Translate

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Como usar o Twitter – um guia para iniciantes.


Como usar o Twitter – um guia para iniciantes. Como o site passou por algumas mudanças, achei melhor criar um novo tutorial, com mais detalhes e com novas imagens e eu acho que ficou até melhor ;)
Afinal de contas, o que é o Twitter?
O Twitter nasceu em 2007, como um microblogging, onde a pergunta-chave era (e ainda é) “what are you doing?” – ou seja - o que você está fazendo? A resposta não poderia passar de 140 caracteres e até hoje funciona assim.
De lá para cá, a função inicial do Twitter foi se modificando e hoje ele serve para muitas coisas. Atualmente, a maioria dos usuários utiliza o Twitter para informar-se e para informar, já que cada perfil funciona como uma estação de rádio, enviando mensagens para quem está sintonizado naquele instante.
O Twitter parece também um MSN a céu aberto, onde todos podem acompanhar um chat ao vivo de seus amigos e ainda dar seus próprios palpites na conversa.
Outro grande atrativo do Twitter é a possibilidade de acompanhar e até de interagir com celebridades da TV, do cinema e dos blogs – sim, blogueiro também é celebridade!
A linguagem no Twitter
A linguagem usada no Twitter é toda peculiar, muitas vezes abreviada devido à falta de espaço e repleta de hashtags. As tags (#) podem ter alguma utilidade ou não.
É uma espécie de marcador de uma mensagem, que lá é chamada de tweet.
Exemplos:: #prontofalei, #forasarney, #bjsmelinka, #partiu #followfriday
No Twitter, usamos alguns símbolos para demonstrar nossas emoções:
:D (sorriso) ;) (piscada) :) (sorriso discreto) \0/ (comemoração) O_o (assustado)
Existe, ainda, o RT - que é uma forma de repassar aos nossos seguidores mensagens que queremos compartilhar. Isso não quer dizer, necessariamente, que estamos concordando com aquele tweet, ok? Pode ser apenas algo engraçado.
Um reply é uma resposta a algum tweet, seja pessoal ou geral e a DM é a direct message, aquele tweet que enviamos a alguém em particular e que, obrigatoriamente, essa pessoa tem que nos seguir para poder receber a mensagem.
tweet: mensagem; RT: re-tweet; reply: resposta a um tweet; DM: mensagem direta
Regras de convivência
Seja discreto e faça como sua avó te ensinou: observe mais e fale menos ;) Quando você estiver familiarizado, aí sim, pode se jogar, respeitando as seguintes regras:
  • Não implore para ser seguido
  • Não faça SPAM do seu blog
  • Não peça para ser re-tuitado
  • Não importune quem você não conhece
Como enviar tweets
Basta escrever sua mensagem na caixa de texto e clicar em update
updates
Como encurtar links/urls
Como o espaço é pequeno, os twitteiros usam encurtadores de url quando desejam enviar um link, sendo que os mais famosos são o Migre.me e o Tinyurl.
migre.me
É possível enviar também imagens para os seus seguidores através do site TwitPic .
Como responder aos Tweets
Se for pessoal, clique em @seunome, escolha o tweet que você deseja responder e clique na setinha. Uma @ com o nome da pessoa que vai receber a resposta irá aparecer na caixa de mensagem. Daí é só escrever seu tweet logo após o nome.
reply
Em caso de uma DM, clique em direct messages e siga o mesmo procedimento.
Como enviar uma DM
Para enviar uma DM, clique em direct messages e escolha um dos seus amigosdirect messages
Como apagar DMs , replies e updates
Basta passar o mouse sobre a mensagem e clicar no ícone lixeira
apagando mensagens
Como deixar de seguir alguém
Vá até o perfil da pessoa e clique em UNFOLLOW

Como bloquear um seguidor?
Se você está sendo importunado por alguém, clique no perfil da pessoa e em actions, clique na opção block. Você será direcionado à uma página de confirmação, onde deverá clicar em okay, I still want to block this person.
bloqueandoconfirmando
Uma outra forma de fazer isso é indo até os followers e clicando no ícone abaixo:
block
Pelo Twhril, entre no perfil do futuro bloqueado e clique no botão indicado pela seta:
via Twhril
Após o bloqueio, este ex-seguidor não irá mais receber nossos tweets e nem conseguirá interagir conosco, mesmo que envie-nos uma mensagem.
Conheça as dúvidas frequentes dos iniciantes e me siga no Twitter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário