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quarta-feira, 21 de julho de 2010

Google reformula pesquisa por imagens

Por Ricardo Zeef Berezin, do IDG Now!
Publicada em 20 de julho de 2010 às 17h01
Atualizada em 20 de julho de 2010 às 17h40
Formato da busca deve chegar a todos os usuários em breve, diz a empresa.

A Google anunciou nesta terça-feira (20/07) uma reformulação na sua pesquisa por imagens. A adesão está sendo veloz: em torno de 10% dos usuários já visualizam a nova interface ao usar o mecanismo de busca e, nos próximos dias, esse ritmo deverá crescer. Não será surpresa se, até o fim da semana, todos já tenham acesso às novidades.

A pesquisa por imagens foi incorporada em 2001 e, desde então, nenhuma grande mudança foi promovida na sessão. Em compensação, os números cresceram em uma velocidade considerável. No primeiro ano de funcionamento, o serviço contava com 250 milhões de imagens catalogadas – hoje já são mais de 10 bilhões. Em nove anos, um crescimento de 4000%.

A primeira alteração é percebida instantaneamente. Não há mais informações abaixo das imagens, como seu título, formato ou site de origem; agora, esses dados só são exibidos ao levar o mouse até a mídia desejada.

O objetivo é deixar mais espaço para que o principal seja mostrado, ou seja, imagens maiores.

Os números para ir às páginas seguintes também não existem mais. Em vez disso, basta rolar a página para baixo, que as imagens serão exibidas continuamente. São vinte páginas de resultados reunidas em uma só (algo em torno de 1000 figuras) e, para ir às próximas vinte, deve-se clicar em "show more results".

Outro recurso interessante é quando o usuário clica no resultado de sua preferência. Como de costume, ele será direcionado ao site que hospeda a mídia, mas, desta vez, a imagem aparecerá em primeiro plano e em maior tamanho, sobrepondo-se ao portal. Para interagir com o site normalmente, o internauta só precisa fechá-la, clicando fora dela ou no pequeno “x” no canto superior.

Por fim, há novas opções para que as empresas anunciem no Google. A pesquisa por imagens também suportará links patrocinados, que, lógico, virão com uma ilustração própria, acima da página de resultados.

Ás 17h30, no Google americano, os recursos já estavam disponíveis.
Fonte:http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/07/20/google-reformula-pesquisa-por-imagens/

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