Às vésperas da realização do Congresso Mundial sobre Recursos Educacionais Abertos (REA), liderado pela Unesco em Paris, no próximo mês, com a presença de ministros de Educação e outras autoridades governamentais de vários países, será lançado amanhã (30), em São Paulo, o primeiro livro com artigos reflexivos e experiências brasileiras na área.
O título "Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas", organizado por Nelson Pretto (UFBA), Carolina Rossini (REA Brasil / GPOPAI-USP) e Bianca Santana (Instituto Educadigital / Casa de Cultura Digital), trata da questão da educação aberta e dos recursos educacionais abertos.
Com a publicação, os autores esperam ampliar o debate sobre os usos da internet nas escolas, da democratização do acesso à internet e aos recursos educacionais a populações de menor renda. A obra aborda também as possibilidades de a internet contribuir para o desenvolvimento humano, principalmente no direito de todos à aprendizagem ao longo da vida.
Financiado pelo edital de publicações do Comitê Gestor da Internet (CGI) no Brasil e pela Open Society Foundation, a obra é uma publicação conjunta da EDUFBA e da Casa da Cultura Digital. Cada um dos capítulos aborda o tema de uma perspectiva diferente, prática ou teórica, já que foi produzido de forma colaborativa a partir de uma chamada na comunidade REA Brasil. Todo o processo de produção foi aberto, com intensivo uso de softwares e fontes livres. Os autores são professores da educação básica, acadêmicos e profissionais da área da educação e das ciências sociais, entusiastas e ativistas da cultura livre e digital, políticos, juristas e gestores públicos.
Além da versão impressa, o livro está disponível em um site na internet (http://livrorea.net.br/) de forma que todo o conteúdo pode ser baixado, utilizado e remixado à vontade. A EDUFBA é uma das editoras que participa do pioneiro projeto REA Scielo Livros (http://books.scielo.org/) e em breve o livro também estará disponível no site do Scielo.
Para Flavia Rosa, diretora da EDUFBA, "o processo de abertura do acesso ao conhecimento produzido pelas universidades é fundamental para a democratização do conhecimento. No repositório institucional da UFBA já temos mais de 200 livros disponíveis para serem baixados integralmente".
Recursos Educacionais Abertos (REA) - O conceito de recursos educacionais abertos (REA), cunhado pela Unesco em 2002, trata da criação de materiais educacionais abertos "para consulta, uso e adaptação". "Esse conceito está centrado na ideia dos commons - de que o conhecimento produzido pela humanidade pertence a toda a humanidade - e permite problematizar diversos elementos importantes para que a inovação em rede aconteça nos processos educativos: propriedade intelectual, softwares, conexão de banda larga, educação de professores, material didático, preço, acesso e tantos outros temas e aspectos ligados à questão", explica Bianca Santana, uma das organizadoras e autoras.
O lançamento - Em São Paulo, o primeiro lançamento acontecerá amanhã (30), às 19 horas na Casa de Cultura Digital, durante o 'Simpósio Recursos Educacionais Abertos: promovendo o acesso e o intercâmbio de conhecimento', organizado pela Unicamp e pela Casa de Cultura Digital. O evento é gratuito e será transmitido ao vivo pela internet através do link:http://educacaoaberta.org/rea/eventos/simposio2012.
Lançamentos regionais estão previstos durante o mês de junho em diversos locais do Brasil e em Paris, durante o Congresso da Unesco, que acontecerá de 20 a 22 de junho. No evento em Paris estarão presentes um dos organizadores do livro, Nelson Pretto, e os autores Tel Amiel (Unicamp) Andreia Inamorato (UFF) e Priscila Gonsales (Instituto Educadigital/REA Br).
(Organizadores do livro)
|
Translate
quarta-feira, 30 de maio de 2012
Será lançado hoje o primeiro livro sobre Recursos Educacionais Abertos no Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário