Translate

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Novo sistema holográfico permite respostas em tempo real

Cientistas desenvolveram processo utilizando material foto-refrativo que permite mudanças de imagens quase em tempo real. Sistema antigo realizava atualizações em cerca de 4 minutos


Cientistas da Faculdade de Ciências Óticas da Universidade do Arizona anunciaram avanços na tecnologia que permite o uso de hologramas para exibição de imagens em 3D. A equipe conseguiu reduzir o tempo de atualização que as projeções levam por conta de um novo material foto-refrativo que, da mesma forma que outros sistemas holográficos, não é necessário o uso de óculos especiais para visualizar a profundidade.

A velocidade com que a imagem é atualizada faz grande diferença para o telespectador. Na antiga tecnologia, o tempo para uma imagem surgir era de aproximadamente três a quatro minutos e, para que ela desaparecesse, era necessário cerca de um minuto. Esse novo material permite uma atualização de imagens que leva apenas alguns segundos.

O novo sistema holográfico é descrito como o primeiro a atingir uma velocidade que pode ser apontada como muito próxima ao tempo real.

Por enquanto, o sistema pode apresentar hologramas em uma tela de 10 polegadas através do uso de câmeras que fazem registros regulares de vários ângulos diferentes, posteriormente processados para criar a imagem 3D. Em seguida, um feixe de laser de pulsação rápida permite que as imagens sejam gravadas em um polímero foto-refrativo, que registra pixels holográficos chamados de hogels.

A pretensão é de que a tecnologia seja utilizada em sinalização digital, atualização de mapas, sistemas de comunicação e até mesmo dispositivos de entretenimento.

Confira uma demonstração do sistema no vídeo abaixo:

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/novo-sistema-holografico-permite-respostas-em-tempo-real/14681

Nenhum comentário:

Postar um comentário