Translate

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Astrônomos descobrem o primeiro asteroide 'troiano' da Terra



RIO - Como um cachorro na coleira, a Terra tem um asteroide que acompanha sua órbita ao redor do Sol. Conhecidos como "troianos", esses objetos foram identificados pela primeira vez ao redor de Júpiter e ficam em ou próximos de um dos cinco pontos do espaço nos quais a força da gravidade de um planeta e a do Sol estão em equilíbrio, permitindo que tenham órbitas relativamente estáveis. Usando dados do observatório espacial infravermelho Wise, da Nasa, astrônomos conseguiram localizar o primeiro deles no caminho que a Terra faz anualmente ao redor de nossa estrela.
Batizado 2010 TK7, o asteroide de cerca de 300 metros de diâmetro atualmente está próximo do ponto conhecido como Lagrange 4 (L4) da órbita terrestre, 60 graus à frente do nosso planeta. O nome dos pontos é uma homenagem ao astrônomo Joseph Louis Lagrange, que em 1772, usando a recém descoberta Teoria da Gravitação Universal de Isaac Newton, calculou onde eles estariam.
O 2010 TK7, no entanto, não está exatamente no L4. As observações indicam que na verdade ele oscila a sua volta, fazendo com que também varie sua órbita para o ponto Lagrange 3 em períodos de cerca de 400 anos. Localizado diretamente no lado oposto da Terra com relação ao Sol, objetos no L3 não podem ser observados de nosso planeta. Os outros pontos estão entre a Terra e o Sol (L1), atrás da Terra na mesma direção (L2), e 60 graus atrás da órbita do nosso planeta (L5). Previsto para ser lançado em 2015, o telescópio espacial James Webb, da Nasa, deverá orbitar em torno do L2, onde o sombra da Terra ajudará a proteger seus sensíveis instrumentos da radiação solar.
A descoberta, publicada na edição desta semana da revista "Nature", faz da Terra o quarto planeta do Sistema Solar com pelo menos um asteroide troiano conhecido. Além de Júpiter, com cerca de 5 mil destes fiéis seguidores, Marte e Netuno têm sua cota de "acompanhantes". E como todos os outros troianos, que não apresentam risco de se chocarem com seus planetas, o 2010 TK7 também não deverá colidir com a Terra, chegando a um distância não menor do que pelo menos 20 milhões de quilômetros a cada 395 anos, desde que outras forças não o tirem de sua atual oscilação estável.

Fonte:http://br.noticias.yahoo.com/astr%C3%B4nomos-descobrem-primeiro-asteroide-troiano-terra-123801981.html

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Leis de Ranganathan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As leis de Ranganathan são cinco leis fundamentais instituidas para a Biblioteconomia pelo pensador indiano Shiyali Ramamritam e que vigoram até os dias atuais. Ranganathan era um professor de matemática indiano interessado em biblioteconomia que cursou na Inglaterra. Foi autor do livro "The Five Laws of Library Science" (1931), formado na Inglaterra, aborda pontos importantíssimos da Biblioteconomia moderna com suas cinco Leis.

Estas leis podem ser resumidas da seguinte forma:

Os livros são para serem usados - o livro é um meio que impulsiona o conhecimento. E podemos observar a importância de uma biblioteca na seguinte frase: "quem tem informação, tem poder". Aponta para o livro como um meio e não como tendo um fim em si mesmo.

Todo leitor tem seu livro - o bibliotecário deve fazer o estudo dos usuários, observando a clientela para preparar o acervo. Aponta para a seleção de acordo com o perfil do usuário.

Todo livro tem seu leitor - refere-se a disseminação da informação, em que se deve divulgar os livros existentes em cada biblioteca. Aponta para a importância da divulgação do livro, sua disseminação, antecipando a estética da recepção.

Poupe o tempo do leitor - a arrumação e catalogação dos documentos diminui o tempo necessário para encontrar a informação desejada. Aponta para o livre acesso às estantes, o serviço de referência e a simplificação dos processos técnicos.

Uma biblioteca é um organismo em crescimento - o bibliotecário deve controlar esse crescimento, verificando qual a informação que está sendo usada, através de estatísticas da consulta e empréstimo. Decorre da explosão bibliográfica que exige atualização das coleções e previsão do crescimento da área ocupada pela biblioteca.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_de_Ranganathan

O que importa na hora de comprar um eletrônico?

Equipe PCWorld EUA/Brasil

Pode ser um computador, impressora, câmera digital, smartphone ou HD: na hora de comprar um eletrônico, sempre há características que você pode ignorar. Veja o que realmente importa!


Uma das perguntas mais comuns que ouvimos é: “Quero comprar um novo [insira seu produto favorito aqui]. Qual é a melhor escolha?”. Não há uma resposta fácil, já que cada pessoa tem necessidades diferentes, e a cada semana surge um novo “gadget do momento” que torna o modelo anterior obsoleto, e mais barato.

Entretanto, em todas as categorias de produtos há características amplamente anunciadas que não significam nada para a maioria das pessoas. Também há aquelas que são importantes só em alguns contextos, e outras que são importantíssimas, mas não recebem muita atenção.

Então, antes de abrir a carteira e gastar seu suado dinheirinho em um processador com um quaquilhão de gigahertz ou uma câmera com zoom digital de 30x, leve em consideração nossos conselhos a seguir. Você pode acabar gastando menos, e ficando muito mais satisfeito com sua compra. Clique sobre cada categoria para obter mais informações.

Preste atenção na hora de comprar...

Um desktop ou notebook: não se deixe levar apenas pelos gigahertz. Preste atenção em características como a quantidade de RAM e, em notebooks, a autonomia de bateria.

Uma câmera digital: zoom digital de 30x e tela de 4”? Nada disso importa se ela leva mais de 1 minuto para ligar e não tem recursos que atendam às suas necessidades.

Um smartphone: a autonomia de bateria é a principal característica, já que sem ela seu novíssimo gadget não passa de um peso de papel. Fique atento também à tela!

Uma TV de alta-definição: esta categoria é um verdadeiro campo minado de termos e características que são impossíveis de comparar, e às vezes não significam nada. Concentre-se no tamanho da tela (e de sua sala!)

Uma impressora: o custo por página é crucial, já que aquela impressora “baratinha” pode acabar custando uma fortuna a cada troca de cartuchos ou toner.

Um HD: muito espaço e flexibilidade na forma de conectá-lo ao PC, são os principais pontos. Todo o resto é supérfluo.

Fonte:http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/07/26/o-que-importa-na-hora-de-comprar-um-eletronico/

Aparelho detecta uso de drogas por meio da impressão digital

Sistema desenvolvido pelo Intelligent Fingerprinting detecta a presença de cocaína, maconha, metadona e nicotina


Uma nova tecnologia que detecta substâncias ilegais no corpo do suspeito foi apresentada na International Crime Science Conferece, evento que reúne profissionais de segurança e de redução de crimes na última semana, em Londres. Desenvolvida pela Intelligent Fingerprinting, o novo sistema detecta o uso de drogas pelas impressões digitais.

A companhia, que pertence à Universidade de East Anglia, em Norwich, na Inglaterra, desenvolveu o sistema que promete confirmar suspeitas de uso de drogas, incluindo cocaína, maconha, metadona e nicotina.

O segredo da ferramenta está na aplicação de antibióticos junto com nanopartículas de ouro nos poros dos dedos, segundo o site americano CNet. Se uma cor forte e luminosa aparecer após o contato com as digitais, estará provado que a pessoa fez uso de substâncias químicas.

O sistema estará disponível ainda esse ano e representa um avanço enorme no combate ao uso de drogas, principalmente nos motoristas. Até então, essas substâncias necessitam de técnicas mais evasivas para a detecção, como exames de sangue. O teste do Fingerprinting fica pronto em cerca de 15 minutos.
Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/aparelho_detecta_uso_de_drogas_por_meio_da_impressao_digital

Ao invés de palavras-chave, veja como buscar por imagens semelhantes no Google

Baixe o Search by Image no Chrome ou Firefox e faça buscas baseadas nas imagens encontradas nos browsers


O Google Chrome traz centenas de extensões para turbinar e facilitar o uso do navegador. O site Ubuntued apresentou a Search By Image, uma aplicação que permite que o internauta faça buscas por imagens.

O interessante é que esta extensão também pode ser usada no Firefox e permite realizar as mesmas funções nos dois browsers. Basta clicar em qualquer imagem que esteja disposta no navegador com o botão direito e selecionar "Search Google with this Image". A partir daí, o Google vai fazer alguns tipos de buscas: procurar por endereços onde aquela imagem já foi postada, procurar por imagens semelhantes ou por algum termo relacionado àquela imagem.

Para baixar a extensão no Google Chrome, clique aqui. Já a versão para o Firefox está aqui.

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/ao_inves_de_palavras-chave_veja_como_buscar_por_imagens_semelhantes_no_google

Internet é tão viciante quanto cigarro e bebida, diz pesquisa

Por IDG News Service / EUA

Em levantamento, entrevistados chegaram a dizer que ficar longe da web seria como "ter uma mão cortada"; resultado está de acordo com estudos recentes.

O que você faria se tivesse que deixar a Internet de lado – e seus amigos no Facebook, o Twitter, as notícias e as compras online – por apenas um dia?

Se você pensa que ficar desconectado por até um dia pode te deixar louco, saiba que não está sozinho. Uma pesquisa feita na Inglaterra com 1.000 pessoas, entre os 18 e 65 anos, mostrou que muitos britânicos são tão conectados emocionalmente com a Internet e seus gadgets quanto os fumantes com seus cigarros.

Alguns disseram que deixar a Internet de lado, mesmo que apenas por um dia, era tão difícil quanto parar de fumar ou beber, de acordo com a Intersperience, empresa inglesa de pesquisas. Um dos entrevistados descreveu a experiência (de ficar sem Internet) como “ter minha mão cortada fora”. Outro chamou-a de “meu maior pesadelo”.

Esse levantamento ecoa outras pesquisas que descobriram que as pessoas tornaram-se viciadas em seus aparelhos e sites de redes sociais, como Facebook e Twitter.

Em março de 2010, por exemplo, o site de eletrônicos Retrevo informou que muitas pessoas admitiram estar obcecadas com mídias sociais, como trocar informações sobre família e amigos, postando fotos e vendo atualizações.

O estudo da Retrevo notou que 48% dos entrevistados disseram atualizar o Facebook ou o Twitter durante a noite ou assim que acordam, e quase metade das pessoas com menos de 25 anos disseram que atualizam o Facebook ou Twitter a qualquer hora que possam acordar durante a noite.

Há cerca de um ano, o Oxygen Media Insights Group afirmou que a maioria das mulheres que usam sites de redes sociais disseram estar viciadas nessas páginas. Quase 60% das entrevistadas disseram ter maior probabilidade de conectar-se com pessoas online do que de falar com elas pessoalmente. E cerca de 40% delas disseram ser “viciadas em Facebook”.

No estudo recente da Intersperience, 40% dos entrevistados afirmaram se sentir “solitários” quando não podem enviar e-mails ou mensagens de texto.

Por outro lado, nem todos disseram se sentir tão presos às suas vidas digitais A pesquisa na Inglaterra mostrou que 23% dos entrevistados disseram que se sentiriam “livres” se fossem desconectados de suas atividades online.

Fonte:http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/07/26/internet-e-tao-viciante-quanto-cigarro-e-bebida-diz-pesquisa/