Translate

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

As melhores ferramentas gratuitas para fotos, vídeo e música

Megan Geuss, PCWorld EUA

Converta vídeos, visualize fotos, organize suas músicas e brinque com sons com estes cinco programas que não custam um tostão!


Tudo fica melhor com um upgrade. Mas programas que deixam seu computador mais versátil podem custar dezenas ou centenas de reais. Felizmente os programas que listamos aqui não custam nada: são “freeware” (software grátis) no mais puro sentido da palavra. Alguns deles podem ter alguns recursos limitados em relação a uma versão “completa” (e paga), mas incluímos apenas programas com recursos suficientes na versão grátis para serem úteis.

Não há dois PCs iguais, então você precisa se certificar de que o software que baixar é compatível com sua máquina. Todos os programas que listamos funcionam no Windows 7, e a maioria deles também funciona com versões mais antigas do Windows como o Vista ou XP, mas verifique os requisitos de sistema de cada um deles no site do fabricante antes de instalar.

Também é recomendado criar um ponto de restauração do sistema antes de instalar qualquer programa que tenha acesso aos seus arquivos ou configurações do sistema operacional, como anti-vírus, aplicativos de desktop remoto, utilitários para remoção segura de arquivos, etc. A regra é simples: é melhor prevenir do que remediar. Se algum programa causar problemas, basta “voltar” o sistema para o ponto de restauração feito antes de sua instalação e pronto!

Com tudo pronto, é hora de “incrementar” seu PC. Preparado? Desta vez iremos mostrar cinco ótimas ferramentas para lidar com fotos, vídeos e músicas.

Freemake Video Converter - Este aplicativo gratuito extrai vídeos em Flash de seus sites favoritos e os converte para seu formato favorito para que possam ser vistos offline. A conversão é feita “on-the-fly”, durante o download, com informações como o tamanho do arquivo e uma estimativa do tempo necessário mostradas durante o processo. A lista de sites suportados é enorme, e inclui até a Comedy Central, que exibe na íntegra sucessos como novos episódios de South Park.




Freemake Video Converter: download e conversão automática de vídeos

Photo Pos Pro - A maioria dos editores de imagens força o usuário a escolher entre “simples e ineficaz” e “poderoso mas complexo”. Entretanto, o Photo Pos Pro consegue equilibrar poder e usabilidade. A interface é simples e intuitiva, e você encontrará todas as ferramentas automáticas para edição que sempre quis: redução de olhos vermelhos, aumento ou redução de nitidez, correção de cores (que podem ficar mais “quentes” ou “frias”), molduras e efeitos especiais e mais. Também há ferramentas de desenho, além da capacidade de trabalhar com camadas.

FastStone Image Viewer - É tedioso visualizar várias fotos rapidamente usando as ferramentas padrão do Windows. Mas o FastStone é rápido como um raio e permite gerar miniaturas de pastas inteiras. Também é capaz de cortar, rotacionar e redimensionar imagens, enviá-las por e-mail ou criar slideshows. Além disso é possível converter entre vários formatos de arquivos, e aí está um dos principais pontos fortes do programa: ele é capaz de lidar com imagens em quase qualquer formato do qual você já tenha ouvido falar.

Songbird - Embora lembre o iTunes, o Songbird pode fazer muito mais. Este player Open Source pode reproduzir múltiplos formatos de áudio, incluindo faixas protegidas com tecnologia de DRM como a Apple FairPlay ou Windows Media DRM. O player pode ser personalizado com “complementos”, como num navegador, que modificam sua aparência, adicionam novos recursos e muito mais. Infelizmente o Songbird não é capaz de “ripar” CDs, reproduzir vídeo nem conversar com um iPhone ou iPod Touch. Ele pode não se tornar seu media player principal, mas brincar com seus muitos complementos certamente é interessante.




Songbird: complementos podem adicionar novos recursos e mudar o visual do programa

Audacity - Extremamente poderoso, o Audacity é um software para gravar e editar som, e traz um conjunto de ferramentas tão grande que provavelmente é muito mais do que você precisa. Há dúzias de efeitos sonoros e um mixer bastante capaz, além de filtros como redução de ruído e gerador de eco. É possível trabalhar com arquivos em formatos como AIFF, MP3, Ogg Vorbis e .WAV e “mixar” um número ilimitado de faixas. Éum ótimo programa tanto para quem quer brincar com sons quanto para editores mais experientes.

fonte:http://pcworld.uol.com.br/noticias/2011/12/02/as-melhores-ferramentas-gratuitas-para-fotos-video-e-musica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário