Translate

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Donos de BlackBerry, Android e Nokia: cuidado! App grava tudo o que você faz no celular



Chamado de Carrier IQ, aplicativo rastreia comportamento do usuário, grava e envia para as operadoras

Aqui vai um alerta para os donos de smartphones BlackBerry, Android e Nokia: esses aparelhos carregam o Carrier IQ, um aplicativo que é instalado secretamente e que rastreia todos os dados de seus usuários. E, quando dizemos "todos", somos literais!

Trevor Eckhart, de 25 anos, foi quem descobriu o app "malicioso", que rastreia e grava, furtivamente, as experiências do usuários.

O caso é grave, pois os usuários não conseguem deletar o app. Pior ainda: eles não sabem nem de sua existência. Aliás, a única maneira de liquidar o Carrier IQ é fazendo o root do dispositivo, ou seja, chegar à raiz do hardware e instalar outro SO. O problema é que essa técnica não é dominada por usuários comuns. Mesmo usando somente o wi-fi, o app continuará a coletar dados.

Mas, afinal, quem recebe esses dados? Segundo o site Wired, são as próprias operadoras de telefonia, que, literalmente, podem fazer o que bem entenderem com essas informações. Ah, a explicação dessas operadoras? Obviamente, elas disseram que o app tinha como fim o "controle de qualidade" de seus serviços.

O aplicativo é, segundo Trevor, um "rootkit", ou seja, um malware cuja intenção é se camuflar para não ser identificado por softwares antivírus que filtram e interceptam dados. Basicamente, o Carrier IQ grava mensagens de textos, senhas e todos os outros dados presentes. O jovem até publicou um vídeo onde o rootkit entrava em ação, criptografando consultas ao Google em sessões HTTPS, o que, teoricamente, é impossível.

Segundo a empresa desenvolvedora do aplicativo, o objetivo dele é medir a vida útil da bateria, analisar chamadas perdidas e outras funções "do bem". Mas, ao que parece, o Carrier IQ não é o "bonzinho" da história, já que a empresa ameaçou o jovem com uma ação legal após o vídeo feito pelo jovem ser publicado. Porém, ela recuou algum tempo depois.

Veja o vídeo (em inglês) postado por Trevor. Vale um detalhe: para quem não tiver paciência de ver o vídeo todo, o Carrier IQ entra em ação a partir dos 9 minutos de vídeo.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário