Translate

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Opinião: as cinco maiores qualidades do Google+

Por Tony Bradley, PC World / EUA

Apesar de ainda ter algumas coisas a melhorar, nova rede social já apresenta muitos pontos positivos em sua fase inicial de testes

Após ter dedicado ontem para reclamar das coisas que mais me incomodam no Google+, hoje falaremos do outro lado da moeda: suas cinco maiores qualidades, depois de passar um mês usando a nova rede social da Google.

1. Sem limites
Admito que posso ficar um pouco falante às vezes, mas é muito irritante digitar uma atualização de status e ver ela ser rejeitada porque estourou algum limite arbitrário de caracteres. O Twitter é o Twitter, e seu limite de 140 caracteres é uma de suas principais características. Eu entendo. Mas no Facebook o limite de caracteres para atualizações era de 420 caracteres e apenas recentemente foi aumentado para 500. O novo limite é muito menor do que o anterior – acho que a maioria das minhas atualizações podem caber nele. Mas 500 caracteres continua sendo arbitrário e ainda o excedo.

Adoro o fato de que no Google+ eu posso digitar indefinidamente se quiser e não há limite de tamanho dos meus posts. Na verdade, vejo algumas pessoas que possuem blogs Tumblr e então postam links do Google+, e fico pensando se não faria mais sentido sair do Tumblr e usar apenas o Google+ como uma plataforma de blog em primeiro lugar.

2. Edição de posts
Outra coisa legal do Google+ é que posso editar meus posts. Mesmo depois de ter pensado e postado, geralmente descubro erros de digitação ou gramática que gostaria de corrigir, ou tenho outro pensamento que gostaria de adicionar. É legal que o Google+ me permite simplesmente clicar na pequena seta drop-down no canto superior direito do post e selecionar a opção “Edit this post” (“Editar esse post”) para fazer as mudanças.

No Facebook, há uma janela de cerca de 15 segundos em que posso apagar ou comentar após postar algo. Mas depois dessa janela ter sumido, é preciso apagar e começar tudo de novo.

3. Seguir
Gosto de poder seguir os streams de outras pessoas que não façam necessariamente parte dos meus círculos, e do fato de outros que não estão na minha rede também poderem me seguir. É uma ótima maneira de se manter informado e aprender coisas novas – muitas das quais, em troca, compartilho com quem me segue.

Obviamente que isso só funciona se a pessoa realmente postar algo Público. Vale lembrar que o Facebook copiou a ideia e acaba de lançar um recurso parecido, com o botão Assinar.

4. Público
Um benefício do recurso de “seguir” no Google+ é que ele torna o compartilhamento de posts com o Público uma das melhores coisas do site. Sei que isso viola a premissa dos Círculos e da suposta beleza em poder direcionar os seus posts para públicos separados, mas ei – também posso fazer isso, certo?

Essa é uma das coisas que penso tornar o Google+ uma rede social mais ativa e atraente. Recebo uma quantidade considerável de +1, comentários e compartilhamentos dos meus posts no Google+, e quase nenhuma dessas ações é feita por alguém que realmente faça parte dos meus Círculos.

5. Círculos
Se você já leu outras reportagens que escrevi sobre o Google+, sabe que não sou um defensor dos Círculos. Não sou contrário ao recurso em si. Apenas não acho que eles sejam a bala de prata da privacidade que muitos dizem, e penso que introduzem um conjunto de questões de privacidade totalmente diferente.

Mas então por que o recurso está entre as minhas cinco coisas favoritas do Google+? Não gosto dos Círculos para segregar os posts que compartilho no site, mas penso que são brilhantes para me ajudar a passar incólume pelas centenas e milhares de posts que recebo.

O Facebook também me permite fazer isso com o recurso de Listas, mas ele é mais complicado e menos intuitivo de usar do que os Círculos do Google+. E isso me basta para preferir a segunda opção.

Fonte:http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/09/15/opiniao-as-cinco-maiores-qualidades-do-google/

Nenhum comentário:

Postar um comentário