Translate

quarta-feira, 21 de março de 2012

Portal Internacional lança glossário jurídico em três idiomas



Assessoria Internacional lança glossário jurídico em três idiomas

Quarta-feira, 14 de Março de 2012


A Assessoria Internacional lança nesta quarta-feira (14), no Portal Internacional do STF, um glossário jurídico em três idiomas. Elaborado em português, inglês e espanhol, o glossário é voltado para o leitor estrangeiro e possui 80 verbetes a mais que o glossário hoje existente em português no portal do STF na internet.

O serviço visa apresentar para a comunidade internacional, de maneira sistematizada e simplificada, institutos jurídicos brasileiros, com destaque para o vocabulário mais utilizado nas notícias sobre a atuação do STF.

Ao todo, 180 verbetes compõem o glossário do Portal Internacional, que levou cerca de um ano para ser elaborado e contou com a colaboração de vários servidores e estagiários poliglotas da Assessoria de Assuntos Internacionais. O trabalho incluiu pesquisa, seleção, definição, tradução, revisão e publicação dos verbetes no site.

A meta é continuar ampliando o número de expressões publicadas, de modo a auxiliar o leitor na compreensão do conteúdo jurídico do Portal Internacional.

Além disso, os vocábulos serão ainda correlacionados por um padrão de hiperlinks, que buscarão facilitar a compreensão do termo buscado, a partir de um campo semântico comum.


Canal de diálogo

O Portal Internacional visa concentrar todas as informações relativas à atuação internacional do STF com o objetivo de estabelecer um canal de diálogo internacional sobre a Constituição e a corte constitucional brasileira. O portal tem versões em português, inglês e espanhol.

Além da descrição da estrutura e das funções do STF, a página apresenta relatos das principais decisões do tribunal e reúne a jurisprudência da corte constitucional brasileira presente nos principais bancos de dados internacionais, como a Comissão de Veneza, o Global Legal International Network (GLIN), o MERCOSUL e a Conferência das Jurisdições Constitucionais dos Países de Língua Portuguesa. O site dá destaque especial para os projetos de cooperação em desenvolvimento pelo tribunal e para os eventos que compõem a agenda internacional do STF.

O usuário pode ainda se manter atualizado com o Clipping internacional, que traz informações publicadas nos principais jornais do mundo sobre constitucionalismo e supremas cortes. Pode também acompanhar o desenvolvimento da jurisprudência dos países membros e associados do MERCOSUL por meio do informe MercoJur. Por fim, a seção “Glossário” dá ao público estrangeiro a definição de institutos jurídicos nacionais.


44 mil visitas

Lançado em setembro de 2010, o Portal Internacional obteve no último ano mais de 44 mil visitas, oriundas de todas as regiões do planeta. De acordo com o Google Analytics, dentre os 134 países que visitaram o Portal Internacional em 2011, os que mais buscam conhecer a Suprema Corte brasileira são, pela ordem, Estados Unidos, Argentina, México, Chile, Colômbia, Espanha, Peru, Portugal e Itália. Entre os países de língua portuguesa, destacam-se igualmente Moçambique e Angola. Os brasileiros também acessam com freqüência o Portal, replicando seu conteúdo em diversos sites jurídicos.

No ano passado, o Portal Internacional ganhou um perfil no Twitter por meio do qual divulga as notícias já traduzidas para o inglês. Este perfil, que é independente do perfil do Portal Clássico do STF, já conta com mais de 2.500 seguidores.

O endereço do Portal Internacional é de fácil memorização: http://www.stf.jus.br/internacional. Também é possível acessá-lo a partir do portal do STF, optando por inglês ou espanhol no alto da página.

fonte:http://www2.stf.jus.br/portalStfInternacional/cms/destaquesClipping.php?sigla=portalStfDestaque_pt_br&idConteudo=202636

Nenhum comentário:

Postar um comentário