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terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Loja de e-Books da Google estréia com mais de 3 milhões de títulos

Macworld.com
06-12-2010
(Dan Moren)
Segundo a empresa, títulos poderão ser lidos em qualquer tipo de dispositivo. Preços variam de grátis a US$ 20.
A Google acrescentou nesta segunda-feira (6/12) outro volume à saga do e-book com o lançamento de sua eBookstore. A operação comercial, que havia sido anunciada em maio para lançamento previsto em julho passado, fica sob o guarda-chuva do Google Books e estréia com mais de 3 milhões de títulos, dos clássicos aos últimos bestsellers.

A operação paga, por enquanto, é restrita aos EUA, mas usuários brasileiros têm acesso a títulos gratuitos e de domínio público. "O Google está trabalhando com editoras em todo o mundo para comprar os e-livros mais recentes dos principais autores", diz um aviso no site.

Como de costume, a palavra-chave da empresa é “aberto”. A Google diz que sua iniciativa no ramo de e-books segue essa filosofia: os livros são projetados para estarem disponíveis em todos os tipos de aparelhos, incluindo laptops, smartphones e tablets. Os livros são armazenados diretamente “na nuvem”, com acesso via conta Google. Não há limite de quantos você poderá guardar.

À primeira vista, os preços parecem ser competitivos com os de outros fornecedores de e-books. Os títulos são vendidos por uma variedade de preços, com o mais barato saindo por cerca de 4 dólares e o mais caro, na casa dos 20 dólares – muitos, contudo, parecem estar no mesmo preço de 10 dólares que se vê por aí. Há ainda uma coleção de títulos gratuitos.

A empresa diz que, além de um leitor de e-books baseado na web, criou apps gratuitos para Android e iOS, para compra e leitura móvel. Recursos como tamanho e tipo de fonte, modos de leitura diurna e noturna, espacejamento de linhas e marcador de texto entre dispositivos também estão presentes, embora a Google diga especificamente que estarão disponíveis “em muitos livros”.

A Google também decidiu presentear seus usuários com três títulos: Great Expectations, Alice’s Adventures in Wonderland e Pride and Prejudice.

Numa jogada interessante, a Google não é distribuidora exclusiva dos e-books Google: a empresa também criou parcerias com livrarias independentes, como a Powell’s, Alibris, e muitos membros da American Booksellers Association. Como resultado, você poderá escolher o vendedor que quiser para comprar seus e-books – mas no fim eles estarão agrupados em um único local, em nome da simplicidade.

Tudo isso marca uma mudança na estratégia da ideia original – e polêmica – por trás do Google Books, que envolve a digitalização de coleções de títulos ao redor do mundo, com o apoio de bibliotecas e editoras. A empresa afirma que todos seus mais de 15 milhões de obras digitalizadas poderão ser pesquisados por meio do eBookstore.

O lançamento da Google também traz outro concorrente de peso-pesado no incrivelmente cheio mercado de e-books, já disputado por empresas como Amazon, Barnes & Noble e, é claro, Apple. Para consumidores, contudo, há um grande apelo positivo: mais vendedores levam a mais competição, e mais competição encoraja as empresas a melhorar constantemente seus produtos e a fazer os preços cair.

Claro que isso tem seus próprios contratempos. No mundo real, por exemplo, você pode comprar seus e-books de qualquer fornecedor e todos irão para a mesma estante. No mundo digital, parece que você terá de entrar e sair de aplicativos Kindle, iBooks, e Google Books para ter acesso a todas as suas histórias. Por enquanto, pelo menos.

Fonte:http://pcworld.uol.com.br/noticias/2010/12/06/loja-de-e-books-da-google-estreia-com-mais-de-3-milhoes-de-titulos/

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