Translate

quinta-feira, 3 de março de 2011

Educar é o segredo para melhor segurança em TI, dizem especialistas



Executivos de grandes empresas de segurança estiveram reunidos em painel durante a CeBit 2011, esta semana, na Alemanha.

A melhor alternativa para aprimorar a segurança em TI é educar os usuários, de acordo com executivos da indústria durante o evento CeBit 2011, que ocorre esta semana em Hannover, na Alemanha. Durante a feira, especialistas estiveram reunidos em painel para discutir questões de segurança de dados na web.

"Educação é importante: ainda somos muito ingênuos", disse o diretor de segurança da companhia G Data Software, Eddy Willems, durante a feira, nesta quarta-feira (2/3).

"As pessoas precisam encarar com seriedade as questões de segurança. Em termos de tecnologia, ainda podemos evoluir muito, mas se as pessoas continuarem optando por senhas fracas, ainda assim eles estarão em risco", declarou o vice-presidente de pesquisa da AGT Germany, Joachim Schaper.

Transparência
No entanto, educar não é tudo e os desenvolvedores também precisam tornar os sistemas mais simples e mais seguros. "Se você quiser milhões de pessoas utilizando o seu serviço, ele precisa ser fácil e sem a necessidade de instalar mais softwares", comentou o vice-presidente da Deutsche Post, Georg Rau, outro integrante do painel.

"Precisamos de transparência dos provedores de computação em nuvem. Devemos saber como os seus sistemas são organizados e deveríamos saber mais sobre as pessoas que eles contratam", segundo Natalya Kaspersky, presidente da Kaspersky Lab.

"O importante é ter essa escolha. Se o nível de segurança e de transparência é alto, eu posso estar disposta a pagar mais. Agora, se eu não me preocupo com segurança, eu preciso ter a opção de pagar menos", disse ela.

Indústria
Já para Richard Marko, CEO da ESET, empresa de antivírus, uma alternativa para que os usuários possam manter seus dados seguros, seria manter todos os os documentos armazenados no próprio desktop e ter cautela ao utilizar à web: "Eu gostaria que os usuários pensassem duas vezes antes de decidir o que é apropriado ou não para colocar no nuvem", declarou ele.

Uma análise interessante foi feita por Schaper ao comparar a indústria de TI com a de automóveis, onde os fabricantes gastam milhões realizando testes de colisão para demonstrar a segurança de seus veículos. "Como os testes são padronizados em toda a indústria, os resultados podem ser comparados: Isso seria importante também no segmento de TI", disse ele.

A opinião também foi compartilhada pelo presidente do painel, o analista da Gartner, Martin Gutberlet. "Ainda há muito trabalho a fazer em relação a normas e certificações das práticas de segurança", declarou ele.

(Peter Sayer)

Fonte:http://idgnow.uol.com.br/telecom/2011/03/02/educar-e-o-segredo-para-melhor-seguranca-em-ti-dizem-especialistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário