Translate

sábado, 12 de maio de 2012

Faculdade de Direito da UFJF é a primeira em aprovação na OAB

Publicada em: 8 de maio de 2012 - Visualizada pela 1.399º vez
a
Retorno da biblioteca do Direito à sede da faculdade e compra de acervo online são apontados como motivos para posicionamento no ranking da OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou, na tarde desta terça, 8, a relação das instituições que registraram o melhor desempenho no 6º Exame de Ordem Unificado, aplicado em fevereiro e março. Em primeiro lugar, está a Faculdade de Direito da UFJF, com 86,27% dos candidatos aprovados. Dos 102 candidatos da universidade que fizeram a prova, 88 foram aprovados. Em todo o país, foram 25.912 alunos aptos.
Nos dois exames da Ordem de 2011, a faculdade local foi a quinta melhor, com 76,12% e 67,13% de aprovação. Em 2010, conseguiu a segunda posição, 67,3%. No Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) que envolveu cursos de Direito, em 2009, os alunos da UFJF obtiveram a melhor nota do país entre 968 cursos participantes e o conceito cinco, o mais elevado.
Segundo o diretor da Faculdade de Direito, Marcos Vinício Chein, a conquista  é resultado de um trabalho que já dura seis anos. Entre as mudanças realizadas estão a contratação de professores qualificados, melhorias na infraestrutura, aquisição de novos livros e desenvolvimento da biblioteca online. “Todo o investimento feito na educação está refletido nesse resultado”, ressalta.
Para Chein, o sucesso obtido no exame se deve também à competência, dedicação e esforço do aluno. “O curso de Direito baseia-se na integração de três segmentos: professor, aluno e técnico-administrativo. Todos têm que estar comprometidos para que haja maior absorção do conhecimento e melhor preparação de um profissional competente”, justifica.
A estudante do nono período Luciana Tasse, aprovada no exame, também atribui o posicionamento da faculdade à reestruturação curricular e pedagógica, à contratação de professores com doutorado, ao retorno da biblioteca à sede da faculdade, além do incremento em projetos de iniciação científica. “São alguns dos fatores que contribuem para uma formação mais ampla, não focada na área legalista, o que possibilita um patamar de discussão mais maduro, acerca de fundamentos do Direito, da jurisprudência, incentivando a leitura, a pesquisa e uma visão interdisciplinar.” Ainda conforme a aluna, a aprovação na Ordem é consequência desse trabalho, e não o objetivo ou a prioridade do curso, principalmente de uma universidade pública.
Aprovação da Faculdade de Direito nos últimos exames
O exame da OAB é conhecido pelo alto índice de reprovações em grande parte do país. No último, o índice médio de aprovados foi de 24,52%. Segundo Chein, a reprovação pode ser vista como um indicativo de que é preciso repensar o ensino jurídico e qualificar um aluno autônomo. “É preciso capacitar os bacharéis para que possam argumentar, raciocinar e sintetizar o conteúdo lecionado, seja no exame da OAB ou em qualquer outro”, completa.
Entre as 20 universidades com maior classificação, 19 são públicas. Entre os primeiros lugares, após a UFJF, estão a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 84,48% de aprovação e a Fundação Universidade Federal de Viçosa (UFV) com 80% dos alunos aprovados. A lista completa pode ser conferida no site www.oab.org.br.
A relação completa dos aprovados no 6º Exame de Ordem Unificado está disponível aqui (arquivo em .pdf).
Relação do percentual de aprovação de todas as faculdades (arquivo em pdf).
Fonte:http://www.ufjf.br/secom/2012/05/08/faculdade-de-direito-da-ufjf-e-a-primeira-em-aprovacao-na-oab/



Nenhum comentário:

Postar um comentário