Translate

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SUPERCOMPUTADOR 'PREVIU' REVOLUÇÕES NO EGITO E ESCONDERIJO DE BIN LADEN

Fonte: Techworld.com e IDG Now de 14.09.2011
Com base no tom de notícias, o Nautilus previu o futuro, mas depois de os fatos acontecerem; método pode ser adaptado para uso atual.

Um supercomputador previu as revoluções no Egito e na Líbia e onde Osama Bin Laden estava, segundo Kalev Leetaru, da universidade de Illinois (EUA) – mas só depois que os eventos já tinham acontecido.

Com base em 100 artigos, o supercomputador Nautilus analisou o humor das notícias internacionais com foco na incidência e na localização de palavras emotivas, como "terrível" ou "bom" – o que Leetaru chamou de "mineração de sentença automatizada" – antes de convertê-las em coordenadas geográficas.

Usando o tom e localização das reportagens, o Nautilus previu o início da revolta nos países árabes (a chamada Primavera Árabe) e a localização de Osama Bin Laden em uma área com um raio de 200 km no norte do Paquistão, enquanto muitos especialistas acreditavam que ele estava no Afeganistão.

Em seu estudo "Culturomics 2.0: Previsão de comportamento humano em grande escala usando o tom notícias da mídia mundial no tempo e espaço", Leetaru explicou: "A aplicação desse método em um arquivo de notícias de 30 anos em todo o mundo encontra a previsão das revoluções na Tunísia, Egito e Líbia, incluindo a queda do presidente egípcio Mubarak; a estabilidade da Arábia Saudita (pelo menos até maio de 2011) e a localização estimada de onde Osama Bin Laden estava escondido, dentro de um raio de 200 km no norte do Paquistão. "

Leetaru disse que, apesar de seu estudo ter sido feito retrospectivamente sobre o que já havia acontecido, ele poderia ser adaptado para funcionar no presente.

"Eu comparo à previsão do tempo. Nunca é perfeito, mas podemos fazer melhor do que adivinhar aleatoriamente."

fonte:http://www.sbpcpe.org/index.php?dt=2011_09_14&pagina=noticias&id=06838

Nenhum comentário:

Postar um comentário