Translate

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Prêmio Jovem Cientista bate recorde de inscritos

JC e-mail 4092, de 09 de Setembro de 2010.



A 24ª edição de uma das principais premiações científicas da América Latina reúne mais de dois mil inscritos. Vencedores serão conhecidos em outubro

O Prêmio Jovem Cientista bateu o recorde no número de inscritos em sua 24ª edição: 2.158 estudantes participarão da disputa, que tem como tema "Energia e Meio Ambiente - Soluções para o Futuro".

O maior número de inscritos vem do ensino médio, 1.925, e 233 são graduados e estudantes de graduação.

Os vencedores serão conhecidos em outubro e as premiações serão entregues pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em novembro, no Palácio do Planalto, em Brasília.

O prêmio é dividido em quatro categorias: graduado e estudante do ensino superior, estudante do ensino médio, mérito institucional (que premia escolas e universidades com maior número de trabalhos inscritos com mérito científico) e menção honrosa (que premiará o pesquisador com título de doutor que se destacou por sua trajetória na área relacionada ao tema do prêmio).

Os trabalhos serão julgados por 14 especialistas da comunidade científica indicados pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Alberto Aragão, sendo sete deles para o ensino médio e outros sete para as categorias graduado e estudantes do ensino superior, mérito institucional e menção honrosa.

O Prêmio é uma parceria entre o CNPq, a Gerdau e a Fundação Roberto Marinho (FRM) e tem como objetivo estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros. Sua primeira edição ocorreu em 1981, e desde então, premia trabalhos inovadores em diferentes áreas do conhecimento.

Um dos principais resultados desta iniciativa é a constatação de que a grande maioria dos agraciados com o Prêmio Jovem Cientista segue carreira de pesquisa nas universidades e centros de pesquisa.

Mais informações pela página do prêmio na internet: www.jovemcientista.org.br/
(Assessoria de Comunicação do CNPq)
Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=73354

Nenhum comentário:

Postar um comentário