, ele oferece muito mais do que os usuários querem saber, apesar de essa quantidade de detalhes ser ideal para os geeks; se você der uma “fuçada” nele, poderá ver o número de componente dos seus módulos de RAM, todos os drivers de impressora instalados, lista de atualizações e patches e muito mais.

Também é importante se certificar de que sua máquina tenha a versão mais recente dos softwares. O app gratuito Secunia PSI faz uma checagem no seu computador, encontra todos os programas instalados, avisa sobre quais precisam de update e então te ajuda a fazer as atualizações. Ele também mostra quais programas desatualizados representam um risco de segurança, e pode até mesmo atualizar automaticamente seus aplicativos após uma pequena configuração.




LookInMyPC te dá um relatório detalhado do seu computador

Ferramentas de mídia
Também vale baixar algumas ótimas ferramentas para lidar com mídia. Uma que você absolutamente precisar ter é o IrfanView, um ótimo visualizador gráfico e editor de imagens básico. Ele é rápido, simples de usar e gratuito – o que mais você pode querer? Ele visualiza praticamente todos os tipos de arquivos, e faz isso com muita rapidez. Você também pode usá-lo para converter tipos de arquivos, adicionar efeitos e realizar outras tarefas básicas de edição. E ele ainda mostra arquivos como slideshows e reproduz arquivos multimídia.

Se você está buscando por uma ferramenta mais poderosa para edição de fotografias, vai querer baixar o Photoscape. Como um programa gratuito, esse poderoso software é realmente marcante. Você vai ficar impressionado com sua funcionalidade. Para começar, ele oferece um editor de fotografias, um visualizador de arquivos, um criador de slideshows, um editor em grupo e um programa de captura de tela. E cada componente vem com muitos recursos. Por exemplo, você pode combinar múltiplas fotos em um único frame e converter imagens em formato RAW – usado em muitas câmeras digitais – para arquivos .jpg.

Se o seu gosto está mais para multimídia, um ótimo app gratuito para você é o Ashampoo Burning Studio 6 Free. Ao contrário do que algumas pessoas podem acreditar, CDs e DVDs não são coisa do passado, e esse programa é ideal para qualquer um que precise ripar, queimar ou copiar tais discos (a versão comercial atual do programa, que custa US$ 50, adiciona edição, criação de menu e outros recursos).

Com o Burning Studio 6 Free, você pode copiar discos inteiros, gravar filmes em discos de CD/DVD/Blu-Ray, criar Video CDs, criar imagens .iso de um CD ou DVD, produzir um CD ou DVD de uma imagem .iso, e muito mais. Apesar de todas essas habilidades, o programa é extremamente fácil de usar.




Photoscape é uma boa opção gratuita para edição de fotografias

Produtividade
Muitas outras ferramentas gratuitas essenciais não se encaixam em uma categoria definida. Um dos nossos utilitários favoritos de todos os tempos é o ClipX. Esse ótimo realçador de clipboard dá uma força no anêmico Windows Clipboard, mantendo os últimos 25 clips do Clipboard para que você possa reutilizá-los. Também armazena gráficos e texto, aceita plug-ins e é muito fácil de usar. O ClipX não é oficialmente suportado no Windows 7, mas funcionou bem em nossos testes com um computador com Windows 7.

Se você usa vários formatos de arquivos e lida com compressão de dados, baixe o Hamster Free Zip Archiver. Com essa ferramenta, você pode criar e abrir arquivos com a facilidade de “arrastar e soltar”. Ele lida com todos os formatos populares de compressão – incluindo .zip, .rar e .7z – e te dá uma variedade de recursos úteis, como mudar os níveis de compressão e dividir arquivos.




Hamster Free Zip Archiver é indicado para quem utiliza diferentes formatos de arquivos e compressão

Um dos melhores aplicativos gratuitos de produtividade é o Evernote. Ele é perfeito para qualquer pessoa que sofra com sobrecarga de informações e precisa de uma maneira para encontrá-las rapidamente. O programa captura informações da Internet, e-mail e até mesmo câmeras digitais, scanners e microfones.

Você também pode digitar notas - categorizando a informação, identificando-a e coletando dados para que seja fácil encontrar e usar. Como o Evernote sincroniza as informações com a web e aparelhos móveis, você pode levá-las para onde for. Utilizo essa ferramenta para pesquisar e escrever livros e artigos, planejar férias e muito mais. Você provavelmente também irá encontrar muitos outros usos para ela.

Fonte:http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/03/17/10-programas-gratuitos-essenciais-para-o-seu-pc/

quinta-feira, 17 de março de 2011

Dicas: Salve seus emails, antes que seja tarde demais



Depois do susto que separou mais de 150 mil usuários de suas caixas do Gmail, separamos alguns programas que podem evitar essa dor de cabeça.

Sabemos que é trabalhoso fazer backup até dos arquivos na área de trabalho, de mensagens no celular ou de arquivos baixados no seu tablet. O que dizer então sobre a rotina de cópia de segurança de contas do tipo webmail?

É chato? Sim, é. Mas não é paranóia, não. Há poucos dias, 150 mil contas do Gmail tiveram seu conteúdo apagado e deixaram milhares de usuários literalmente doidos. Podem ter sido apenas 0,02% do total de contas, então dá para dizer que “saiu barato”. Por sorte, a Google mantém várias cópias das mensagens em vários data centers diferentes e, além disso, também armazena cópias em fita – o que possibilitou a recuperação das mensagens.

Dessa vez, o dano pode ter sido moderado e houve recuperação, mas a ocorrência serve de alarme para todos aqueles que confiam seus dados aos webmails. Se existe uma hora de fazer o backup de suas mensagens, é agora.

Gmail
Não é por que o Gmail oferece espaço praticamente ilimitado, que o usuário deve armazenar todas as mensagens lá. Para sorte geral existe uma ferramenta gratuita para realizar o backup de suas mensagens: é o Gmail Backup para sistemas Windows e Linux.

Para usar esse recurso, siga os seguintes passos:

1. Faça o download do Gmail Backup, um processo rápido e indolor, o aplicativo deixa atalhos na área de trabalho e no menu iniciar.

2. Execute o programa e insira seus dados da conta – sim, login e senha – e definir o diretório em que quer que sejam armazenadas as mensagens. Existe um diretório predefinido, mas você não é obrigado a usá-lo.

3. Agora, basta selecionar quais mensagens deseja salvar. Pode optar pelas mais recentes, ou definir as datas de início e de término. É óbvio que, se desejar, também pode salvar tudo (recomendado).

4. O processo de backup pode levar um tempo considerável, dependendo do volume de mensagens que há na conta. Melhor deixar o programa rodar em segundo plano e continuar trabalhando, jogando ou paquerando. Para os curiosos de como funciona o processo, o Gmail Backup exibe uma interface em que exibe todas as mensagens que são salvas em seu disco rígido local. Quando for realizar uma nova cópia de segurança, o Gmail oferece a opção de ignorar a cópia de mensagens que foram baixadas em sessões anteriores, mas só se o diretório escolhido for o mesmo da vez anterior.

5. Caso ocorra um eventual desastre como o último, as mensagens armazenadas em seu diretório local podem ser restauradas usando o Gmail Backup. Basta informar os dados da conta a ser restaurada, apontar o diretório que contém as mensagens e deixar a internet tomar seu curso. Você pode optar por armazenar mensagens de uma conta em outra, contanto que tenha as senhas.

Em uma experiência com o Gmail Update, vimos que é realmente simples como foi explicado. Restauramos mensagens de uma conta em outra e o conteúdo foi transferido incluindo os selos que o usuário pode definir para dada tipo de mensagem (incluindo caixa de entrada e itens enviados). Atenção, se você definiu categorias de mensagens usando símbolos especiais, tais como asteriscos e barras invertidas, saiba que o Gmail Backup não dá conta de interpretar esses nomes. Mas, fora esse incômodo, é bom; muito melhor que perder tudo de uma hora para outra.

Hotmail
Infelizmente, não há uma versão do Gmail Backup para usuários de contas que não pertençam ao Google. Mas isso não quer dizer que o usuário tenha de sair de uma plataforma e migrar forçosamente para o Gmail. Quem está acostumado a usar o Hotmail tem à disposição o MailStore Home, aplicativo desenvolvido apenas para sistemas Windows. O programa realiza a mesma função do Gmail Backup, mas permite restaurar inclusive mensagens armazenadas em clientes de email desktop.

Vamos ao passo-a-passo:

1. Faça o download o MailStore Home, instale e execute o programa para arquivar os e-mails.

2. Ao definir o tipo de conta, escolha a opção POP3 Mailbox, insira seus dados, configure o campo “host” com “pop3.live.com” e insira sua senha. Na opção de “Access via”, escolha a opção POP 3-SSL e clique em “next”.

3. Na tela seguinte, o usuário é convidado a decidir se deseja deletar as mensagens depois de baixadas ou se prefere mantê-las no servidor. Por padrão, as mensagens são mantidas no servidor remoto e aconselhamos deixar assim. Pode iniciar o backup.

Sim, tem razão, as configurações do MailStore requerem um pouco mais de empenho por parte do usuário comparado ao Gmail Backup, mas isso não faz da solução para Hotmail algo terrível de usar. Todos os arquivos baixados podem – e devem – ser transferidos para uma mídia removível. Fique à vontade para escolher entre um flash drive (pendrive) um DVD ou um disco rígido externo.

Vale ressaltar que a velocidade do MailStore é razoavelmente superior à do Gmail Backup.



(Sarah Jacobsson Purewal)

fonte:http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/03/15/dicas-salve-seus-emails-antes-que-seja-tarde-demais/

Haddad propõe mudanças no ProUni



Ministro da Educação quer que todas as bolsas oferecidas sejam integrais.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, propôs ontem mudanças na Lei do Programa Universidade para Todos (ProUni), com o objetivo de reduzir o índice de bolsas ociosas. Ele quer que o programa passe a oferecer apenas bolsas integrais, de 100% das mensalidades, acabando assim com as chamadas bolsas parciais, de 50%.

Haddad participou de audiência pública na Comissão de Educação do Senado. Ele propôs também aumentar o percentual de vagas que as instituições privadas oferecem em troca de isenções fiscais, além de rediscutir se cursos de ensino à distância devem ou não continuar fazendo parte do ProUni.

Como O Globo mostrou no domingo, auditoria do Tribunal de Contas da União concluiu que, em média, 29% das bolsas ficaram ociosas entre 2005 e 2009, o equivalente a 260 mil vagas. Apesar disso, as universidades receberam desconto total de
impostos. Pela lei, não faz diferença se as bolsas são ou não utilizadas. A isenção é concedida com base na oferta de vagas.

O ministro disse que a sobra de vagas é maior entre as bolsas parciais, já que muitos estudantes não têm dinheiro para pagar metade da mensalidade. O ProUni atende alunos de baixa renda que fizeram o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada.

- Para alguém que sai da escola pública, começar a pagar pela sua formação é muitas
vezes difícil para a família. Então, ele (estudante) se inscreve e nem sempre, quando convocado, realiza essa matrícula - disse Haddad.

A intenção do ministro é resgatar o projeto original elaborado pelo Ministério da Educação em 2004. Haddad lembrou que a proposta atrelava a isenção fiscal ao índice de bolsas efetivamente ocupadas e não só oferecidas. A regra foi alterada pelos parlamentares no acordo do governo com o setor privado para aprovar a lei.
(O Globo)
Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=76759

"Smartphones são o sonho de Stálin", diz Richard Stallman



Recuso-me a carregar nos bolsos um dispositivo espião que pode ser usado contra mim, afirma o pai do movimento de software livre.

Há quase três décadas na luta contra as plataformas proprietárias, Richard Stallman vê uma nova ameaça à privacidade dos usuários: smartphones.

“Não tenho e não levarei celulares comigo” afirma o fundador do movimento software livre e criador da plataforma GNU. “O celulares são o sonho de Stalin, são miniaturas a serviço do Big Brother (do romance “1984” de George Orwell
). Recuso-me a carregar nos bolsos um dispositivo espião que pode ser usado contra mim”, diz.



Stallman acredita piamente que o software livre é única maneira de salvar a humanidade das presas tecnológicas, esteja nos celulares, nos PCs, tablets ou qualquer outro dispositivo digital. É preciso explicar que, na concepção de Stallman, o termo “livre” não se refere ao custo do software (free, em inglês, também pode significar grátis) e, sim, à liberdade de aplicar, modificar e de distribuir o programa da maneira que o usuário julgar melhor.

História
Iniciado na década de 80, o movimento software livre ganhou, na metade da mesma década, dois importantes componentes: o projeto GNU e a Fundação Software Livre, a qual ele ainda preside Stallman.

Indagado sobre exemplos de sucesso em sua empreitada pela liberdade do software, a resposta de Stallman foi categórica: Android. Não o sistema da Google que conhecemos, e, sim, uma distribuição do sistema operacional para dispositivos móveis, livre de todos os elementos proprietários.

“A possibilidade de munir aparelhos com tais distribuições é algo extremamente novo”, diz. “Entre essas versões modificadas do Android existe uma de nome Replicant, capaz de ser executada em aparelhos HTC Dream, sem softwares proprietários... menos nos EUA. Lá houve alguns problemas com a biblioteca responsável por dar conta da discagem. Na Europa o sistema funciona perfeitamente e, possivelmente, também já esteja funcional nos EUA. Não sei”, diz Stallman.

Leia também: 7 previsões do universo open source para 2011

Apesar de ser distribuído com licenças de software livre, os executáveis (os programas) que nele rodam, são protegidos e normalmente acompanham alguns modelos fornecidos por fabricantes diversos. Tais programas não podem ser removidos e, se forem modificados, podem impedir o correto funcionamento do aparelho ou do aplicativo. Stallman resume “Se o fabricante pode inserir um programa no seu aparelho, mas o usuário não, o dispositivo não passa de um cárcere”.

“Em tese”, diz Stallman, “aparelhos munidos de software livre têm mais chances de se defender contra grampos. Se tudo for livre, você pode se proteger, porque a espionagem é causada por um programa proprietário”.

Conspiração ou concidência?
Pode parecer brincadeira, mas, ironicamente, Stallman me concede essa entrevista via celular. Não era um aparelho próprio, claro, e sim o de um amigo. Ao longo dos 38 minutos de conversa, a conexão caiu cinco vezes. Uma dessas interrupções ocorreu justamente quando falávamos sobre os grampos e sobre software livre para celulares. Apesar de várias tentativas de reestabelecer a conexão, tivemos de dar a entrevista telefônica por encerrada e continuamos por email.

Mas, se há algo a que Stallman está acostumado, é abrir mão de determinadas conveniências. Obviamente ele não roda Windows ou Mac OS em seu computador. E, mesmo que acha que vai encontrar o Ubuntu na máquina do anarquista, está redondamente enganado. Stallman, apesar de ter possibilitado o surgimento do software livre mais adotado nda atualidade, não se dá por contente com o sistema.

O preço da liberdade
Ele reconhece que abdicar de certas facilidades não é para qualquer um e que, junto da suposta liberdade, vêm sacrifícios razoáveis.

“A decisão de adotar tal postura é uma escolha íntima, ligada aos valores que regem a vida das pessoas”, afirma. Na perspectiva de Stallman, a vasta maioria das pessoas liga apenas para o preço e o desempenho dos softwares, sem se importarem com a questão da privacidade. "Quem pensa assim não irá sacrificar sua conveniência, enquanto eu desejo trabalhar por anos e anos para não ter qualquer software proprietário em meu micro", diz.

A título de curiosidade: no laptop da marca Lemote Yeeloong, de Stallman, roda uma distribuição Linux batizada de gNewSense e composta, obviamente, por programas 100% livres.

(Jon Brodkin)

fonte:http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/03/15/smartphones-sao-o-sonho-de-stalin-diz-richard-stallman

Serviço reduz custo de celular de executivos no exterior



Siga-me criado pela Bizcel é uma alternativa ao roaming internacional e prevê economia de até 80% em ligações durante viagens de negócios.
Por EDILEUZA SOARES, DA COMPUTERWORLD
Depois de adquirir experiência com a locação de linhas e celulares para executivos que viajam com muita frequência para o exterior, a Bizcel decidiu ampliar seus negócios e lançou um serviço alternativo ao roaming internacional. É o “Siga-me”, direcionado para empresas e que promete economia de até 80% nas ligações feitas fora do Brasil.

A redução ocorre em razão de o serviço permitir aos executivos receber e fazer ligações no exterior pelo custo de chamada local. Nesse caso, a Bizcel fornece ao usuário um celular internacional com número do país visitado, que possibilita que todas as chamadas para a linha do titular no Brasil sejam transferidas para o Siga-me.

Para oferecer esse serviço, a companhia mantém acordo com 22 operadoras em 190 países. O diretor comercial da Bizcel, Maurício Farias, destaca que a tarifa do roaming internacional é alta e que o Siga-me veio com a proposta de baratear as contas de celular durante as viagens de negócios.

Farias contata que há casos de executivos que chegam a gastar entre 3 mil reais a 4 mil reais com a linha corporativa durante uma viagem de dez dias. Nos Estados Unidos, por exemplo, os brasileiros pagam 2,49 dólares para receber uma chamada de 1 minuto, 2,20 dólares para realizar uma ligação local e 3,69 dólares para falar com o Brasil.

Pelo Siga-Me, o preço do minuto de ligações locais e recebidas cai para 0,30 centavos de dólares, enquanto a chamada para o Brasil sai por 1,50 dólares. Ao habilitar o serviço, as ligações do viajante são encaminhadas para um 0800 e a Bizcel se encarrega de transferí-las para o número de celular internacional alugado, seja qual for o país de destino ou o período de locação da linha.

A Bizcel atende empresas e aluga mensalmente cerca de 180 celulares internacionais. Com o Siga-me, Farias espera aumentar em 50% esse volume de locações. Ele afirma que muitos executivos que levavam os aparelhos alugados para o exterior tinham resistência em utilizar o serviço porque não conseguiam receber as ligações para a linha usada no Brasil.

Outra barreira era o custo das tarifas internacionais, com a redução, o executivo espera realizar cerca de 90 locações por mês do Siga-me.

Fonte:http://computerworld.uol.com.br/telecom/2011/03/15/servico-reduz-custo-de-celular-de-executivos-no-exterior/

Mecanismo molecular da fecundação



Ativação pela progesterona de um canal de íons de cálcio que aumenta a atividade dos espermatozoides é destaque em dois artigos na Nature (reprodução)

Agência FAPESP – Um mecanismo molecular que ajuda o espermatozoide humano a detectar e chegar até os óvulos está descrito em dois artigos publicados nesta quinta-feira (17/3) no site da revista Nature.

De acordo com a publicação científica, as pesquisas destacam o papel de um inusitado canal de íons e poderá ajudar no desenvolvimento de novas classes de anticoncepcionais não hormonais.

Os estudos independentes foram conduzidos pelo grupo de Yuriy Kirichok, na Universidade da Califórnia em San Francisco, Estados Unidos, e por Benjamin Kaupp, do Center of Advanced European Studies and Research, e colegas.

Células do cúmulos (que envolvem os óvulos) liberam progesterona, que induz o influxo de íons de Ca2+ (cálcio) nos espermatozoides. A progesterona é um hormônio esteróide produzido, a partir da puberdade, pelo corpo lúteo (que também libera estrógeno) e pela placenta durante a gravidez.

O influxo de íons de Ca2+ leva a um aumento na atividade dos espermatozoides e estimula o movimento da célula reprodutiva masculina em direção ao óvulo.

Os novos estudos ajudam a esclarecer os mecanismos desse processo. Os dois grupos demonstraram que a progesterona ativa um canal de cálcio sensitivo ao pH chamado CatSper, o que causa um rápido influxo de íons de cálcio nos espermatozoides.

Como outros hormônios esteroides, a progesterona atua normalmente por meio de um receptor intracelular, mas as novas pesquisas destacam que, nos espermatozoides, o hormônio feminino pode sinalizar por meio de um mecanismo não genômico.

Se a ativação do CatSper é o único efeito da progesterona na sinalização de Ca2+ é algo que futuras pesquisas poderão esclarecer.

Os artigos The CatSper channel mediates progesterone-induced Ca21 influx in human sperm (doi:10.1038/nature09769) e Progesterone activates the principal Ca21 channel of human sperm (doi:10.1038/nature09767) podem ser lidos por assinantes da Nature em www.nature.com.

fonte:http://www.agencia.fapesp.br/materia/13588/mecanismo-molecular-da-fecundacao.htm

quarta-feira, 16 de março de 2011

Anfíbio mexicano pode ser esperança para quem teve membros amputados



Cientistas alemães estudam capacidade regenerativa do 'monstro d'água'
Cientistas de Hannover estudam a capacidade regenerativa do anfíbio axolote. Nativo do México, ele consegue desenvolver novos membros, e até órgãos, depois de perdê-los.

O anfíbio mexicano axolote (Ambystoma mexicanum) está ganhando atenção especial do mundo científico por sua espetacular capacidade de regeneração. Quando perde algum de seus membros ou um órgão não vital – seja em acidente ou pelo ataque de um animal – o sangramento para em poucos segundos e rapidamente as partes perdidas voltam a crescer. Os cientistas querem entender com funciona esse fenômeno, para poder aplicá-lo na medicina humana.

De acordo com a cientista Christina Allmeling, do Centro de Biorregeneração da Faculdade de Medicina de Hannover, na Alemanha, além de realizar pesquisas com esse tipo de salamandra, o objetivo também é garantir sua preservação. Devido ao aumento da poluição em seu país de origem, o México, a espécie está ameaçada de extinção. Em aquários adaptados, no centro científico de Hannover, vivem cerca de 120 desses animais de apenas 20 centímetros de comprimento, que passam toda a vida sob a água.

Qual é o segredo?



Larva do 'Ambystoma mexicanum', que é uma espécie de salamandra

Para saber o que acontece no organismo do axolote quando seus membros voltam a crescer, os cientistas os anestesiam e amputam alguma parte. Para sua pesquisa de doutorado, o cirurgião plástico Björn Menger já realizou esse procedimento quase 300 vezes, mas ainda se surpreende com a rapidez com que o sangramento cessa.

"Em poucas horas forma-se um tecido que estanca a ferida", explica a doutora Kerstin Reimers-Fadhlaoui. Este tecido do anfíbio tem efeito regenerador. Uma perna amputada, por exemplo, volta a crescer em algumas semanas. Em culturas de células pode-se analisar melhor o processo, e sabe-se que o sistema imunológico é muito importante na regeneração.

"Também estudamos os fatores de crescimento e os genes responsáveis por esse processo. Para isso, recolhemos tecidos e células dos animais. Com métodos biomoleculares pesquisamos quais genes são ativados", contou Reimers-Fadhlaoui à Deutsche Welle.

Medicamentos milagrosos

Processos de regeneração já são conhecidos em peixes. Mas, sendo um quadrúpede vertebrado, o axolote – ou axolotl, nome que significa "monstro d'água" na língua asteca náuatle – está geneticamente muito mais próximo do ser humano.

Daí, a esperança de que essa propriedade de regeneração possa ser usada para os humanos. Na opinião do cirurgião Menger, este seria um enorme avanço: "Ajudaria muito, por exemplo, na reconstituição de grandes perdas de tecido epitelial ou ósseo", estima.

Os cientistas esperam chegar a medicamentos que reproduzam essa propriedade do anfíbio. E um dia, quem sabe, conseguirão acelerar a cura de um paciente que tenha perdido algum membro em acidente. "Nosso sonho é aumentar a capacidade de regeneração do ser humano e, quem sabe um dia, fazer com que ele também consiga regenerar seus próprios membros, como o axolote", afirma Reimers-Fadhlaoui.

Autor: Michael Engel (msa)
Revisão: Augusto Valente

Fonte:http://www.dw-world.de/dw/article/0,,14912364,00.html?maca=bra-newsletter_br_Destaques-2362-html-nl

PDF: saiba como editar documentos bloqueados, sem pagar por isso



Rick Broida

Programa Foxit Reader permite alterar arquivos nesse formato mesmo que o texto esteja indisponível para edição.

O formato PDF é ótimo para compartilhar documentos, mas também pode ser uma grande dor de cabeça. Por exemplo: você alguma vez já recebeu um arquivo nesse formato contendo um formulário e descobriu que o Adobe Reader não permite que o usuário preencha os campos com seus dados?

Isso acontece quando o PDF é criado sem os direitos administrativos necessários. Em outras palavras, é como se a capacidade de edição dos documentos tivesse sido desativada. Claro que é possível imprimir o arquivo e colocar os dados à mão, porém isso não tira todo o propósito do documento eletrônico?

A solução para isso é utilizar um leitor de PDF que permite editar os arquivos mesmo quando o próprio PDF não deixa. Um ótimo candidato é o Foxit Reader que, entre outras coisas, permite ao usuário adicionar textos a qualquer PDF. Na primeira vez que o usuário rodar o programa, ele irá perguntar se você deseja tornar o leitor de PDFs padrão. Isso depende inteiramente da vontade do usuário – o Foxit é menor, mais leve e menos incômodo que o Adobe Reader, apesar de não oferecer o mesmo nível de segurança da ferramenta da Adobe.

Para editar um PDF, abra o arquivo no Foxit, em vez de fazê-lo do Reader. Em seguida, vá na aba Comments, e navegue até Typewriter Tools > Typewriter Tool. Agora basta clicar em qualquer local do documento que seja necessário inserir texto e começar a digitar. O programa também oferece outras ferramentas, caso você esteja interessado. Ao terminar, é possível salvar o documento, imprimi-lo ou enviá-lo por e-mail.

O Foxit Reader é gratuito, contudo fique atento para não aceitar a barra de ferramentas do Ask.com, que tenta pegar carona durante a instalação.




Destaque para a ferramenta Typewriter: preencha formulários em PDF direto no PC

Fonte:http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/03/15/pdf-saiba-como-editar-documentos-bloqueados-sem-pagar-por-isso/