Translate

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Faculdade de Direito da UFJF é a 5ª que mais aprova no exame da OAB no país



Faculdade de Direito: índice de aprovação dos bachareis da UFJF foi de 60% (Foto: Alexandre Dornelas)

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a quinta no Brasil com maior número de aprovados no último exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O índice de aprovação dos bachareis da UFJF foi de 60% em face dos 14,83% no percentual geral.

O êxito no exame da OAB, que tem o propósito de avaliar os conhecimentos do bacharel ao fim do curso e por consequência avaliar a qualidade do ensino jurídico no país, é obrigatório para o exercício da profissão de advogado no Brasil. Aline Araújo Passos, coordenadora do curso de Direito diurno da UFJF, atribui o bom resultado a uma conciliação entre a competência do corpo docente, a seriedade dos alunos e um trabalho de junção entre a dimensão teórica e prática da profissão. “Nós temos repetido bons resultados no exame da ordem em função da boa formação de nossos alunos na medida em que tentamos conjugar a parte propedêutica, com forte bases teóricas, e a prática, com uma boa formação profissional do bacharel.”

A competência mínima dos formandos para exercer a profissão é uma das principais preocupações da OAB diante do crescimento expressivo dos cursos de Direito em todo o país. Nesta edição da prova, 29 instituições não obtiveram aprovação e outras 93 menos de 5%. Para Wagner Parrot, presidente da OAB-subseção Juiz de Fora, o 5º lugar nacional da UFJF demonstra como o processo de seleção da Universidade e a excelência do ensino da faculdade “reúnem nesta Instituição os melhores alunos da região” .

O sucesso na prova da ordem não é novidade para o estudante da UFJF. Na prova aplicada em dezembro de 2010, a Faculdade de Direito conquistou o 2º lugar nacional, com aprovação de 67,30%. Segundo Aline, a perspectiva futura do curso é de desenvolver suas áreas segundo as necessidades presentes da formação jurídica. “A faculdade está em reforma de currículo, atendendo novas demandas, principalmente no sentido do fortalecimento da pesquisa e da extensão. Temos a previsão da abertura do mestrado para 2012.”

De bacharel a advogado

Dado o grau de dificuldade da avaliação, inúmeros estudantes de direito não têm ambição maior senão a conquista da sua carteirinha da OAB. A recém-formada no segundo semestre deste ano pela Faculdade de Direito da UFJF, Sarah Cruz de Mello já conhece a sensação de cruzar a fronteira entre ser uma bacharel em direito e ser uma advogada. Aponta como ponto forte de sua formação a boa orientação dada pela grade curricular. “A grade é bem organizada, além das matérias fundamentais, as complementares dão uma formação mais completa ao aluno.”

Também formado no segundo semestre de 2011, Éric da Rocha Cheuen conseguiu provar na prática a qualidade de sua educação como bacharel de direito sendo aprovado no exame antecipadamente no 9º período do curso. “Em comparação com outras faculdades nós temos uma teoria muito forte e nas provas os professores nos passam uma carga muito grande de leituras, por isso, dificilmente não chegamos embasados na prova da OAB.”

Confira as dez melhores colocadas




Outras informações: (32) 2102-3501 (Faculdade de Direito)

www.ufjf.br/facdireito/

Nenhum comentário:

Postar um comentário