Translate

segunda-feira, 11 de abril de 2011

CELULAR SALVA-VIDAS



Imagine um celular projetado para finalidades médicas, capaz de pedir socorro, de enviar mensagens (torpedos) e avisar médicos e outras pessoas sobre um acidente ocorrido com seu usuário, em geral um idoso ou pessoa portadora de doenças ou deficiência. Assim é o primeiro telefone celular projetado com essas finalidades e que foi homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) há poucos dias.

O celular, que terá a marca BP, foi desenvolvido pelo engenheiro Armando Kilson Júnior e será produzido pela empresa CellDesign. Seu preço de venda previsto é de R$ 685. O grande diferencial do BP são suas funções programadas que podem até salvar a vida de seus usuários. Um botão especial pode ser acionado para pedir socorro. Basta um toque nessa tecla para que o celular ligue automaticamente para cinco números cadastrados – e insista na chamada até que uma das pessoas atenda à ligação.

Estudos médicos estimam que 75% dos acidentes com idosos aconteçam dentro de casa. A maioria das quedas – que representam 30% dos acidentes – acaba levando à morte pessoas acima de 75 anos. Foi com esse objetivo que a CellDesign criou o celular BP. Se um paciente sofre uma queda com o celular, o aparelho envia mensagens a cinco números cadastrados.

Outra função de ajuda a pacientes médicos é a que lembra os doentes de tomar remédios na hora certa. Para isso, basta cadastrar medicamentos, dosagens e horários certos.

Fonte: Blog do Ethevaldo Siqueira de 01.04.2011
Fonte:http://www.sbpcpe.org/index.php?dt=2011_04_08&pagina=noticias&id=06322

Nenhum comentário:

Postar um comentário