Translate

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cientistas americanos criam tapete voador



Folha de plástico se move a um centímetro por segundo e parece planar no ar

Cientistas da Universiade de Princeton, em Nova Jersey (Estados Unidos), construíram uma espécie de tapete voador, assim como no filme da Disney, Alladin. Segundo a BBC, o protótipo é feito com uma folha de plástico de dez centímetros.

O mecanismo do equipamento funciona da seguinte forma: correntes elétricas conduzem pequenas massas de ar para baixo do tapete e, assim, a folha de plástico plana no ar e se movimenta a um centímentro por segundo.

O criador do projeto, Noah Jafferis, disse ter se inspirado em um trabalho de matemática que leu no início do seu curso de PhD. De acordo com ele, o simples processo de incorporar sensores a cada pedaço do tapete levou cerca de dois anos. Ainda foi necessário testar o comportamento do material para evitar que, com altas frequências de energia, ele se deformasse.

Jafferis lembra, no entanto, que o protótipo tem limitações e só funciona a bateria ou plugado na tomada. A equipe de cientistas que está trabalhando no projeto quer incorporar energia solar na invenção para alcançar maiores distâncias.

Assista ao vídeo de demonstração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário