Translate

terça-feira, 15 de março de 2011

Dicas: Veja como medir a velocidade de sua operadora 3G



Existem serviços gratuitos na internet para ajudá-lo a descobrir a velocidade de transmissão de dados prometida pela operadora. Saiba quais.

Avaliar a velocidade de qualquer rede não é uma tarefa simples. Se você tinha essa impressão, pode tirar o seu WiFi-3G da chuva. Todavia existem ferramentas gratuitas que podem ajuda-lo a descobrir a quantas anda a transmissão de dados entre seu smartphone e o provedor de sinal mais próximo. Antes de se atirar aos testes, saiba que os pacotes de dados realizam diversas paradas, do tipo pit stop, no caminho entre o dispositivo e o servidor.

Precauções
Se a intenção for comparar dispositivos diferentes usando a mesma operadora, os resultados serão mais consistentes se fizer o ensaio ao mesmo tempo a partir do mesmo local. Não faça testes em dias diferentes, pois toda rede tem seus dias ruins.

Se ainda não conhece, gostaria de apresentar o speedtest.net. Uma maneira simples de verificar a velocidade da internet doméstica ou corporativa. Vá ao site e iniciar os testes. O serviço irá conectar a máquina ao servidor speedtest mais próximo e verificar se a velocidade contratada é de fato entregue pela operadora. Como o aplicativo é baseado em Flash, possivelmente não funcione muito bem em seu smartphone. No entanto, há gadgets específicos no site para fazer os testes com iOS ou Android.

Alguns usuários apontam para alguns problemas no serviço, como a definição de servidores localizados do outro lado do mundo. Ao testarmos o serviço na Califórnia, fomos redirecionados para um servidor no Kansas. Se o mesmo problema ocorrer quando for testar o speedtest, abra o menu de configurações exibido no site e escolha manualmente o servidor mais próximo de você. Quanto mais distante o servidor, maior será o número de pit stops do pacote de dados enviado e, consequentemente, menor será o tempo de resposta, o que pode confundir o usuário.

Outros sistemas
Não se desespere. Há opções suficientes para realizar o teste em plataformas diferentes. Usuários de BlackBerry têm à disposição o aplicativo Cisco Global Internet Speed Test , que, segundo vários usuários, não é muito confiável, tem problemas de aceitar conexões e uma rede de servidores pulverizada demais. Mas, vale a pena tentar.

Aqueles que decidiram usar dispositivos com o Windows Phone 7 podem usar o BandWith, aplicativo rudimentar e rápido. Listado no mercado de aplicativos simplesmente com o nome BandWith, usuários podem obter mais informações sobre o recurso nesse link.

(Patrick Miller)

Fonte:http://idgnow.uol.com.br/telecom/2011/03/14/dicas-veja-como-medir-a-velocidade-de-sua-operadora-3g

Nenhum comentário:

Postar um comentário