Translate

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Quem está ganhando a guerra dos navegadores?




Nova pesquisa divulgada pela Net MarketShare revela que Chrome atingiu pela primeira vez a marca de 10% do mercado.

Um pesquisa feita pela Net MarketShare na última terça-feira (1/2) sobre o uso de navegadores aponta que, em janeiro, o Internet Explorer, da Microsoft, teve uma queda de 56%, enquanto o Chrome, da Google, e o Safari, da Apple, concentraram os maiores índices de crescimento.

Em janeiro, o Chrome ultrapassou a marca de 10% dos usuários, aproveitando-se das quedas sucessivas do IE, que nos últimos dez meses perdeu 4% de sua representatividade. No mesmo período, o Chrome cresceu na mesma porcentagem.

Outro navegador que ganhou mercado foi o Safari, que bateu seu recorde de crescimento entre dezembro/2010 e janeiro/2011 e hoje representa cerca de 6% do mercado. Segundo a Net MarketShare, o aumento no número de usuários foi impulsionado pelas vendas de computadores Apple. Em janeiro, a fatia do Mac OS X cresceu 0.23% no mercado - a maior desde setembro/2009.

Ainda de acordo com a pesquisa, o segundo colocado - o Firefox, com 22% - não está conseguindo se apropriar dos usuários que deixam o IE e também vem perdendo espaço lentamente no mercado. A Mozilla pretende reverter essa situação com o lançamento do FireFox 4, que está em sua última versão Beta e deve chegar em breve.

"Nós vemos que a tendência de queda [do Internet Explorer] continua, mas o crescimento, que ia para o FireFox, agora vai para o Chrome e para o Safari", afirmou o vice-presidente da Net MarketShare, Vince Vizzaccaro.

Dentro da Microsoft, os números apontam para um crescimento expressivo do Internet Explorer 8, que ganhou 1.15% de usuários em janeiro - cerca de uma vez e meia o ganho do Chrome. Apesar disso, a queda do Internet Explorer 6 acumulou 3.9% nos últimos três meses, o que ainda cobre o aumento do IE 8.

Entre os usuários do Olhar Digital esses números mudam consideravelmente, apesar da tendência de queda do IE e do Firefox e de crescimento do Chrome se manterem. Por aqui, o Firefox é lider e representa 33,2% dos acessos (contra 33,7% em dez/2010); o Chrome vem em segundo lugar, com 30,8% (contra 29,85% em dez/2010) e o internet Explorer já ocupa a terceira posição, com 26,86% (contra 28,2% em dez/2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário