Translate

domingo, 24 de junho de 2012

Ciência: tempo pode parar e congelar a humanidade, segundo pesquisadores


Cientistas acreditam que universo tem se acelerado mais rápido do que o nosso tempo, o que poderia paralisar toda a galáxia

20 de Junho de 2012 | 14:00h



Tempo
Há quem diga que o tempo passa rápido em bons momentos e bem devagar em situações não muito confortáveis. Mas, essa questão vai além e levanta um ponto preocupante. Pesquisadores da Universidade do País Basco e da Universidade de Salamanca, ambas na Espanha, acreditam que o tempo como conhecemos hoje está desacelerando e que, algum dia, irá parar por completo.

De acordo com o jornal The Telegraph, os astrônomos resolveram elaborar relatórios para explicar por que o universo parece estar em mudanças constantes e aceleradas. Para isso, analisaram supernovas - corpos celestes que surgem após a explosão de outras estrelas - distantes no espaço.

Após testes mais aprofundados, os cientistas perceberam que as partículas emitidas por essas estrelas se movem mais veloz do que aquelas que estão mais próximas do planeta Terra. Alguns acreditam que esse fenômeno é explicado pela "energia escura", uma espécie de força gravitacional que tende a acelerar a expansão das galáxias. Daí a teoria: se essas partículas se movimentarem cada vez mais rápido, nosso tempo não seria capaz de acompanhá-las, causando a paralisação.

No entanto, os pesquisadores Jose Senovilla, Marc Mars e Raul Vera não confiam nessa hipótese, pois, na verdade, o tempo está se desacelerando de forma tão imperceptível aos seres humanos que, no futuro, irá simplesmente parar. "Assim como uma fotografia, tudo o que conhecemos estará congelado para sempre", diz o professor Senovilla.

Mesmo que essa notícia possa estimular a mente das pessoas, os cientistas afirmam que isso só vai acontecer daqui alguns bilhões de anos. Apesar de absurda, a ideia, na visão de Gary Gibbons, cosmólogo da Universidade de Cambridge (Inglaterra), não deve ser descartada. "Acreditamos que o tempo surgiu durante o Big Bang. Se ele nasceu por conta própria, também pode desaparecer", disse.

E aí, qual sua opinião sobre o assunto? Concorda com a teoria dos pesquisadores? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário