Translate

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Federais terão 25 mil vagas a mais via Enem

JC e-mail 4087, de 01 de Setembro de 2010.



Número, que já representa alta superior a 50%, pode aumentar

Mesmo com a fraude do ano passado e após informações confidenciais de candidatos terem vazado neste ano, as universidades federais do país estão dando um voto de confiança ao Enem e vão ampliar a utilização do exame nos seus vestibulares.

Juntas, 20 das 59 federais vão ofertar pelo Sisu (sistema do Ministério da Educação que seleciona alunos só com a nota do Enem) ao menos 18.522 vagas a mais do que no primeiro semestre deste ano.

Além disso, outras três universidades, as recém-criadas Ufopa (Oeste do Pará) e Unilab (Integração Luso-Afro-Brasileira) e a UFCG (Campina Grande) já decidiram que usarão só o Enem para preencher suas 6.125 vagas, mas não optarão necessariamente pelo Sisu.

Somadas, essas 24.737 novas vagas representam um aumento de mais de 50% no total de postos cuja seleção se dá só pelo Enem. No primeiro Sisu, realizado no início deste ano, havia 47.913 vagas. Agora, já são mais de 70 mil confirmadas.

Esse total, porém, ainda deve aumentar, porque muitas instituições não definiram quantas vagas vão oferecer para o ano letivo de 2011. Só sabem que, por fazerem parte do Reuni (programa de expansão de vagas do governo federal), esse número será maior que o do ano passado.

É o caso da UFRB (Recôncavo da Bahia). A instituição ainda não definiu as vagas para 2011. Certo é que ao menos as 2.090 do ano passado estarão no sistema.

Uma das melhores universidades do país, segundo avaliação do MEC, a UFSCar (federal de São Carlos) deu adeus ao seu vestibular e vai selecionar seus calouros apenas pela nota do Enem.

Das 59 universidades federais, apenas 3 ainda não definiram como será o vestibular do ano que vem: a Unifap (Amapá), a UFG (Goiás) e a Unifal (Alfenas).

Todas as outras 56 vão usar a nota do exame nacional de alguma forma, seja como primeira fase -UFPA (Pará)-, seja na seleção de alguns cursos -UFRN (Rio Grande do Norte), Unifesp (São Paulo)-, seja para preencher as vagas remanescentes -UFS (Sergipe).

A UFPB (Paraíba), uma das instituições nordestinas que mais oferece vagas, vai aderir ao Sisu aos poucos. Em 2011, serão destinadas ao sistema 10% das vagas. Em 2012, 20%; 40% em 2013 e assim sucessivamente, até uma adesão total em 2015.

"Queremos fazer, a cada ano, uma avaliação do processo", diz Valdir Barbosa, pró-reitor de graduação.

Particulares vão oferecer vagas ociosas em site

Um novo site vai reunir vagas de faculdades particulares de todo o país e o critério de entrada será só a nota do Enem. A proposta é reunir no site Faculdade Já (www.faculdadeja.com.br) as vagas que sobram em processos seletivos.

O modelo é parecido com o do Sisu, utilizado pelo Ministério da Educação para ofertar vagas principalmente para universidades federais.

Segundo João Mesquita, um dos idealizadores do Faculdade Já, as instituições indicarão as vagas ociosas, que serão disponibilizadas no sistema.

Os alunos deverão se cadastrar diretamente no site, escolher uma carreira e reservar a vaga. Cada faculdade será a responsável por decidir a nota de corte no Enem para o aluno concorrer à vaga. Não haverá cobrança para inscrição no site.

Até o momento, cerca de 35 faculdades particulares já manifestaram interesse em aderir ao sistema (veja em folha.com.br/sa789349).

Segundo projeção dos idealizadores, a meta é preencher 25 mil vagas em 250 faculdades.

Os vestibulandos já demonstraram interesse com o sistema. "A ideia de procurar uma vaga por um site representa uma economia de tempo e dinheiro nesta época de vestibulares", afirma o vestibulando Diego Miquelin, 17.

A partir do dia 10 de novembro, os interessados poderão conferir no site do a lista das instituições participantes e das vagas ofertadas.
(Patrícia Gomes, Andressa Taffarel e Thiago Azanha)
(Folha de SP, 1/9)

Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=73195

Nenhum comentário:

Postar um comentário