Translate

segunda-feira, 11 de abril de 2011

GRAFENO: A FOLHA MAIS FINA DO MUNDO



O grafeno, uma folha feita por apenas uma camada de átomos de Carbono, é um material impressionante e tem despertado um enorme interesse dos Físicos desde sua descoberta em 2004. Devido à sua estrutura, os elétrons dentro do grafeno se comportam como se fossem relativísticos e não tivessem massa. Esse comportamento faz com que o grafeno tenha propriedades elétricas muito particulares e permite a observação de fenômenos físicos a temperatura ambiente que só haviam sido observados à temperaturas muito baixas. Além disso, o grafeno também é transparente e altamente resistente, o que em conjunto com suas propriedades elétricas, faz dele um forte candidato a substituir os semicondutores tradicionais e revolucionar a industria de eletrônicos. O mais curioso é que apesar das suas características não usuais e de ter sido observado pela primeira vez em 2004, ele é um material bastante familiar. Ele pode ser obtido através do grafite, aquele mesmo que usamos em lápis e lapiseiras.

Nesta palestra explicaremos o curioso método de separação de uma única folha de grafeno do grafite. Também apresentaremos as principais

propriedades desse material, os fenômenos observados neste sistema que mais chamaram a atenção dos físicos e as possíveis utilidades deste novo material na industria de eletrônicos.

Perdeu alguma palestra? Entre e confira todas que aconteceram no ano de 2010: http://itv.cbpf.br/ciencia_seis_e_meia/

Local: Auditório do CBPF, rua Xavier Sigaud 150, Botafogo, RJ (Próximo ao shopping Rio Sul)

Transmissão pela internet: mms://itv.cbpf.br/cienciaseisemeia

Att,

Iris Medeiros
Secretaria Regional SPBC/RJ
Av. Venceslau Brás, 71, casa 27, fundos, Botafogo.
CEP 22290-140 Rio de Janeiro - RJ
Tel. (21) 2109-8992

Fonte:http://www.sbpcpe.org/index.php?dt=2011_04_08&pagina=noticias&id=06316

Nenhum comentário:

Postar um comentário