Translate

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A pedra com alma: a fascinante história do magnetismo

Publicada em 2005, em inglês, pela editora Wiley VCH, uma das mais importantes do mundo, chega aos leitores brasileiros a edição em português da fascinante história do magnetismo, de Alberto Passos Guimarães.

Com uma narrativa instigante - que toma como ponto de partida o interesse dos antigos gregos pelas forças da atratividade e percorre, até os dias atuais, um longo período que testemunhou o nascimento da ciência e a revolução científica dos séculos XVI e XVII - A pedra com alma: a fascinante história do magnetismo, publicado pela Civilização Brasileira, do grupo editorial Record, já está destinado a preencher uma lacuna na literatura brasileira de divulgação científica.

Com prefácio do ex-ministro Sergio Rezende, da Ciência e Tecnologia, A pedra com alma conduz o leitor pela notável história do magnetismo, abrindo espaço também para uma perspectiva filosófica da ciência. Com maestria e sem abrir mão do rigor científico, Alberto Passos Guimarães apresenta de modo envolvente os acontecimentos que levaram às conexões entre magnetismo e eletricidade, no século XIX, e à compreensão da estrutura da matéria trazida pela mecânica quântica, projetando sua narrativa sobre um pano de fundo de ideias cambiantes sobre a natureza, sobre a possibilidade de adquirir conhecimentos a respeito dela e a melhor estratégia para fazê-lo.

O físico Alberto Passos Guimarães é pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), membro da Academia Brasileira de Ciências e um dos mais respeitados especialistas brasileiros em magnetismo, além de ter uma vasta experiência em divulgação da ciência, adquirida ao longo de 30 anos como colaborador da Revista Ciência Hoje.

O livro A pedra com alma: a fascinante história do magnetismo será lançado no dia 6 de outubro, às 18 horas, na Casa da Ciência (UFRJ), no Rio de Janeiro. Na ocasião, o autor também apresenta a mostra de fotografias Lugares - sua perspectiva dos quatro cantos do mundo.
(Ascom do CBPF)
Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=79558

Nenhum comentário:

Postar um comentário