Translate

terça-feira, 3 de maio de 2011

Programa permite que usuário realize tarefas simples com a força do pensamento



Protótipo permite que pessoas com mobilidade reduzida realizem funções como acender a luz ou fazer uma ligação com a mente

Uma equipe de pesquisadores de Auckland, Nova Zelândia, está desenvolvendo uma nova tecnologia que permite que o usuário realize tarefas apenas com a força do pensamento. Batizado de Neuro-Operated Utility System (NOUS), o sistema é integrado com o computador e utiliza um headset com 14 sensores neurológicos Emotiv EPOC para que o usuário possa realizar funções como acender luzes, fechar cortinas ou fazer ligações telefônicas.

Após colocar o headset, o sistema se adapta ao padrão de ondas cerebrais do usuário e passa a traduzi-los em comandos para o computador. Desta forma, o usuário pode operar a máquina utilizando apenas seu padrão neural, navegando no computador e acionando dispositivos ligados a ele.

O sistema deve custar cerca de US$ 300 e é mais barato que outras tecnologias, como a de rastreamento de olhos. Além disso, o uso do sistema pode complementar facilidades já existentes, como os comandos de voz.

No vídeo é possível ver um conceito de como o NOUS funciona.

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/programa_permite_que_usuario_realize_tarefas_simples_com_o_pensamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário