Translate

terça-feira, 10 de maio de 2011

No futuro, baterias de celular serão carregadas a partir de conversas por voz



O conceito de ruídos sonoros transformados em correntes elétricas já virou protótipo e, com melhorias, pode chegar em breve ao mercado

Getty
Engenheiros eletricistas do Instituto de Nanotecnologia da Universidade de Sungkyunkwan, Coreia do Sul, desenvolveram uma técnica que permite carregar a bateria do celular usando a voz humana.

A tecnologia transforma o som em eletricidade, seja com o usuário conversando ao telefone, ou com o dispositivo em contato com músicas e ruído de fundo. "O som que está sempre presente em nosso cotidiano (...) tem sido usado como inspiração. Ele nos motivou a realizar a geração de energia, transformando energia sonora de música, fala ou ruído em energia elétrica", explicou o desenvolvedor Dr. Sang-Woo Kim ao The Telegraph.

A tecnologia usa nanofios de ZnO (óxido de zinco) dispostos entre dois eletrodos. Um captador de som é adicionado ao sistema, permitindo que, com as vibrações sonoras, os fios de óxido de zinco se comprimam e voltem ao normal, gerando eletricidade.

Um protótipo da tecnologia foi capaz de converter um som de cerca de 100 decibéis – o equivalente ao ruído dos carros – em 50 milivolts de energia elétrica.

Infelizmente, não é uma quantidade de energia capaz de carregar um celular, mas os engenheiros já trabalham em um novo material para a produção dos fios, capaz de gerar mais energia a partir de menores níveis sonoros.

"(A tecnologia) pode ser aplicada em diversos dispositivos eletrônicos com baixo consumo de energia, tais como sensores auto-alimentados e pequenos implantes corporais. Nós acreditamos que podemos fazer nanogeradores mais eficientes baseados em som", concluiu.

A tecnologia de conversão de ruídos sonoros para energia elétrica está em fase de produção desde o final do ano passado, na Coreia. Com o protótipo, a eficácia do conceito foi comprovada, mas ainda faltam melhorias para que o serviço possa ser oferecido ao mercado.

Leia também: Nanogeradores podem manter dispositivos carregados para sempre

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/mobilidade/noticias/baterias_de_celular_poderao_ser_carregadas_a_partir_da_conversa_por_voz

Nenhum comentário:

Postar um comentário