Translate

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Entenda como funciona o Google Instant Search

Klaus Junginger e William Marchiori
09-09-2010
Em apresentação no canal de vídeos do Google no YouTube, executivos da empresa falam das vantagens deste novo recurso.
Depois de meses de especulação e de testes, o Google anunciou a estréia do Instant Search, recurso de busca que apresenta ao internauta os potenciais resultados enquanto os termos procurados são digitados no campo de buscas do site.

Antecipação

Conforme mencionado em duas notas (um blog post e uma nota) de ontem, era previsto que o Instant viesse a funcionar esse mês, mas a extensão de potenciais benefícios e de mudanças na dinâmica das buscas na web ainda está por vir.

Negócios

Com um tempo de buscas previsivelmente menor, os anúncios pagos são expostos por poucos segundos, links patrocinados normalmente expostos nas três primeiras posições dos resultados de busca orgânica ou em uma barra lateral do lado direito da página de mudam de acordo com a busca. O uso do Instant Search é facultativo, isto é, ao lado da janela de buscas há uma opção de desativar o recurso.

Como usar

Para usá-lo, é necessário estar logado na conta do Gmail. Como o Google Instant Search ainda não está ativo no canal google.com.br, é preciso acessar a página .com do buscador.

Testamos o Googe Instant Search:






SEO

Segundo afirmações feitas pelos apresentadores, as técnicas de ranqueamento, ou seja, os dados analisados na hora de compor a lista de links sugeridos pelo Google, não deverão mudar em nada. Mas a estratégia de links patrocinados deve sentir os efeitos com menores taxas de click, afirmam outras vozes do segmento de SM, de search marketing.

User behavior

Também depende do usuário se acostumar com esse novo jeito de apresentar resultados. Como mencionado pela especialista em SEO Ana Martins, no Twitter: quantas pessoas vocês conhecem que digitam olhando para a tela e quantas para o teclado? Ela acredita que o número de pessoas que digitam olhando para o teclado é muito maior.

Também vale lembrar aos usuários que os resultados são ranquedaos exatamente da mesma forma que o Suggest, recurso que demonstra termos ligados a palavra que o internauta digita em uma caixa ordenada hierarquicamente.

O recurso irá consultar o banco de dados que salva o histórico de buscas no Google na hora de devolver SERPs (páginas de resultados) nas buscas.

Requisitos

Quem quiser navegar no Google Instant Search, deve rodar uma versão estável do Chrome (beta, aqui na redação não funcionou). Segundo o Google, os navegadores FireFox, Safari e IE 8 também suportam esse recurso.
Fonte:http://pcworld.uol.com.br/noticias/2010/09/09/entenda-como-funciona-o-google-instant-search/

Nenhum comentário:

Postar um comentário