Translate

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

UFJF sedia reunião sobre consórcio entre universidades mineiras

publicada em: 22 de setembro de 2010 - visualizada pela 63º vez


Reitores no último encontro ocorrido em Lavras
Novas características sobre o perfil do consórcio que será formado entre universidades federais do Sudeste e Sul mineiros serão debatidas em reunião entre reitores e equipe técnica das sete instituições, nas próximas quinta e sexta-feira, dias 23 e 24. O encontro será na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Quando concretizada, a união das federais de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Lavras (Ufla), Ouro Preto (Ufop), São João Del-Rei (UFSJ), Viçosa (UFV), além da própria UFJF, formará a terceira maior universidade pública do país, mantendo-se, no entanto, a autonomia de cada instituição. Atualmente nessas unidades são mais de 41 mil alunos de graduação e 5,3 mil de pós-graduação, 260 cursos presenciais, 111 de mestrado e 59 de doutorado.
O encontro na UFJF começa com almoço entre reitores no Victory Business Hotel, localizado na Avenida Independência 1.850, bairro São Mateus, a partir de 12h30. Entre 14h e 18h30, equipes técnicas, incluindo pró-reitores de cada instituição, se dividirão em comissões temáticas na Faculdade de Odontologia para debater o consórcio. Ao todo, já foram criadas sete delas: de Assuntos Estudantis; Ensino; Extensão e Cultura; Graduação; Planejamento e Gestão; Pesquisa e Inovação; e Pós–graduação.
No mesmo dia, à noite, está programada a visita às exposições “Doce França: Retratos da Vida Privada” e “Le Sacre Moderne: A Sagração do Moderno”, no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Mamm), seguida de coquetel no hotel.
Na sexta-feira, a discussão recomeça às 8h30 e vai até 10h, com as comissões temáticas, visando reunir propostas concretas de ações a serem desenvolvidas pelo consórcio e a criação de uma proposta de contrato.
Das 10h às 12h, o gerente-geral da Universidade Petrobras, Ricardo Salomão, encontra-se com os participantes. A instituição da empresa estatal realiza treinamentos para seus funcionários e possui três campi: no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Salvador. A unidade desenvolve parcerias com instituições educacionais do Brasil e do exterior. De acordo com o vice-reitor da UFJF, José Luiz Rezende Pereira, a empresa se dispôs a fazer a palestra e não indicou, a princípio, parceria com o grupo. Em seguida, das 14h às 18h, o grupo volta a falar sobre contrato e lei dos consórcios.
O objetivo do consórcio está no fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão, como também na relação com o Governo Federal, o que pode proporcionar ainda mais mobilidade acadêmica e administrativa para a comunidade do consórcio. A criação de um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em conjunto está entre a meta das universidades. Conforme já apontou o reitor da UFJF, Henrique Duque, a proposta será enviada ao Conselho Superior (Consu) para aprovação e será discutida na comunidade acadêmica.
Reuniões anteriores
Em um pouco mais de um mês, três reuniões entre reitores do consórcio já aconteceram: em Lavras, São João Del-Rei e Ouro Preto. No dia 10 de agosto, foi assinado um protocolo de intenção de formação do consórcio.
Confira a programação da reunião do consórcio
Dia 23, quinta-feira
12h30: almoço no Victory Business Hotel
14h às 18h30: reunião das comissões temáticas. Local: Anfiteatro da Faculdade de Odontologia
19h: visita às exposições “Doce França: Recortes da Vida Privada” e “Le Sacre Moderne: A Sagração do Moderno” no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Mamm)
19h30: coquetel no Victory Business Hotel

Dia 24, sexta-feira
8h30 às 10h: reunião das comissões temáticas. Proposta concreta de ações a serem desenvolvidas pelo consórcio e de contrato.
10h às 12h30: encontro com o gerente-geral da Universidade Petrobras, Ricardo Salomão
12h30 às 14h: almoço no Victory Business Hotel
14h às 18h: discussão sobre o contrato e lei de consórcios

Cronologia do consórcio
19 de julho de 2010: em reunião, em Brasília, reitores das sete universidades mineiras aceitam a sugestão do ministro da Educação, Fernando Haddad, para que seja criado um consórcio que reunirá instituições situadas nas regiões Sul-Sudeste de Minas Gerais com características em comum e que possam se fortalecer e complementar sem perder a autonomia. A ideia é que, juntas, as universidades possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social das regiões onde estão situadas. As universidades federais de Itajubá, Alfenas, Lavras, São João Del-Rei, Juiz de Fora, Viçosa e Ouro Preto ficam num raio de 200 quilômetros e abrangem as regiões Sul e Sudeste de Minas.
3 de agosto: reunidos no escritório da UFV, em Belo Horizonte, os reitores das sete universidades realizaram a primeira reunião conjunta para debater a proposta do MEC e concordaram em elaborar, conjuntamente, um projeto de consórcio, definindo o que poderá ser compartilhado pelas instituições, mantendo a autonomia de cada universidade envolvida.
10 de agosto: durante a inauguração do Campus da UFSJ, em Divinópolis, os reitores das sete universidades, o ministro Fernando Haddad e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinaram protocolo de intenções para elaboração do projeto do consórcio.
18 de agosto: no campus da UFLA, em Lavras, os reitores definiram que o reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa, coordenará a elaboração do projeto e que cada um dos outros seis reitores envolvidos estará à frente de um dos seguintes temas principais do consórcio: pós-graduação (UFJF), pesquisa (Unifei), graduação (Unifal), planejamento e gestão (Ufla), extensão e cultura (UFSJ) e assistência estudantil (Ufop).
24 de agosto: pró-reitores e assessores técnicos de cada área se reúnem na UFSJ, em São João Del-Rei para participarem dos primeiros seminários temáticos, sugerindo e debatendo pontos que serão compartilhados pelo consórcio.
3 de setembro: a segunda reunião de trabalho de reitores e assessores técnicos das instituições federais de ensino envolvidas no projeto do consórcio aconteceu na Ufop, em Ouro Preto. Os grupos de trabalho começaram a detalhar o projeto e definiram, entre outros pontos, que, inicialmente, as consorciadas trabalhariam em conjunto.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa
Outras informações: (32) 2102-3966/3967/ 3997 (Diretoria de Comunicação da UFJF)
Fonte:http://www.ufjf.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário