Translate

terça-feira, 29 de março de 2011

Portal de software público lança aplicações para educação



Novos programas baseados em código aberto, o Sagu e o Gnuteca, podem ser baixados gratuitamente.

Por EDILEUZA SOARES


O portal do Software Público Brasileiro (SPB), coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), passa a hospedar a partir da próxima semana duas novas aplicações para a área de educação: o Gestão Acadêmica, também chamado Sagu, e o Gestão de Bibliotecas, o Gnuteca.

Ambas aplicações foram desenvolvidas pela Cooperativa de Soluções Livres (Solis), com apoio do Centro Universitário Univates de Lageado, Rio Grande do Sul. O lançamento desses programas, já licenciados como softwares livres, será nesta segunda-feira, 28/3, às 14h30, na sede da Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), em Porto Alegre.

“Além de baixar e utilizar as ferramentas gratuitamente, o interessado ou entidade tem a liberdade de alterar o código das aplicações adequando-as a sua realidade e disponibilizar a nova versão para outras pessoas da comunidade”, diz o diretor do Departamento de Governo Eletrônico da SLTI, João Batista Ferri de Oliveira.

De acordo com João Batista, uma das finalidades do Sagu é automatizar os processos de instituições de ensino, como o registro da vida escolar do estudante, desde a sua admissão até a expedição do certificado do curso. Já o software para gestão de bibliotecas vai gerenciar livros e periódicos de entidades e escolas de pequeno, médio e grande portes.

Criado em 2007, o portal do SPB já conta com 49 soluções voltadas a diversos setores. Neste mês, o sistema registrou a marca de 100 mil usuários cadastrados em todo o País e que se beneficiam dos programas.

Entre os programas mais usados pela comunidade virtual estão o Coletor Automático de Informações Computacionais (Cacic), que verifica informações sobre hardware e software nos computadores. Outro é o Ginga, que suporta a TV Digital Brasileira.

Fonte:http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/03/25/portal-de-software-publico-lanca-aplicacoes-para-educacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário