Translate

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

USP E PUC-RS SÃO AS GRANDES CAMPEÃS NO V PRÊMIO MELHORES UNIVERSIDADES

Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010

Fonte: Junior Bellé, Abril.com/Educação
A 5º edição do Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real Grupo Santander foi realizada na noite do dia 27, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Pela primeira vez no famoso pavilhão projetado por Oscar Niemeyer, a maior premiação do ensino superior brasileiro foi prestigiada por professores, reitores e diretores de faculdade.

Fábio Volpe, diretor de redação do GUIA DO ESTUDANTE explica que, pela primeira vez, todas as categorias premiadas foram divididas entre instituições públicas e privadas. Além do mais, o grande destaque da festa foi o prêmio concedido à melhor universidade pública e particular do ano. Pelo conjunto da obra, a Universidade de São Paulo (USP) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) foram as vencedoras, nas respectivas
categorias.

A AVALIAÇÃO

Em 2009, o GE coordenou a avaliação de 9.371 cursos de 1.332 instituições de ensino superior em todos os estados brasileiros. Deste total, 28 universidades encabeçaram as finalistas, disputando 18 prêmios, metade deles para universidades privadas, os demais para as públicas, incluindo os dois de melhor universidade do ano.

No coquetel que abriu a noite, o clima era de descontração e um pouco de ansiedade por parte dos representantes das universidades concorrentes aos prêmios, como resume Rocheli Carnaval, da Universidade Católica Dom Bosco, pleiteante na categoria Meio Ambiente e Ciências Agrárias: 'Sempre que você é indicado surge aquela esperança de poder ganhar, mas só o fato de estar entre os três finalistas já é recompensador, é sempre um fator de auto-estima para os alunos e todo o grupo. Eles se sentem participando de um processo avaliativo sério, e isso torna o evento muito estimulante', diz.

Entre os mais de 800 presentes estava a secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci. Ela declarou considerar o prêmio um importante indicativo do que se deve perseguir em termos de qualidade de educação: ' A Abril [que publica o GE] é uma empresa que tem um acúmulo muito grande na área educacional, de várias décadas, e construiu a condição de referência em termos de educação e cultura para além dos governos'. A secretária destacou ainda que as universidades vencedoras do prêmio coincidem, em grande medida, com as que estão no topo da lista nas avaliações do MEC.

Jairo Mendes Leal, presidente da Editora Abril, explica que o prêmio é uma forma eficiente de contribuir com a educação brasileira, e aponta a importância que ele possui dentro da editora: 'A educação é algo que está no nosso DNA, é um tema que aparece na nossa missão, é um dos pilares de nossa existência. Para a Abril, a obrigação é apoiar o ensino fundamental, médio e superior. Quando há um Guia que aponta as melhores universidades, as melhores práticas, dando este destaque que a Abril vem dando para o ensino superior, com certeza se obriga uma melhoria de toda a cadeia'.

A PREMIAÇÃO

A Orquesta Bachiana Jovem abriu a cerimônia de premiação, que teve como apresentadora a atriz Cássia Kiss. Mas as grandes estrelas da noite foram Selma Garrido Pimenta, pró-reitora da USP, a universidade pública do ano, e Joaquim Clotet, reitor da PUC-RS, a instituição privada do ano.

'Para a PUC-RS é motivo de orgulho ser reconhecida nacionalmente como uma universidade engajada na inovação da educação superior por sua qualidade na extensão, na pesquisa e na graduação. Mostra que o esforço valeu a pena', disse Clotet.

A pró-reitora da USP enfatizou o peso que esta premiação tem para as universidades públicas, devido à seriedade da Editora Abril e do GUIA DO ESTUDANTE: 'Nós conhecemos o trabalho de décadas que esta publicação faz na direção de valorizar o jovem, indicando que caminho seguir no seu curso superior, na sua vida. O prêmio mostra que seus organizadores tem a sensibilidade de lidar com estes jovens que são o sentido e o significado da existência da universidade. E para a USP, classificada como a primeira da América Latina, e uma das trinta mais importantes do mundo, este é um reconhecimento social, pois a USP está cada vez mais preocupada em trazer para nossos cursos de excelência jovens que tiveram menos oportunidade de ter uma boa formação, de ter acesso à cultura e ao conhecimento', declarou.

Fonte:http://www.sbpcpe.org/index.php?dt=2010_08_18&pagina=noticias&id=05804

Nenhum comentário:

Postar um comentário