Translate

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Brasil é primeiro na Olimpíada Ibero-Americana de Química

3/11/2010

Agência FAPESP – O Brasil ficou em primeiro lugar na 15ª Olimpíada Ibero-Americana de Química, encerrada no dia 29 de outubro, na Cidade do México.

Pela segunda vez consecutiva o primeiro lugar geral da olimpíada ficou com Raul Bruno Machado da Silva, do Colégio Ari de Sá, no Ceará. Os paulistas André Silva Franco e Jéssica Kazumi Okuma, ambos do Colégio Etapa, ganharam medalha de ouro, e Felipe Mendes Santos, do Colégio Militar de Brasília, ficou com bronze.

Na competição entre países, o Brasil também terminou na primeira colocação. O evento de oito dias foi realizado na Cidade do México e reuniu alunos do ensino médio de 13 países, que foram avaliados em exames teóricos e de laboratório. Cada país foi representado por quatro estudantes escolhidos em seleções nacionais de seus respectivos locais de origem.

Os brasileiros foram selecionados por meio do Programa Nacional Olimpíadas de Química, promovido pela Associação Brasileira de Química com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mundo das baterias

Estão abertas até 29 de novembro as inscrições para a Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP-2011). Podem participar alunos paulistas da 1ª e 2ª séries do ensino médio. A seleção envolve a produção de uma redação. O tema desse ano é “Do marca-passo ao carro elétrico: o mundo das baterias”.

Os professores farão a seleção das melhores redações e cada escola providenciará a inscrição de duas redações.

Os 40 vencedores da fase final da OQSP serão inscritos pela Associação Brasileira de Química na Olimpíada Brasileira de Química. Mas somente estudantes de 1ª série (em 2010) poderão alcançar a Olimpíada Internacional de Química.

Mais informações: http://allchemy.iq.usp.br
Fonte:http://www.agencia.fapesp.br/materia/12990/brasil-e-primeiro-na-olimpiada-ibero-americana-de-quimica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário