Translate

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Sangue sintético pode ser criado antes de 2015



Uma equipa de investigadores da Universidade de Edimburgo, Escócia, está a trabalhar num material similar aos glóbulos vermelhos. O sangue sintético pode começar a correr em algumas veias antes de 2015.

Os investigadores escoceses têm feito experiências com células estaminais retiradas da medula óssea de dadores saudáveis, com o objetivo de criar uma alternativa artificial aos glóbulos vermelhos.
A investigação contempla ainda o desenvolvimento de uma versão artificial da proteína que transporta o oxigénio no sangue (a hemoglobina).
De acordo com a versão britânica da Wired, os investigadores estão a concentrar esforços na produção de sangue sintético do tipo O-negativo, por ser compatível com 98% da humanidade.
Os mentores do projeto acreditam que os primeiros ensaios com humanos poderão ser feitos ainda antes de 2015, mas lembram que o sangue sintético apenas deverá ser usado em situações em que há escassez de "sangue natural".
Os mesmos investigadores acreditam que, na próxima década, o sangue artificial possa vulgarizar-se nos hospitais e clínicas.
Apesar de não poder substituir na totalidade o "sangue natural", o sangue sintético tem a vantagem de não servir de veículo transmissor de doenças como o HIV ou a hepatite.


Ler mais: http://aeiou.exameinformatica.pt/sangue-sintetico-pode-ser-criado-antes-de-2015=f1011012?amp=#ixzz1cdH7g8sE
Fonte:http://aeiou.exameinformatica.pt/sangue-sintetico-pode-ser-criado-antes-de-2015=f1011012?amp=

Nenhum comentário:

Postar um comentário