Translate

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Bibliotecas virtuais de ponta de direito e ciências sociais já estão disponíveis



Já disponíveis nos computadores ligados à rede da UFJF, em breve bibliotecas virtuais também poderão ser acessadas pelos dispositivos móveis (Foto: Eduardo Garcia)
“A biblioteca é o centro nervoso de uma universidade. É fundamental sair da biblioteca do século XVI e ir para a biblioteca do século XXI”. O autor da frase, diretor da Faculdade de Direito, professor Marcos Vinício Chein Feres, foi o responsável por transmitir a necessidade do acesso a grandes bibliotecas virtuais para a Biblioteca Central e a Administração Superior. Ambas as instâncias encamparam a ideia dando suporte para a contratação dos serviços de três bases de dados: Heinonline, Vlex e Jstor.
Das seis plataformas de pesquisa bibliográfica online adquiridas pela UFJF, duas delas são de especial interesse para os estudantes das ciências jurídicas e sociais: os sistemas de pesquisa Vlex e Heinonline.
Segundo o professor Marcos Chein, não é mais possível imaginar em nossa época um rumo viável para o progresso da pesquisa acadêmica que esteja desvinculado do uso das bases de dados ou bibliotecas virtuais. “A consulta online viabiliza o acesso a fontes antigas, livros raros e a periódicos de inserção mundial. São bibliotecas virtuais que são utilizadas por importantes instituições de ensino como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Universidade de São Paulo (USP).”
As bibliotecas virtuais são fontes de informação em permanente atualização, colocando à mão dos pesquisadores o estado atual das discussões acadêmicas nas diversas áreas do conhecimento em todo mundo. Também, servem como importantes auxiliares para a limitação de espaço das bibliotecas físicas, dada a sua capacidade de reter organizadamente uma quantidade quase ilimitada de informações. “Se não houver investimento permanente nesse tipo de suporte para o ensino, que é fundamental para as ciências humanas, nós vamos ficar para trás no tempo. Por isso é preciso que os estudantes usem efetivamente esse recurso para sua formação acadêmica.”
O estudante do 9º período do curso de direito Victor Nunes já investe nas bibliotecas online, entre elas, a Vlex. A ferramenta é para ele indispensável para a abertura de horizontes. “Muitas vezes temos acesso a filósofos e sociólogos que fazem estudos de direito comparado, auxiliando nossas pesquisas no campo e nossa visão crítica de nosso próprio direito.”
A mestranda em Ciência das Religiões Júlia Maria Junqueira de Barros, que tem agora acesso a Heinonline, voltada para as Ciências Sociais, vê no recurso a grande utilidade de manter as bibliografias atualizadas. “É uma maneira prática de apoiar as nossas pesquisas porque temos acesso aos periódicos atualizados. Com certeza, com a ampliação da base de dados, poderemos produzir uma pesquisa científica de maior qualidade e profundidade”.
O diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), professor Eduardo Condé, também aposta na atualização constante como uma das principais vantagens. “As redes de informações virtuais representam um diferencial bibliográfico pela disposição de grande soma de materiais atualizados constantemente, o que significa um acréscimo às bases da pesquisa científica”.
Atualmente é possível acessar todo o conteúdo das bases de dados contratadas através de qualquer computador ligado à rede da UFJF: infocentros, laboratórios de informática ou qualquer outro computador ligado a este servidor. O sistema de wi-fi, que está em fase de implementação no campus, também permitirá, em breve, o acesso por meio de dispositivos eletrônicos pessoais como laptops, Ipads e celulares.
Veja abaixo informações sobre as duas bibliotecas virtuais focadas no conteúdo jurídico e nas ciências sociais aquiridas pela UFJF
A plataforma Vlex é o mais completo banco de dados sobre assuntos ligados ao Direito. O seu conteúdo remonta a soma de mais de 83 mil documentos em e-books e periódicos de direito, legislação, jurisprudência e doutrina em 13 idiomas. O banco de dados da Vlex ainda inclui mais de 130 jurisdições de diferentes países. O download e a impressão de página são permitidos para os usuários.
São mais de 40 bibliotecas integradas com grande acervo de fontes raras e com cerca de 100 mil imagens em PDF de documentos oficiais, incluindo tabelas, gráficos, fotos, notas escritas à mão, fotografias e notas de rodapé. O seu conteúdo é voltado principalmente para a área de Ciências Sociais. Tanto o download quanto a impressão são permitidos ser restrições.
Leia também:
Outras informações: (32) 2102-3761/3760 (Secretaria Biblioteca Universitária)
José Renato Lima – estudante de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário