Translate

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Noruegueses criam pílula que registra imagens do corpo humano em HD



Cápsula que pode substituir a endoscopia terá uma câmera de vídeo HD, fonte de luz, transmissor de rádio, bateria e até um microprocessador
Pesquisadores de diversas partes do planeta têm criado diferentes mecanismos para simplificar - e tornar mais eficientes - os exames médicos. O mais recente experimento nessa área vem da Noruega, onde um grupo de cientistas desenvolveu uma câmera em forma de pílula, capaz de captar imagens em alta definição do corpo humano.

O projeto, intitulado Melody, é uma pesquisa colaborativa entre pesquisadores da Universidade de Oslo, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, da Fundação Norueguesa de Pesquisa de Defesa e de outros 22 parceiros.

A cápsula endoscópica, que ainda está em fase de desenvolvimento, terá uma minúscula câmera de vídeo HD, fonte de luz, transmissor de rádio, bateria e até um microprocessador. Até agora, informações apontam que o pequeno aparelho em forma de pílula será capaz de gravar vídeos em alta definição dentro do intestino dos pacientes, transmitindo em tempo real os dados de seus tecidos do corpo por meio de ondas de rádio.

As ondas também serão usadas para localizar a câmera dentro do corpo. Elas serão captadas por um cinturão de pequenos receptores usados ao redor do estômago do paciente.

Pelo fato dos 30 quadros por segundo da tecnologia HD serem uma enorme carga para um dispositivo tão minúsculo, os pesquisadores criaram um algoritmo que comprime os vídeos captados pela câmera para 3% de seu tamanho original. Ainda assim, os pesquisadores afirmam que a qualidade da imagem é suficiente para análises médicas.

O recurso de vídeo-transmissão já foi testado em animais. A fim de reforçar as capacidades da cápsula, os cientistas trabalham num sistema de fotografias baseado em radar para melhorar a qualidade dos vídeos, além de permitir transmissões mais profundas dentro do estômago e intestinos.

Uma vez aperfeiçoada, a tecnologia do Melody também poderá ser usada em outras aplicações, como, por exemplo, a indústria do petróleo - para inspecionar o interior das tubulações.


Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/noruegueses-criam-pilula-que-registra-imagens-em-hd-do-corpo-humano

Nenhum comentário:

Postar um comentário