Translate

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Telemóveis podem causar distúrbios comportamentais nas crianças

Investigadores da Universidade da Califórnia dizem que há uma relação entre o uso regular de telemóveis durante a gravidez e distúrbios de comportamento nas crianças.

Os investigadores da universidade norte-americana analisaram o comportamento de sete mil crianças, cujas mães participaram no final da década de 90 num estudo sobre a gravidez

Um inquérito realizado junto das progenitoras permitiu apurar que cerca de três por cento das sete mil crianças apresentavam problemas no que toca ao comportamento.

A este número juntam-se mais três por cento de crianças que, segundo as mães, revelam mesmo comportamentos considerados anormais, que estarão relacionados com a desobediência e o desequilíbrio emocional.

A partir do inquérito, os investigadores concluíram que as crianças que usam telemóveis e cujas mães usaram telemóveis durante a gravidez apresentam um acréscimo de 50% nas probabilidades de apresentarem problemas relacionados com o comportamento.

O mesmo estudo revela que as crianças que não usam o telemóvel, mas terão sido sujeitas a uma eventual exposição durante a gravidez terão 40% mais probabilidades de sofrer de distúrbios comportamentais.

O estudo, que foi publicado no Journal of Epidemiology and Community Health, apenas apresenta uma relação baseada em dados estatísticos e nas análises que as mães fazem das crianças.

"É difícil perceber como exposições tão baixas podem exercer influência . Mas é algo que que tem de continuar a ser analisado", sublinhou à Reuters Leeka Kheifets, epidemiologista que liderou o estudo.

Fonte:http://aeiou.exameinformatica.pt/telemoveis-podem-causar-disturbios-comportamentais-nas-criancas=f1008002

Nenhum comentário:

Postar um comentário