Translate

quinta-feira, 14 de junho de 2012

ECONOMIA DO CONHECIMENTO



Fonte: Eloi S. Garcia, 11.06.2012
Lutar pela ciência e tecnologia é importante para a defesa do crescimento econômico de um país.
Temos que divulgar de todas as maneiras os êxitos que tivemos, nos últimos 10 anos, em nossa produção científica e tecnológica e nos investimentos de agências com Capes, Cnpq e fundações estaduais nestas áreas. Está havendo uma conscientização cada vez maior da população pela importância da ciência para a economia brasileira.

Devemos também desenvolver o conceito da ciência como bem de um povo e uma coisa boa para a população. Todos devem participar e se envolver na cultura da formação científica e tecnológica. Principalmente os jovens e estudantes, pois nas mãos deles estão a capacidade e a invenção do futuro produtivo de nosso país. Por isso nos preocupam quaisquer tipos de reduções orçamentárias, das agências estaduais e federais, pois em pesquisa isto é terrível.

Estas áreas são as apostas que temos pela frente. Todos os países que decidiram investir em ciência estão sofrendo menos com a crise econômica mundial. Não existe outra solução. A indústria inovadora e o rendimento industrial dependem destas áreas. Os países que reduziram o investimento em ciência e tecnologia estão reconhecendo os resultados negativos obtidos. A Alemanha, por exemplo, que continuou investindo nestas áreas, reconhece a situação e está mostrando nitidamente que o investimento em ciência melhora o desenvolvimento e a economia em época de crise.

Uma política governamental importante é pensar como distribuir recursos financeiros nestas áreas, pois uma redução orçamentária em ciência e tecnologia, que pode causar uma economia em curto prazo, pode também afetar drasticamente a competitividade de um país em um futuro próximo. Os pesquisadores brasileiros, nos últimos anos, têm obtidos excelentes resultados nestas áreas. Temos aumentado, cada vez mais, o sucesso e a divulgação da ciência brasileira no exterior. Devemos continuar incrementando nossa participação internacional.

A economia mundial se baseia no conhecimento científico e tecnológico. Não há outra maneira para defender países como o nosso a não ser lutando pelo aumento da capacidade científica de nossos estudantes. Nosso país é imenso e com uma diversidade bem reconhecida. Esta diversidade é nossa grande vantagem e necessidade para produzir diferentes tipos de ciência, tecnologia e inovação.

Somente podemos evitar a crise com maior reconhecimento do empreendedorismo, valor do esforço pela competição criativa e inteligente, e buscar no país a solução de nossos problemas.

* Eloi Garcia, ex-presidente e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, é membro da Academia Brasileira de Ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário