Translate

terça-feira, 17 de agosto de 2010

O último segredo da pirâmide

Notícias Terça-Feira, 17 de agosto de 2010
JC e-mail 4075, de 16 de Agosto de 2010.


Robô vai explorar túneis na Câmara da Rainha, lacrados há 4.500 anos

Única das sete maravilhas do mundo antigo ainda existente, a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, ainda guarda segredos a serem desvendados pelos estudiosos. E, para revelá-los, vale tudo, até um Indiana Jones de porcas, parafusos e engrenagens.

Este é o objetivo do Projeto Djedi, uma parceria entre o Conselho Supremo de Antiguidades egípcio e pesquisadores do Reino Unido e da Índia que pretende enviar um robô para pesquisar duas passagens na chamada Câmara da Rainha da construção de 4,5 mil anos.

Batizado em homenagem ao mago que aconselhou o faraó Quéops na construção da pirâmide, o robô vai explorar dois túneis descobertos em 1872 que, diferentemente de dois semelhantes na Câmara do Rei, não têm saída. Em 1992, uma câmera enviada por um deles revelou que ele estava bloqueado por uma pedra com duas alças de cobre, após percorrer uma distância de 60 metros.

Em 2002, esta pedra foi perfurada por outro robô, só para revelar mais uma outra bloqueando a passagem a apenas 20 centímetros da primeira. O segundo túnel, por sua vez, também está bloqueado à mesma distância de 60 metros.

- A segunda porta não é como a primeira. Ela parece estar escondendo alguma coisa - diz Zahi Hawass, chefe do conselho egípcio e líder da expedição.

Tecnologia para revelar mistério

O Djedi promete mostrar o que a pirâmide esconde. Está equipado com uma câmera flexível capaz de passar por espaços estreitos e um dispositivo de ultrassom para determinar a espessura e o material dos bloqueios.

Conta com um mini-robô adicional que pode explorar passagens de dois centímetros e uma perfuratriz.

- Estamos trabalhando neste projeto há cinco anos. Não temos ideias pré-concebidas. O que queremos é reunir evidências para que outras pessoas tirem suas conclusões - conta Robert Richardson, professor de Engenharia Mecânica da Universidade de Leeds, na Inglaterra, responsável pela construção do robô.

Construída por volta do ano 2.560 antes de Cristo, a Grande Pirâmide do Egito já foi muito explorada - e saqueada - ao longo dos séculos. As pirâmides na verdade são enormes mausoléus, onde seus ocupantes continuariam a viver após a morte. De acordo com a antiga mitologia egípcia, o espírito, ou ka, teria as mesmas necessidades do corpo físico. Assim, não era incomum as pessoas, principalmente os governantes e a elite, serem enterrados com fartas provisões de comida e bebida, tesouros e joias, além de servos e concubinas - ainda vivos - para servi-las.

No centro da Grande Pirâmide encontram-se as duas salas conhecidas como Câmara do Rei e Câmara da Rainha. Na primeira, dois pequenos túneis em um ângulo de 45 graus levam direto para o lado de fora.

Acredita-se que estas passagens teriam o objetivo de liberar o espírito da faraó em direção ao firmamento, de forma que ele pudesse tomar seu lugar entre as estrelas. Já á finalidade dos túneis da Câmara da Rainha continua um mistério. Um deles vai em direção ao sul, enquanto o outro é apontado para o norte, e ambos não têm saída.

Segundo Hawass, o Projeto Djedi finalmente permitirá aos estudiosos desvendar esse segredo.

- A passagem do norte está bloqueada por uma pedra que ainda não foi penetrada. Já na passagem sul uma equipe anterior determinou a espessura do bloqueio, perfurou-a, colocou uma câmera no buraco e encontrou outro bloqueio. Agora, vamos determinar a espessura deste segundo bloqueio e podemos perfurá-lo também. Estamos preparando o robô e pretendemos enviá-lo até o fim do ano. Essas passagens são um mistério muito grande e é importante não causar danos desnecessários. Ainda assim, vamos prosseguir até o fim.

Esperamos coletar todos dados possíveis de forma que sejam suficientes para responder aos questionamentos - conclui Richardson.
(Cesar Baima)
(O Globo, 14/8)

Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=72848

Nenhum comentário:

Postar um comentário